Fórum Como executar um programa externo a partir de uma SP ou TRIG #28315

14/12/2005

0

Caros amigos,
estou precisando fazer uma TRIGGER que execute um programa externo quando um registro for inserido ou atualizado, gostaria de saber se o Oracle tem essa possibilidade pois vi que no PostgreSQL isso é possível e como o Oracle sempre tem tudo que esses outros SGBDs têm então queria saber como poderia fazer isso, se for possível a partir de qual versão do Oracle me dá essa possibilidade.

Exemplo da dúvida:
Executar uma trigger que abra o programa ´C:\notepad.exe´ sempre que um dado for inserido em uma tabela X

Obrigado.

Eduardo Tavares

Eduardo Tavares

Responder

07/01/2006

Souzath

Oi Eduardo,

Eu acredito que não dê para fazer isso... é que uma SP ou trigger roda em um processo do servidor, então não tem acesso aos recursos do cliente. Não conheço o Postgre, mas acredito que esta funcionalidade no Oracle não existe.

Como vc diz que isso vai ser chamado num INSERT, eu assumo que existe um front-end, que tem uma tela por onde o usuário comanda o INSERT, e é nessa máquina que vc quer abrir o arquivo. certo? Se esse eh o caso, não dá para abrir o mesmo arquivo via linguagem de programação, dentro do código desse front-end? é uma das alternativas.
Abraço
Thiago

Responder

Gostei + 0

11/01/2006

Motta

Procure no manual de pl-sql (External Procedures) , chama uma dll , nunca usei isto porém.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar