Como fazer codigo sequencial reiniciar ao mudar de cliente

03/12/2020

0

Olá, estou com o seguinte problema, sei que é um problema meio básico, mas estou apanhando nele
Estou com o cliente 1 gerando um codigo sequencial de pedido, ao mudar de cliente, o codigo nao volta para o 1, ele pega a seguencia do cliente 1, como posso resolver isto?
utilizo SQLite de banco
Ramboli

Ramboli

Responder

Posts

03/12/2020

Ramboli

Olá, estou com o seguinte problema, sei que é um problema meio básico, mas estou apanhando nele
Estou com o cliente 1 gerando um codigo sequencial de pedido, ao mudar de cliente, o codigo nao volta para o 1, ele pega a seguencia do cliente 1, como posso resolver isto?
utilizo SQLite de banco



Já resolvi, o problema é que minha cabeça é meio fechada as vezes kkkk

fiz assim

xQry.SQL.Text := 'select pedido from tabela';
if xQry.RecordCount = 0 then
begin

QryCliente.FindField('pedido ').AsInteger := GetMaxCod('tabela','pedido ','cliente=' +eClienteCod.Text); // função que gera o codigo sequencial
eNumeroPedido.Clear;
eNumeroPedido.Text := QryCliente.FindField('pedido ').Value;

end;

colo estou utilizando o TRzDBButtonEdit dos componentes RZ, ele possui um botão onde coloco o code, coloquei direto lá, apos algumas validações e outras coisas
Enfim, se alguem precisar futuramente, ta ai o code

xQry = Query criada como variavel
QryCliente = Query onde dou o post
eClienteCod = Edit onde é indicado ou pesquisado o cliente, retorna o codigo
eNumeroPedido = Edit onde exibe o codigo sequencial, primeiro dou um clear pra evitar que venha lixo ou o code de outro cliente
Responder

03/12/2020

Claudio Andrade

Olá, estou com o seguinte problema, sei que é um problema meio básico, mas estou apanhando nele
Estou com o cliente 1 gerando um codigo sequencial de pedido, ao mudar de cliente, o codigo nao volta para o 1, ele pega a seguencia do cliente 1, como posso resolver isto?
utilizo SQLite de banco


Seu sistema vai funcionar em rede?
Imagine um senário em que 3 máquinas estejam fazendo cadastro de clientes ao mesmo tempo, como você vai fazer para controlar os ID´s desses clientes?

Esse controle de sequência é proposital, justamente para não haver problemas com integridade referencial dos dados.
Melhor rever sua estrutura para evitar problemas futuros.
Procure estudar um pouco mais sobre integridade referencial que você vai entender o que estou falando.

Abraço.
Responder

04/12/2020

Ramboli

Olá, estou com o seguinte problema, sei que é um problema meio básico, mas estou apanhando nele
Estou com o cliente 1 gerando um codigo sequencial de pedido, ao mudar de cliente, o codigo nao volta para o 1, ele pega a seguencia do cliente 1, como posso resolver isto?
utilizo SQLite de banco


Seu sistema vai funcionar em rede?
Imagine um senário em que 3 máquinas estejam fazendo cadastro de clientes ao mesmo tempo, como você vai fazer para controlar os ID´s desses clientes?

Esse controle de sequência é proposital, justamente para não haver problemas com integridade referencial dos dados.
Melhor rever sua estrutura para evitar problemas futuros.
Procure estudar um pouco mais sobre integridade referencial que você vai entender o que estou falando.

Abraço.


Opa, obrigado pela dica, irei estudar mais sobre, sou meio iniciante, então sou meio fraco em algumas coisas.
Sobre o sistema ser online, ele é totalmente offline

muito obrigado
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar