Fórum Como disparar um trigger - Delphi 7 #326408

28/07/2006

0

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajuda de vocês. É o seguinte:
Estou desenvolvendo uma aplicação com Delphi 7 e banco de dados Firebird 1.5, sendo o Zeos o componente para comunicação com o bd.

Criei um generator (GEN_IDEIA_ID) para o campo ID_IDEIA na tabela IDEIA para gerar automaticamente o código, foi criado um trigger (TR_GEN_IDEIA_ID), mas o problema é que não sei como disparar esse trigger com o Zeos.
Já procurei bastante pela net, mas até o momento não encontrei nada que pudesse me ajudar. Conto com a colaboração de vocês.

Obrigado.
:wink:

Vilela

Vilela

Responder

29/07/2006

Gandalf.nho

O trigger dispara automaticamente quando vc fizer uma inserção na tabela.

Responder

Gostei + 0

30/07/2006

Vilela

O trigger dispara automaticamente quando vc fizer uma inserção na tabela.

Pra falar a verdade eu achava que funcionava assim, mas na prática o Delphi apresenta um erro ao tentar inserir o registro sem fornecer o valor do campo autonumerado, já que ele é uma chave primária.
Consegui uma solução em outro fórum que foi criar uma Stored Procedure, recebendo o nome da tabela como parâmetro e retornando o código gerado.
Nessa máquina que estou agora não tenho o código, mas assim que possível postarei aqui para solucionar eventuais dúvida de outros frequentadores do fórum.

Responder

Gostei + 0

31/07/2006

Gandalf.nho

Bote os TFields do dataset como Required=False

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar