GARANTIR DESCONTO

Fórum Como faço um Jpeg com fundo transparente? #180527

08/09/2003

0

Oi, pessoal, eu criei uma imagem Jpeg retangular e com os cantos arredondados, o problema é que o fundo não ficou arredondado e quando eu coloco esta imagem para ocupar todo o Form (AlClient), os cantos do fundo aparecem! Gostaria de tirar este fundo! Alguém sabe como faço isto?

Ginosam

Ginosam

Responder

11/09/2003

Yankleber

Olá,

Não existe como fazer um JPG com fundo transparente, pois este formato não suporta esse recurso.
Para tanto você deve utilizar uma imagem GIF, ou então usar um utilitário que permita fazer um form recortado. Existem alguns programas na Internet para esse fim.

Responder

Gostei + 0

11/09/2003

Ginosam

Yankleber, e um Bitmap posso usar? Desculpe, mas não conheço nenhum programa que faça isto que você mencionou... Você poderia citar o nome de alguns?

Responder

Gostei + 0

11/09/2003

Ginosam

Oi, Yan, eu de novo! Estive fazendo uns testes com alguns bitmaps e consegui deixá-lo transparente! Na verdade tirei o fundo com um editor de imagens (PhotoShop, por exemplo) e depois coloquei a propriedade (transparent) da imagem para TRUE.
Como eu pretendo que a imagem ocupe todo o Form (alClient) um novo problema surgiu. Apareceu um novo fundo, mas não da imagem e sim do Form! Então, resolvi deixar o Form também transparente... consegui, mas um novo problema surgiu! Na verdade, a imagem ficou como eu queria, só que quando outro programa passa por cima desta imagem (o bloco de notas, por exemplo) o fundo é repintado!
Confesso que estou ficando maluquinho! E o tamanho do Bitmap nem vou falar!

Responder

Gostei + 0

11/09/2003

Cebikyn

Para usar um programa:
Procure por GabesOddForm, ele pega um bitmap com fundo branco e gera um código que deixará o fundo com o formato do bitmap, depois basta que vc coloque uma figura de fundo no form (bmp ou jpg) e ficará da forma do bitmap que vc passou para o programa.

Se não encontrarem o programa ou tiverem problemas para usá-lo, entrem em contato.

Responder

Gostei + 0

11/09/2003

Marcelo Saviski

Legal esse GabesOddForm
interessante

Responder

Gostei + 0

11/09/2003

Ginosam

Obrigado, cebikyn, eu nunca ouvi falar deste programa. Vou procurá-lo e experimentá-lo! T+

Responder

Gostei + 0

12/09/2003

Yankleber

Oi,

Demorei um pouco para te responder pois fiquei um tempinho sem entrar aqui. Eu costumo programar muito mais em VB e estou começando agora com Delphi: em VB eu uso um programa muito bom chamado Form Creator, mas não funciona para Delphi.
Então resolvi pesquisar um pouco e acho que encontrei a solução para você. Dê uma olhada nesse link:

[url]http://www.torry.net/tools/project/forms/gabesoddform.zip[/url]

Espero que possa lhe ajudar!

Responder

Gostei + 0

12/09/2003

Ginosam

Eu sei como é Yankler, obrigado!
Cebikyn, experimentei o GabesForm. Realmente é um programa
interessante e gratuito acho. Pode-se criar uma imagem transparente facilmente com o código que é gerado. Não foi nem preciso alterar a propriedade transparent da imagem! O único cuidado que eu tive foi deixar o Form com o mesmo tamanho da imagem, (quando foi gerada) e mudar a propriedade biMaximize do Form para false, pois não pretendo que a mesma se altere com dois cliques(maximize). Ah... só para curiosidade, o GabesForm foi criado no Delphi 4.0, acho! E para quem gosta de imagens 3D recomendo um outro programinha. É gratuito, pequeno, simples e bom: Zpaint, cria bitmaps em 3D. Experimentem este link:
[url]http://www.steffengerlach.de/freeware[/url]
:P

Responder

Gostei + 0

11/06/2007

Marco Salles

e aonde encontra esse componente .. ??

Qual o Link ???

Tentei superdonlooad e nada :cry:

Tentei Baixaqui e nada :?: :?: :?:

Obrigado....

Responder

Gostei + 0

11/06/2007

Marco Salles

Ja achei... Obrigado

http://www.ctu.ufjf.br/~alberto/Programas/programas.html

Responder

Gostei + 0

11/06/2007

Marco Salles

Olha só...

Abaixei o Programa GabesOddForm no Link

Pelo que entendi ele faz o seguinte :

[b:c2a7f22c23]ele pega um bitmap com fundo branco e gera um código que deixará o fundo com o formato do bitmap, [/b:c2a7f22c23]
http://www.ctu.ufjf.br/~alberto/Programas/programas.html

o Programa realmete gera um código , na verdade uma Unit

Exemplo ;

unit UGabesOddForm; interface uses windows, classes, forms, graphics; procedure CreateOddWindow(AHandle:THandle; ShowTitleBar:boolean); implementation procedure CreateOddWindow(AHandle:THandle; ShowTitleBar:boolean); //-----------------------------------------------------------------------------// // Automatic created procedure by Gabe´s Odd Form Assistant // // // // Add this unit to the uses clause of the form you would like to transform. // // Call this procedure from the form´s OnCreate event like this: // // // // procedure TMyForm.FormCreate(Sender: TObject); // // begin // // CreateOddWindow(Handle, False); // // end; // // // // Parameters: // // AHandle: The Handle of the form you want to transform to this shape. // // ShowTitleBar: Decide whether the titlebar of the form is visible or not.// // // // Obs! The client area of the form should be of the same width as the // // image you used to generate the source. // // // // Informatics 1998-2000, http://www.informatics.no // // Made by Gabe: gabrielsen@informatics.no // //-----------------------------------------------------------------------------// var bla ..bla ..bla..

mas e agora :?: :?: :?:

Como usar esse pontos <pixels> para recosntruir o Novo Bitmap com o contorno desejado..... Sem a parte Branca :?: :?: :?:

Responder

Gostei + 0

13/06/2007

Nightshade

tenta

CreateOddWindow(Form1.Handle,False);

em algum onClick :p
parece ser assim q funciona, pelo codigo q tu postou.

Responder

Gostei + 0

13/06/2007

Marco Salles

tenta CreateOddWindow(Form1.Handle,False); em algum onClick :p parece ser assim q funciona, pelo codigo q tu postou.

sim... O form realmente fica com o formato

[b:0faa39a19c]so que eu estou precisando é de criar um bitmap com o formato do form[/b:0faa39a19c]
então , como a partir desse pontos gerados se cosntro e se salva um bitmap via delphi ou outro programa qualquer

Obrigado....

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar