Fórum Como especificar o charset WIN1252 no componente zeosdbo?? #42546
22/02/2004
0
estou atualmente utilizando o zeosdbo versão 6.0.12 com o firebird 1.5 RC 9. Acontece que não estou conseguindo definir, no momento da conexão, que o charset seja o WIN1252.
Na propriedade proprerties do componente zconnection, tentei passar o seguinte instrução:
CHARACTER SET=WIN1252
Mais ele ignorou. Isto está acarretando em erros quando tento incluir um texto que possui acentuação. Se eu for incluir o mesmo texto sem a acentuação, funciona perfeitamente. Alguém poderia me informar qual seria a sintaxe correta para informar o CHARSET que desejo utilizar????
Desde já agradeço pela ajuda.
Caiosiqueira
Curtir tópico
+ 0Posts
25/02/2004
Afarias
lc_ctype=WIN1252
mas a sintaxe completa (e deve funcionar no ZEOS) é:
isc_dpb_lc_ctype=WIN1252
e acho q tb pode ser
codepage=WIN1252
T+
Gostei + 0
25/02/2004
Caiosiqueira
realmente muito obrigado. Estava atrás disto a uma semana, mais não consegui encontrar. Estava preocupado, achando que era um BUG do zeoslib, o que iria gerar ainda mais atrasos no meu projeto de conversão, que já está mais do que atrasado.
Perguntei em vários grupos, mais ninguém conseguiu me dar uma resposta precisa.
Agora, lhe pergunto: Aonde existe uma lista que mostre todos os parâmetros possíveis do firebird, com sua respectiva descrição? Talvez eu não tenha procurado direito, pois realmente não consegui achar... Estava tentando passar o parâmtetro gerado pelo IBObjects, mais não era o correto. No caso o parâmetro que ele gera é o: ´CHARACTER SET=WIN1252´, o que estava errado.
Bom, valeu mesmo. Vou responder as minhas postagens nos outros foruns em que abri este tópico, de forma a ajudar outras pessoas que possuam o mesmo tipo de dúvida.
E mais uma vez, obrigado.
Gostei + 0
25/02/2004
Afarias
Capítulo 4 (Pág. 45-47)
O livro pode ser obtido para download em:
http://www.ibphoenix.com/downloads/60ApiGuide.zip
Mas note q cada conjunto de componentes pode requerer seus parâmetros com nomes específicos (como ALIAS dos parâmetros originais) -- No IBX por exemplo, os parâmetros tem os mesmos nomes dos originais, sendo q sem o prefixo isc_dpb_
No IBO pelo q vc citou, CHARACTER SET é o nome do parâmentro (um alias para isc_dpb_lc_ctype.
Acredito q ainda assim, algums componentes aceitam os alias e os parâmentros originais (como o Zeos que se não me engando aceita isc_dpb_lc_ctype ou o alias codepage)
Sendo assim, é sempre bom vc dar uma olhada na documentação do conjunto de componentes utulizado ou nos códigos fonte (deve haver uma unidade com a definição de cada um destes parâmetros)
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)