GARANTIR DESCONTO

Fórum Como fazer cálculo no Netbeans com os JTextFields ? #568144

02/06/2012

0

Meus Prezados, Sou iniciante em Java e gostaria de saber como fazer um cálculo com valores digitados nos campos JTextFields, tipo assim: JtextField1 + JTextField2 / JTextField3 * JTextField4 = JTextField5. O Resultado deverá aparecer no JTextField5. Alguém pode me ajudar nessa "barbada".
Mauricio Bomfim

Mauricio Bomfim

Responder

03/06/2012

Anderson Guimaraes

[quote="thaita"]Meus Prezados, Sou iniciante em Java e gostaria de saber como fazer um cálculo com valores digitados nos campos JTextFields, tipo assim: JtextField1 + JTextField2 / JTextField3 * JTextField4 = JTextField5. O Resultado deverá aparecer no JTextField5. Alguém pode me ajudar nessa "barbada".
Seu JTextField ira armazenar strings. Logo se vc quer somar os valores dos TextFields vc deve converter todos para inteiros pra poder efetuar a soma algo como :
Integer.parseInt(JTextField1.getText()) + Integer.parseInt( JTextField2.getText())
Obviamente, os valores digitados nos TextFields devem ser verificados para que sejam apenas numeros.
Responder

Gostei + 0

03/06/2012

Anderson Guimaraes

ahh..esse codigo:
Integer.parseInt(JTextField1.getText())
funciona assumindo que o valor dos textfields sejam int para outros tipos como Double , Float. Utilize os metodos de conversão correspondentes ;)
Responder

Gostei + 0

04/06/2012

Mauricio Bomfim

Então: posso fazer a conta direto a partir de um evento de um jButton, por exemplo: private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { int valor1, valor2, calculo; { valor1 = Integer.parseInt(JTextField1.getText()); valor2 = Integer.parseInt(JTextField2.getText()); calculo = Integer.parseInt(JTextField3.getText()) } ou assim direto: private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { Integer.parseInt(JTextField3.getText()) = Integer.parseInt(JTextField1.getText()) + Integer.parseInt( JTextField2.getText()) } } Como fazer, pode me ajudar?
Responder

Gostei + 0

06/06/2012

Paulo Hartmann

[quote="thaita"] private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { int valor1, valor2, calculo; { valor1 = Integer.parseInt(JTextField1.getText()); valor2 = Integer.parseInt(JTextField2.getText()); calculo = Integer.parseInt(JTextField3.getText()) }
a sua variável calculo, vai ser calculada. Você não vai pegar ela de um JTextField, voce ainda nao tem um valor nela setado para pegar, você esta arressem calculado o que vai conter nela. [quote="thaita"] ou assim direto: private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { Integer.parseInt(JTextField3.getText()) = Integer.parseInt(JTextField1.getText()) + Integer.parseInt( JTextField2.getText()) } } Como fazer, pode me ajudar?
seu JTextField3 ele vai receber um valor, então não deve ter o getText(); e sim o setText e dentro desse setText que você vai colocar o calulo, mas antes disso com os devidos testes para ver se os dois valores são numéricos.
Integer.parseInt(JTextField3.setText(Integer.parseInt(JTextField1.getText()) + Integer.parseInt( JTextField2.getText()) )); 
---- você pode usar variáveis para assumir o valor dos seus JTextField ou pode fazer direto. Se você usar variáveis, talvez seja mais fácil de entender no inicio.
private void jButton2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
int v1 = Integer.parseInt(JTextField1.getText());
int v2 = Integer.parseInt(JTextField2.getText());

int resultado = v1 + v2;

System.out.println("Sua soma é: "+ resultado); // visualizar em modo texto
JPaneOption.showDialogMessage(null, "Sua soma é: "+ resultado); // ou passado para a tela atravez de um aviso
JTextField3.setText(resultado)); // ou passando para seu JTextField.
}
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar