O IB é um banco de dados relacional, ou seja, você pode fazer consistências entre as tabelas, por exemplo, se você tiver uma tabela de pedidos e outra de vendedores, você não pode apagar um vendedor que tenha vendido algo.
Ele vem com um gerenciador chamado IBConsole que não é a forma mais cômoda de mexer no banco mas até a versão 6.0.2 é free, na página principal do Clube à esquerda tem um link com apostilas diversas, dentre elas IB.
Nigro, poderia colcoar aqui qual a melhor forma de acesso ao Interbase? É utilizando o IBConsole? componentes do FB?
A vantagem do IBconsole é que é free, mas se puder comprar o IBexpert legal... Quanto a acessar à partir do sistema eu gosto do DBExpress.
Como vcs podem ter visto, eu andei postando mensagem sobre o INTERBASE, ...., tambem sou iniciante, e estou tentando aprender urgente como utilizar o BD com DBExpress e Delphi 6, peguei 3 apostilas na net, alguns exemplos tambem, que mostram como manipular o banco usando BDExpress e o IBX, ...., esses exemplos que peguei estão dando alguns erros de DLL, ...., infelizmente tenho pouco tempo para estudar isso, ...., passei dois anos trabalhando com PARADOX, para o aprendizado até que é bom, só que a migração está sendo um pouco dificil, ...., se alguem tiver dicas interessantes, ....agradeço, como agradeço a todos que tem respondido minhas duvidas
Abraço a todos
Não me lembro os números da revista Clube Delphi, mas mande uma MP para o Zoom, para ver o projeto DataCar é todo feito em IB, e é passo a passo.