Fórum Como criar uma função SQL (UDF) em Delphi #164276
03/06/2003
0
Alguém sabe como criar uma UDF em Delphi para ser executada no SQL do Interbase? Ou onde posso encontrar.
Preciso aprender como criar uma.
Preciso aprender como criar uma.
Alexandre7
Curtir tópico
+ 0
Responder
Ildefonso
Olá, Alexandre 007.
Está matéria foi explorada na edição 19 da ClubeDelphi. Se possível, encomende.
Em linhas gerais:[list=1:1fa0b4cb3c][*:1fa0b4cb3c]Crie uma DLL exportando sua função;
[*:1fa0b4cb3c]Copie a DLL gerada para a pasta \Lib ou \Udf do Interbase;
[*:1fa0b4cb3c]Entre no administrador do Interbase, conecte-se a base onde quer usar a nova função e passe a instrução seguinte no Interactive SQL:
[/list:o:1fa0b4cb3c]
Note que [b:1fa0b4cb3c]ENTRY_POINT[/b:1fa0b4cb3c] é ´case-sensitive´... ou seja, você tem que usar exatamente a declaração usada no Delphi.
Na verdade, lembrei-me do assunto e apenas o resumi nestas poucas linhas.
Você deve procurar outros materiais.
Boa sorte. :roll:
Está matéria foi explorada na edição 19 da ClubeDelphi. Se possível, encomende.
Em linhas gerais:[list=1:1fa0b4cb3c][*:1fa0b4cb3c]Crie uma DLL exportando sua função;
[*:1fa0b4cb3c]Copie a DLL gerada para a pasta \Lib ou \Udf do Interbase;
[*:1fa0b4cb3c]Entre no administrador do Interbase, conecte-se a base onde quer usar a nova função e passe a instrução seguinte no Interactive SQL:
[/list:o:1fa0b4cb3c]
DECLARE EXTERNAL FUNCTION <nome-da-funcao> <tipo-argumento1>[, <tipo-argumento2>...] RETURNS <tipo-retorno> FREE_IT ENTRY_POINT <nome-da funcao-na-DLL> MODULE_NAME <nome-do-arquivo>
Note que [b:1fa0b4cb3c]ENTRY_POINT[/b:1fa0b4cb3c] é ´case-sensitive´... ou seja, você tem que usar exatamente a declaração usada no Delphi.
Na verdade, lembrei-me do assunto e apenas o resumi nestas poucas linhas.
Você deve procurar outros materiais.
Boa sorte. :roll:
Responder
Gostei + 0
03/06/2003
Alexandre7
Valeu a dica, Ricardo!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)