GARANTIR DESCONTO

Fórum Como instalar/distribuir a aplicação? #347031

04/10/2007

0

Pessoas, esta é mais uma da série ´estou perdido, sou novato em Delphi´
Estou desenvolvendo minha primeira aplicação com D7 + FB2.0
Está indo bem, porém já estou pensando em como distribuir esta aplicação posteriormente.
Sei que posso gerar um pacote de instalação com o Inno Setup, e acho que este pacote levará tudo que seja necessário para funcionar o sistema (dll, parâmetros) e até o BD, certo?

Outra dúvida é referente a configuração da conexão entre o aplicativo e o BD. Onde e como posso deixar isto flexível no sistema? Poder informar para o sistema onde está o BD, e tornar o processo prático caso seja necessário fazer alguma mudança no servidor ou de servidor?

Exemplificando: O sistema teria uma string de conexão padrão, mas caso não houvesse sucesso na conexão com o BD, poderia ser oferecido um diálogo para que o usuário informace a localização do BD e assim construir um nova string de conexão.
Ou ter na parte de configuração do sistema, uma forma para o usuário poder mudar o local do bando de dados, tornando o sistema robusto nesta parte.

Isso puxa outra dúvida. Onde eu colocaria estes parâmetros de configuração do sistema? Em arquivos INI, ou no registro do Windows?

Pessoal, espero não estar abusando e como não poderia deixar de ser, fico muito grato por qualquer ajuda.

Abraços.

Luciano.badoe

Luciano.badoe

Responder

04/10/2007

Mayron Cachina

Eu distribuo meus programas como vc disse...
Inno Setup, importo tudo lá, ele ja instala tudo direitinho, uma belaza :D

Estou desenvolvendo meu primeiro programa com FB, então estou fazendo assim:
Criei um form pra o usuario informar o local do banco (se é remoto, se é local.... ip ou nome da maquina ´usuarios leigos´) e apartir dai o programa monta a string de conexao...

está tudo em arquivo INI, poderia está em registro, mais minha solução foi usar ini nesse caso, apesar do usuario chereta poder mudar n vai danificar muito o sistema, pois pode ser editavel.. o registro eh quando vc quer esconder senha do banco e outros parametros...

espero ter respondido sua dúvida :wink:

Responder

Gostei + 0

07/10/2007

Luciano.badoe

[b:decee8f8df]Mayron Cachina[/b:decee8f8df]

Onde faz a leitura/utilização da string de conexão gravada no INI?
Os DM, vc cria dinamicamente após carregar estes parâmetros?

Obrigado.

Responder

Gostei + 0

07/10/2007

Mayron Cachina

[b:3f49496ffb]Mayron Cachina[/b:3f49496ffb] Onde faz a leitura/utilização da string de conexão gravada no INI? Os DM, vc cria dinamicamente após carregar estes parâmetros? Obrigado.

O DM ja está criado eu so faço com o que o database pegue a String...
normalmente...
se for remoto coloca o ip antes da local...

em meus projetos eu sempre deixo o tela principal e o dm criados, os outros forms sim são criados automaticamente...
e no onform create eh que eu mando o componente do database se conectar..

Responder

Gostei + 0

09/10/2007

Luciano.badoe

Ainda sobre este assunto, pergunto se poderia também utilizar arquivos XML para armazenar os dados de configuração do sistema?

Responder

Gostei + 0

09/10/2007

Mayron Cachina

Ainda sobre este assunto, pergunto se poderia também utilizar arquivos XML para armazenar os dados de configuração do sistema?

Pode-se usar o xml mais eu acho que vc vai programar mais....
tb vai dificultar com que o usuario tente modificar..
pois ele pode n entender direito as estruturas do XML...
eh uma possibilidade...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar