Fórum Como deve funcionar um sistema multi-loja? #326120
26/07/2006
0
Andei pesquisando aqui no fórum sobre sistemas multi-loja e apareceram várias formas de controle.
Estou pensando em adotar a opção de criar um campo ´loja´ em todas as tabelas para efetuar este controle, mas estou receoso se este é o melhor tipo de controle.
Gostaria de saber qual a melhor forma de controle, pois estou migrando de mono para multi-loja.
Grato pela atenção.
Turbo Drive
Curtir tópico
+ 0Posts
27/07/2006
Aroldo Zanela
Coloque o atual modelo de dados numa ferramenta CASE como o PowerDesigner, adicione uma tabela loja e faça as ligações de dependências que você irá obter com exatidão quais são as tabelas que deverão receber a chave estrangeira para loja. Mas o caminho é esse mesmo, apesar de existirem diversas outras formas.
Gostei + 0
27/07/2006
Richard Lima
Modificar um software para que ele funciona com várias lojas muitas vezes requer mudanças brutais no funcionamento de todo o sistema...
Alguns pre-requisitos são necessários, tais como, a separação de dados que sejam compartilhado entre lojas e as informações unicas de cada lojas..
Exemplo:
Cadastro de produtos -> tabela com registro unico compartilhado entre todas as lojas
Estoque dos produtos -> tabela própria contendo o registro de informação de estoque das lojas para os produto registrado na tabela de cadastro
e por aí vai com cadastro de clientes, histórico de vendas, pagamentos etc...
um abraço!
Gostei + 0
27/07/2006
Aasn
O que eu aconselho é que vc tenha uma banco para cada loja, pois assim vc evita que o mesmo creça demasiadamente, além do mais, dependendo do número de lojas, determinadas sentenças podem ficar muito pesadas e demoradas.
Vc pode (e deve ao meu ver) fazer o gerenciamento dos diversos bancos através do seu soft, criando dinâmicamente as conexões etc.
[]´s
AASN
Gostei + 0
29/07/2006
Turbo Drive
Tenho um cliente que possui duas lojas, separadas por 500 m, interligadas por uma rede wireless.
Este veio até mim e pediu para controlar as duas lojas ao mesmo tempo. Os clientes são os mesmos para as lojas e os produtos, mas as contas dos clientes são individuais (cada um tem o seu), bem como o caixa. Pois no fim do dia, este quer verificar qual está tenddo maior rentabilidade.
Em uma situação como essa, o q vcs me aconselhariam? Deixar um campo loja para o mesmo banco ou deixar bancos distintos ?
Gostei + 0
29/07/2006
Aasn
Agora, em âmbito geral, para rede de lojas o meu conselho é de se trabalhar com arquivos separados para cada loja.
[]´s
AASN
Gostei + 0
31/07/2006
Richard Lima
boa sorte na sua implementação multi-lojas...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)