Fórum como faço em sql ... #297826
30/09/2005
0
tb1.first; while tb1.eof = false do begin if tb1.fieldbyname(´campo´).asstring = nome then begin tb1.fieldbyname(´campo2´).asstring:=´ok´; end else tb1.fieldbyname(´campo3´).asstring:=´error´; end;
ou seja, ele vai varrer o banco inteiro, se o campo 1 for = ao campo 2 ele edita e coloca ok, se for diferente ele coloca error. é simples em paradox, agora migrei o banco para interbase/ firebird, e preciso colocar nas querys isso e nao estou conseguindo.
agradeco muito a ajuda.
Geisonc
Curtir tópico
+ 0Posts
30/09/2005
Michael
Vc deve usar o comando UPDATE da linguagem SQL:
[]´s
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
Gostei + 0
30/09/2005
Motta
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
DM.tbordem.SQL.Clear; DM.tbordem.SQL.Add(´update TBORDEM set CARGO = "P" where PREPARADOR = "EDSON"´); DM.tbordem.Open;
o erro é: colum unknonw P´ ..
obrigado novamente
Gostei + 0
30/09/2005
Rjun
DM.tbordem.SQL.Clear; DM.tbordem.SQL.Add(´update TBORDEM set CARGO = :Cargo where PREPARADOR = :Preparador´); DM.tbordem.SQL.ParamByName(´Cargo´).Value := ´P´; DM.tbOrdem.SQL.ParamByName(´Preparador´).Value := ´Edson´; DM.tbordem.ExecSql;
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
eu so tive que alterar a linha 3 e 4, tirando o SQL, mas funcionou legal.
muito obrigado, ajudou pacas !
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
estou tentando fazer um select com OR e nao da certo de modo algum no delphi...
DM.tbordem.SQL.Clear; DM.tbordem.SQL.Add(´select * from tbordem where preparador or auxiliar = ´+ nome); DM.tbordem.open;
fala que or´ esta errado... :(
vou ter q fazer um curso de sql e rápido.. pensei q sabia alguma coisa... mas to vendo que vou precisar,,,
Gostei + 0
30/09/2005
Michelli88
DM.tbordem.SQL.Clear; DM.tbordem.SQL.Add(´select * from tbordem where preparador = ´+ nome + ´or auxiliar = ´+ nome); DM.tbordem.open;
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
muito obrigado.
Gostei + 0
30/09/2005
Geisonc
DM.tbordem.SQL.Clear; DM.tbordem.SQL.Add(´select * from tbordem where preparador = :FUNC or auxiliar = :FUNC´); DM.tbordem.ParamByName(´FUNC´).AsString:=nome; DM.tbordem.open;
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)