Fórum como fazer uma quot;consultaquot; #340170

10/04/2007

0

Bom dia pessoas,

Estou precisando e tentando fazer um sistema para fazer consulta em uma tabela aqui (TblClientes) onde se possa encontrar por exemplo o nome do cliente.

O sistema fica na janela principal do software com um DBGrid bem grande ocupando boa parte da tela. A intenção é que quando a pessoa digite o nome do cliente e clicar em ´pesquisar´, sejam filtrados apenas as linhas em que tem tal nome na parte do Cliente.

Alguém tem alguma idéia ou sugestão de como fazer isso?
Obrigado.

Mula

Mula

Responder

10/04/2007

Catunda

A expressão abaixo retorna todos os registros cujo campo começa com o pedaco indicado:

select * from tabela where campo like ´pedaco¬´

no firebird pode tb ser usado o starting como abaixo:

select * from tabela where campo starting ´pedaco´

Para retornar registros que contenham o pedaco em qualquer parte do campo faça como abaixo:

select * from tabela where campo like ´¬pedaco¬´

ou

select * from tabela where campo containing ´pedaco´

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Mula

A expressão abaixo retorna todos os registros cujo campo começa com o pedaco indicado: select * from tabela where campo like ´pedaco¬´ no firebird pode tb ser usado o starting como abaixo: select * from tabela where campo starting ´pedaco´ Para retornar registros que contenham o pedaco em qualquer parte do campo faça como abaixo: select * from tabela where campo like ´¬pedaco¬´ ou select * from tabela where campo containing ´pedaco´

Obrigado pela ajuda, mas gostaria saber também se não existe um meio alternativo, não utilizando SQL.
Pois não estou conseguindo ligar o Query com o DBGrid... estou ficando meio perdido em relação a isso. :S

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Catunda

O DBGrid está relacionado a um datasource que por sua vez está ligado a um dataset, no caso a sua query.
No evento onclick do botão vc coloca:

with query1 do
begin
close;
sql.clear;
sql.add(´select * from tblclientes where nome like ´¬´+edit1.text+´¬´ order by nome´);
open;
end;

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Arc

Só tome cuidado com pesquisas do tipo

[b:87109bb9f9]select * from tabela where campo like ´¬pedaco¬´ [/b:87109bb9f9]

não é uma pratica muito recomendada, dependendo do numero de registros na sua tabela

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Mula

O DBGrid está relacionado a um datasource que por sua vez está ligado a um dataset, no caso a sua query. No evento onclick do botão vc coloca: with query1 do begin close; sql.clear; sql.add(´select * from tblclientes where nome like ´¬´+edit1.text+´¬´ order by nome´); open; end;

Tentei desta forma, mas não funcionou, disse que não existe a tabela, sendo que na verdade ela existe.

Será que é pq está falando o SQLConnection?

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Arc

[b:9c5211c6a3]select * from teste where nome like ´¬´+edit1.text+´¬´ order by nome[/b:9c5211c6a3]

ao inves de colocar aspas dupla, coloque duas aspas simples antes e depois dos ¬

Responder

Gostei + 0

10/04/2007

Catunda

se a tabela existe e diz que não, é pq vc não está ligando corretamente o dataset ao bando de dados.
qual banco e tipo de conexão esta usando?

Responder

Gostei + 0

11/04/2007

Mula

se a tabela existe e diz que não, é pq vc não está ligando corretamente o dataset ao bando de dados. qual banco e tipo de conexão esta usando?

Por recomendações, criei as tabelas usando o Firebird e pretendo utilizar o SQLConnection e SQLQuery para fazer tais ligações.
O grande problema é que o Delphi 6 não está identificando o Firebird (que FOI instalado), mas não aparece na lista ´DriverName´ do SQLConnection!!
não sei mais o que fazer!! :shock:

alguém tem alguma recomendação? obrigado

Responder

Gostei + 0

11/04/2007

Catunda

vc precisa instalar o drive do dbexpress para firebird.

dbexpUIBfire15.dll

se vc não encontrar me passa o email que eu lhe envio.

Responder

Gostei + 0

11/04/2007

Mula

vc precisa instalar o drive do dbexpress para firebird. dbexpUIBfire15.dll se vc não encontrar me passa o email que eu lhe envio.

instalei.... vou tentar fazer funcionar agora :)
obrigado mais uma vez

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar