Fórum como fazer uma quot;consultaquot; #340170
10/04/2007
0
Estou precisando e tentando fazer um sistema para fazer consulta em uma tabela aqui (TblClientes) onde se possa encontrar por exemplo o nome do cliente.
O sistema fica na janela principal do software com um DBGrid bem grande ocupando boa parte da tela. A intenção é que quando a pessoa digite o nome do cliente e clicar em ´pesquisar´, sejam filtrados apenas as linhas em que tem tal nome na parte do Cliente.
Alguém tem alguma idéia ou sugestão de como fazer isso?
Obrigado.
Mula
Curtir tópico
+ 0Posts
10/04/2007
Catunda
select * from tabela where campo like ´pedaco¬´
no firebird pode tb ser usado o starting como abaixo:
select * from tabela where campo starting ´pedaco´
Para retornar registros que contenham o pedaco em qualquer parte do campo faça como abaixo:
select * from tabela where campo like ´¬pedaco¬´
ou
select * from tabela where campo containing ´pedaco´
Gostei + 0
10/04/2007
Mula
Obrigado pela ajuda, mas gostaria saber também se não existe um meio alternativo, não utilizando SQL.
Pois não estou conseguindo ligar o Query com o DBGrid... estou ficando meio perdido em relação a isso. :S
Gostei + 0
10/04/2007
Catunda
No evento onclick do botão vc coloca:
with query1 do
begin
close;
sql.clear;
sql.add(´select * from tblclientes where nome like ´¬´+edit1.text+´¬´ order by nome´);
open;
end;
Gostei + 0
10/04/2007
Arc
[b:87109bb9f9]select * from tabela where campo like ´¬pedaco¬´ [/b:87109bb9f9]
não é uma pratica muito recomendada, dependendo do numero de registros na sua tabela
Gostei + 0
10/04/2007
Mula
Tentei desta forma, mas não funcionou, disse que não existe a tabela, sendo que na verdade ela existe.
Será que é pq está falando o SQLConnection?
Gostei + 0
10/04/2007
Arc
ao inves de colocar aspas dupla, coloque duas aspas simples antes e depois dos ¬
Gostei + 0
10/04/2007
Catunda
qual banco e tipo de conexão esta usando?
Gostei + 0
11/04/2007
Mula
Por recomendações, criei as tabelas usando o Firebird e pretendo utilizar o SQLConnection e SQLQuery para fazer tais ligações.
O grande problema é que o Delphi 6 não está identificando o Firebird (que FOI instalado), mas não aparece na lista ´DriverName´ do SQLConnection!!
não sei mais o que fazer!! :shock:
alguém tem alguma recomendação? obrigado
Gostei + 0
11/04/2007
Catunda
dbexpUIBfire15.dll
se vc não encontrar me passa o email que eu lhe envio.
Gostei + 0
11/04/2007
Mula
instalei.... vou tentar fazer funcionar agora :)
obrigado mais uma vez
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)