Fórum Como evitar exclusão de arquivo se estiver sendo usado? #349745
27/11/2007
0
Estou com uma idéia, de criar um método que evite excluir um registro que esteja sendo usado por uma tabela, como igual ao firebird, e o interbase, se o dado estiver sendo usado ele impede a exclusão, estou tendo problemas como este no Mysql, então tive a ideia, por exemplo.
No form onde cadastro cidade - id - cidade
se o usuario estiver com o form aberto, se ele selecionar uma cidade e clicar no botao excluir ele ira pegar essa id e irá verificar na tabela clientes, se estiver sendo usada, ele ira mandar uma mensagem, se nao estiver sendo usada, ele excluirá.
então, como fazer para que pegue esse id?
como eu colocaria no código
tipo se id_tbcidade estiver sendo usada na tbcliente
mensagem - nao excluir.
cancela.
agradeceria a força.
Obrigado.
Junior-programador
Curtir tópico
+ 0Posts
27/11/2007
Lab
Por exemplo, se estiver usando ou referenciando uma cidade, através de seu codigo, na tabela de clientes, esta cidade não poderá ser excluida, mas para isso deve usar integridade referencial.
O codigo sql que garante a integridade poderia ser:
alter table clientes add constraint FK_Clientes_Cidade Foreign Key (Id_Cidade) references cidade (Id_cidade)
supondo que a tabela clientes tenha um campo chamado id_cidade
Gostei + 0
27/11/2007
Junior-programador
ou tem como fazer um codigo via delphi
obrigado amigo.
Gostei + 0
27/11/2007
Lab
Eu não uso MySql, mas tem ferramentas de administração do banco e através dela vc pode criar, alterar tabelas, inserir registros, etc.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)