Fórum Como entender rapidamente um sistema já implantado? #179244

02/09/2003

0

[b:7a3780f90c][size=18:7a3780f90c][color=red:7a3780f90c]Boa tarde aos colegas do Clube[/color:7a3780f90c][/size:7a3780f90c]![/b:7a3780f90c]

Hoje estou no meu segundo dia, do meu primeiro emprego como progframador.
Penso que muitos ja estiveram em situação pareceida, eu ja conheço o
Delphi a 2 anos, mas trabalhar realmente como programador é a primeira vez.
Agora o que esta me preocupando (e é o que vai decidir meu futuro como programador),
é se eu conseguirei o mais breve possivel ter uma razoavel noção do
sistema ao qual terei de dar manutenção e implementação.
O que eu gostaria que se possivel me dessem sugestões e dicas de como me interar
de forma rapida e simples de um programa ja implantado.
o programa cuida de areas: de escrita fiscal, PCP, contas a pagar e a receber,
controle de estoque....e outras que vcs bem entendem

Fico grato pela atenção de quem ler esse tópico

Um abraço

[b:7a3780f90c]Título editado pelo Moderador (AZ)[/b:7a3780f90c]

Macario

Macario

Responder

02/09/2003

Vinicius2k

Macario,
Sua missão não vai ser muito fácil e vai lhe exigir muita paciência e concentração... falo isso por experiência própria...

Antes de entender o sistema, em si, vc vai precisar agir como se fosse o cara q desenvolveu : vai precisar de se inteirar totalmente de todos os processos físicos da empresa e vai precisar analizar tudo de forma cuidadosa.

O próximo passo é analizar o sistema, como se fosse usuário, entender bem todas as telas e os procedimentos realizados... isso o tornará apto a dar suporte a todos os usuários independente de qual módulo do sistema ele utiliza.

Quando vc se inteirar de todos os processos e for um ´usuário´ administrador do sistema, vc deve analizar todo o banco de dados... entender bem pra q serve cada tabela e a quais se relaciona... vai ajudar muito se vc tiver em mãos o projeto ERD feito pelo desenvolvedor...

O último passo é analizar os fontes... comece pelos DataModules e observe todos os recursos q foram utilizados para as ligações com o banco de dados... depois analize as forms/units e procure entender a lógica q foi seguida pelo desenvolvedor relacioando com o conhecimento q vc adquiriu como ´usuário´ no passo anterior...

Acredito q vc tem tudo pra conseguir, mas vc não deve se preocupar com o tempo... o tempo será seu inimigo e vc terá q se concentrar no objetivo básico primeiro : dar suporte aos usuários... depois vc vai pensar em alterar/implementar o sistema...

Já me deparei com esta situação por 4 vezes e tentando seguir nesta linha, consegui sucesso 3 delas... em uma tive q refazer o sistema inteiro... não tinha teve outro jeito, ´pau q nasce torto, morre torto´, jah dizia meu avô...

T+

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Maxsoftware

1 -Você tenque ler sobre esses assuntos...

2 - Conversar com os seus colegas de serviço como o sistema se encontra em funcinamento (oque ele faz realemente).

´Apartir desses dois dados você terá uma maior performance sobre o sistema emplantado...´

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Aroldo Zanela

Colega,

Eu começaria tentando obter uma visão geral do sistema por meio de alguém experiente no mesmo, em seguida, analisando a documentação de usuários (Manuais do sistema, POPs, etc ). Finalmente, uma boa analisada na documentação do sistema, principalmente nos ´uses-cases´ e demais artefados de análise de requisitos.
Não se pode cruzar os braços, mas tenha a certeza que quem te contratou avaliou a necessidade e o tempo de adaptação que seria necessário com isso.
Boa sorte e estamos aqui se precisar.

Responder

Gostei + 0

02/09/2003

Macario

Quero agradecer a voces, pelas sugestões, e vou tentar usa-las da melhor forma possivel

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Nigro

Macario

Sem dúvida alguma os processos que o Vinicius te passou irão lhe dar o resultado desejado, mas aqui vai um adendo.
Tudo que você for aprendendo sugiro que faça uma documentação, por exemplo: Quando você estiver pensando como um usuário, faça um Help do seu sistema, seja no Word, ou no RoboHelp, por exemplo. Quando estiver estutando o banco de dados, use o xCase e quando estiver estudando os fontes, use o Flow.
Na minha opinião são softwares de fácil manipulação, e sem contar que para o dono da empresa, ter tudo documentado é uma grande sacada, assim, você faz do tempo o seu aliado, pois sempre esará ocupado, e usando vários programas ao mesmo tempo, dependendo do tamanho do sistema, com certeza você terá serviço por aproximadamemte um ano.
Em tempo tome cuidado para não fazer nada disso sozinho, pois o trabalho em equipe sempre é válido, evite causar constrangimentos com outros colegas de serviço para não acharem que você está chegando de sola, mostre o que você e eles verão que você será uma pessoa que veio para somar esforços.
Não existe muita diferença entre nós seus colegas do fórum e o seus colegas de trabalho ai... Todos precisam e todos podem fornecer ajuda.
Precisando de nós... manda bala
Abraço e boa Sorte no novo emprego

Nigro

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar