como fazer um link pegar o ID do usuário logodo?

19/08/2014

0

PHP

olá, tenho o seguinte projeto!

em um site tenho 3 usuários o André, Jonathan e Roberto e todos os dados deles estão salvos em um banco de dados mysql, dados como email, senha, usuário e nome.

eu consigo alterar os dados deles com a seguinte estrutura.

listar.php
<?php
include "conectar.php"; // Chama a conexao com o banco de dados
 
$buscar = mysql_query("SELECT * FROM usuarios")or die(mysql_error());
 
if(mysql_num_rows($buscar) > 0){
    while($ver = mysql_fetch_array($buscar))
    {
       echo '<a href="settings.php?id='.$ver[0].'">'.$ver[1].'</a>';
    }
}else{
echo 'Sem dados cadastrais';
}
?>


settings.php
<?php
include "conectar.php"; // Chama a conexao com o banco de dados
  
if($_SERVER['REQUEST_METHOD']=='GET'){
    isset($_GET['id']) ? $busca=mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE id='".$_GET['id']."'") : die(mysql_error());
 
    $dados = mysql_fetch_array($busca);
 
}elseif($_SERVER['REQUEST_METHOD']=='POST'){
 
$id = isset($_POST['idreg']) ? $_POST['idreg'] : 0;
$nome  = isset($_POST['nome']) ? $_POST['nome'] : '';
$usuario = isset($_POST['usuario']) ? $_POST['usuario'] : false;
$email  = isset($_POST['email']) ? $_POST['email'] : '';
$senha  = isset($_POST['senha']) ? $_POST['senha'] : '';
 
$atualizar = mysql_query("UPDATE usuarios s SET nome='$nome',usuario='$usuario',email='$email',email='$senha' WHERE id='$id'")or die(mysql_error());
 
($atualizar) ? print 'Dados alterados com sucesso' : die('Falha ao alterar dados');
}
?>
<form name="teste2" id="teste2" action="" method="POST">
<input type="hidden" name="idreg" id="idreg" value="<?php echo $dados['id']; ?>">
Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $dados['nome']; ?>" />
<br />
usuario: <input type="text" name="usuario" value="<?php echo $dados['usuario']; ?>" />
<br />
email: <input type="text" name="email" value="<?php echo $dados['email']; ?>" />
<br />
Senha: <input type="password" name="senha" value="<?php echo $dados['senha']; ?>" />
<br />
<input type="submit" name="ok" value="Alterar" />
</form>


o listar.php faz uma busca no banco de dados e me da um retorno com os usuários que estão cadastrados no sistema, quando escolho os usuários ele me redireciona para o settings.php já com o id no link e assim eu consigo alterar os dados sem precisar alterar o banco de dados!

mais quero inovar meu sistema, coloquei um link no painel dos meus usuários denominado 'configurações' e quero que quando eles clicarem abra um link com os dados cadastrais deles para que eles possam fazer as alterações desejadas sozinhos! essa pagina seria a seguinte.

alterar.php

<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php" method="POST">
<input type="hidden" name="idreg" id="idreg" value="<?php echo $dados['id']; ?>">
Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $dados['nome']; ?>" />
<br />
usuario: <input type="text" name="usuario" value="<?php echo $dados['usuario']; ?>" />
<br />
email: <input type="text" name="email" value="<?php echo $dados['email']; ?>" />
<br />
Senha: <input type="password" name="senha" value="<?php echo $dados['senha']; ?>" />
<br />
<input type="submit" name="ok" value="Alterar" />


mais não funciona! alguma dica?
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

Responder

Posts

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Você pode mudar a action do seu formulário para adicionar o id do usuário, que será recebido por um $_GET em settings.php, assim:

alterar.php
<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>" method="POST">
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

Você pode mudar a action do seu formulário para adicionar o id do usuário, que será recebido por um $_GET em settings.php, assim:

alterar.php
<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>" method="POST">


creio que seja mais ou menos isso mesmo!
mas veja o erro que apareceu, ele não pegou o ID.

em nome apareceu
<br /><b>Notice</b>:  Undefined variable: dados in <b>C:\Program Files\EasyPHP-DevServer-14.1VC11\data\localweb\SITE\minha_conta.php</b> on line <b>3</b><br />


usuário
<br /><b>Notice</b>:  Undefined variable: dados in <b>C:\Program Files\EasyPHP-DevServer-14.1VC11\data\localweb\SITE\minha_conta.php</b> on line <b>5</b><br />


email
<br /><b>Notice</b>:  Undefined variable: dados in <b>C:\Program Files\EasyPHP-DevServer-14.1VC11\data\localweb\SITE\minha_conta.php</b> on line <b>7</b><br />


senha
●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Bom, na sua página alterar.php você está usando a variável $dados['id'], ela deve existir antes de ser utilizada, ou seja, em algum momento você deve atribuir o id do usuário ao $dados['id'] e o mesmo com todos os outros campos. O erro acima mostra que isso não foi feito.
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

Bom, na sua página alterar.php você está usando a variável $dados['id'], ela deve existir antes de ser utilizada, ou seja, em algum momento você deve atribuir o id do usuário ao $dados['id'] e o mesmo com todos os outros campos. O erro acima mostra que isso não foi feito.

acho que o erro está nesta linha!
    isset($_GET['id']) ? $busca=mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE id='".$_GET['id']."'") : die(mysql_error());


mais como posso resolver? fiquei perdido agora aqui!
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Não não, veja bem:
1 - Você tem uma página chamada settings.php que espera receber o ID do usuário através de um GET.
2 - A sua página alterar.php deve enviar esse ID para o settings.php mas você não está sabendo onde pegar o ID do usuário na página alterar.php.

Minha pergunta, estando você em alterar.php como você mostra para o usuário o id dele ? Qual variável você usa ?
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

Não não, veja bem:
1 - Você tem uma página chamada settings.php que espera receber o ID do usuário através de um GET.
2 - A sua página alterar.php deve enviar esse ID para o settings.php mas você não está sabendo onde pegar o ID do usuário na página alterar.php.

Minha pergunta, estando você em alterar.php como você mostra para o usuário o id dele ? Qual variável você usa ?


olha o meu alterar.php está assim!

<?php include "settings.php";?>
<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php" method="POST">
<input type="hidden" name="idreg" id="idreg" value="<?php echo $dados['id']; ?>">
Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $dados['nome']; ?>" />
<br />
Usuario: <input type="text" name="usuario" value="<?php echo $dados['usuario']; ?>" />
<br />
Email: <input type="text" name="email" value="<?php echo $dados['email']; ?>" />
<br />
Senha: <input type="password" name="senha" value="<?php echo $dados['senha']; ?>" />
<br />
<input type="submit" name="ok" value="Alterar" />
</form>


tem alguma coisa errada nele? ou está faltando alguma coisa?

com o include ele parou de dar o erro, e quando acesso o link no painel fica assim http://localhost/SITE/alterar.php?id= faltando apenas o n° do ID se por acaso eu coloco http://localhost/SITE/alterar.php?id=1 acrescento o n° 1 no final ele exibe os dados corretamente!e altera também! só falta agora o ID entrar de forma automática!

o link que eu estou usando para chegar até o alterar.php

<p><a href="alterar.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>" title="alterar">Minha Conta</a><p>
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Tem coisa errada sim, você está tentando mandar para a página settings.php mas está incluindo ela dentro da alterar.php, ou seja, ambas tornam-se a mesma página. Você tem que rever essa sua lógica.

isso está errado:

<?php include "settings.php";?>
<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php" method="POST">
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

Tem coisa errada sim, você está tentando mandar para a página settings.php mas está incluindo ela dentro da alterar.php, ou seja, ambas tornam-se a mesma página. Você tem que rever essa sua lógica.

isso está errado:

<?php include "settings.php";?>
<form name="teste2" id="teste2" action="settings.php" method="POST">


Verifiquei e vi que estava mesmo! mas já está corrigido! agora só falta o link pegar o ID automático! alguma ideia do que está impedindo?

alterar.php

<?php include "settings.php";?>
<form name="teste2" id="teste2" action="" method="POST">
<input type="hidden" name="idreg" id="idreg" value="<?php echo $dados['id']; ?>">
Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $dados['nome']; ?>" />
<br />
Usuario: <input type="text" name="usuario" value="<?php echo $dados['usuario']; ?>" />
<br />
Email: <input type="text" name="email" value="<?php echo $dados['email']; ?>" />
<br />
Senha: <input type="password" name="senha" value="<?php echo $dados['senha']; ?>" />
<br />
<input type="submit" name="ok" value="Alterar" />
</form>


settings.php

<?php
include "conectar.php"; // Chama a conexao com o banco de dados
  
if($_SERVER['REQUEST_METHOD']=='GET'){
    isset($_GET['id']) ? $busca=mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE id='".$_GET['id']."'") : die(mysql_error());
 
    $dados = mysql_fetch_array($busca);
 
}elseif($_SERVER['REQUEST_METHOD']=='POST'){
 
$id = isset($_POST['idreg']) ? $_POST['idreg'] : 0;
$nome  = isset($_POST['nome']) ? $_POST['nome'] : '';
$usuario = isset($_POST['usuario']) ? $_POST['usuario'] : false;
$email  = isset($_POST['email']) ? $_POST['email'] : '';
$senha  = isset($_POST['senha']) ? $_POST['senha'] : '';
 
$atualizar = mysql_query("UPDATE usuarios SET nome='$nome',usuario='$usuario',email='$email',senha='$senha' WHERE id='$id'")or die(mysql_error());
 
($atualizar) ? print 'Dados alterados com sucesso' : die('Falha ao alterar dados');
}
?>


link utilizado

<a href="alterar.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>" title="Sair">Minha Conta</a>


agora só falta o link conseguir pegar o ID do usuário logado!
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Aparentemente tudo certo, algum erro ?
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

Aparentemente tudo certo, algum erro ?


erro nessessariamente não, só que quando o usuário clica pra ir pra pagina alterar.php o link não pega o ID,

este é o link:
<a href="alterar.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>" title="Sair">Minha Conta</a>


exemplo!

era pra quando o usuáro dono do id clicar no link acima ele tinha que ser redirecionado para

http://localhost/SITE/index.php?id=1


e não é o que acontece! quando ele clica vai para

http://localhost/SITE/index.php?id=


ficando o link todo completo e perfeito menos o ID entendeu? esse é meu probleminha ^_^
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

De um var_dump na variável $dados e mostre aqui, para poder ver o que tem nela (antes de enviar)

<?php var_dump($dados); ?>
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

De um var_dump na variável $dados e mostre aqui, para poder ver o que tem nela (antes de enviar)

<?php var_dump($dados); ?>


fiz o seguinte!

entrei o alterar.php e adicionei o código que ficou assim!
<?php include "settings.php";?>
<form name="teste2" id="teste2" action="" method="POST">
<input type="hidden" name="idreg" id="idreg" value="<?php echo $dados['id']; ?>">
Nome: <input type="text" name="nome" value="<?php echo $dados['nome']; ?>" />
<br />
Usuario: <input type="text" name="usuario" value="<?php echo $dados['usuario']; ?>" />
<br />
Email: <input type="text" name="email" value="<?php echo $dados['email']; ?>" />
<br />
Senha: <input type="password" name="senha" value="<?php echo $dados['senha']; ?>" />
<br />
<input type="submit" name="ok" value="Alterar" />
</form>
<?php var_dump($dados); ?>


depois acessei o link http://localhost/SITE/alterar.php que ficou zerado sem exibir nada então adicionei o ID manualmente e o link ficou assim http://localhost/SITE/alterar.php?id=4.
ele me da um retorno.

array(10) { [0]=> string(1) "4" ["id"]=> string(1) "4" [1]=> string(5) "jonas" ["nome"]=> string(5) "jonas" [2]=> string(11) "jonas.teste" ["usuario"]=> string(11) "jonas.teste" [3]=> string(6) "cb2907" ["senha"]=> string(6) "cb2907" [4]=> string(25) "romario_jorge@outlook.com" ["email"]=> string(25) "romario_jorge@outlook.com" } 
Responder

19/08/2014

Cleyton Caetano

mais uma observação rsrs quando eu adiciono abaixo do link que estou usando só aparece "NULL"
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

De onde você está chamando o alterar.php ? Poste o código da página que esta chamando o alterar.php.
Responder

19/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Você está quase lá, o problema todo é que a página que está chamando o alterar.php não está passando o objeto "id" preenchido.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar