Como limpar datagridview sem excluir as colunas

07/07/2011

0

ola



Como limpar datagridview sem excluir as colunas?
Ja tentei datagridview.datasource=null
Ja tentei datagridview.datasource=""

eu preencho a minha grid com uma list

Ja tentei limpar a lista, mas vai td ok so que no final da minha rotina ele me fala que de system.outofrangeexception : o indice 0 nao tem um valor

Alexandre Shiraiwa

Alexandre Shiraiwa

Responder

Posts

08/07/2011

Gustavo Valle

Olá Alexandre, Veja o exemplo abaixo:   SqlDataAdapter daA; DataSet dsA = new DataSet(); string sql = ""; sql += "SELECT * FROM Itens"; cA.Conectar(); daA = new SqlDataAdapter(sql, cA.c); daA.Fill(dsA, "Itens"); dgv1.DataSource = dsA.Tables["Itens"]; cA.Desconectar(); Explicando: Você precisa de um sql adapter e  precisa instanciar a classe DataSet SqlDataAdapter daA; DataSet dsA = new DataSet(); Imaginando que sua lista vem de uma tabela no banco de dados, declare uma variável para receber sua instrução SQL. string sql = "";    No caso estou chamando o método Conectar de minha classe para conectar ao banco.Depois instancio a classe SqlDataAdapter, passando a variável do select e conexão. daA = new SqlDataAdapter(sql, cA.c);   Em seguida atribuo ao meu DataAdapter na propriedade Fill o data set declarado, passando a tabela como referência. daA.Fill(dsA, "Itens");   Na propriedade data source do grid atribuo a propriedade tables do meu DataSet informando a tabela que contém os dados. dgv1.DataSource = dsA.Tables["Itens"]; Finalmente desconecto do banco através do método Desconectar de minha classe. Até aqui carregamos o grid. Para limpá-lo basta deixar a propriedade Tables vazia, o que fará com que o data source esteja vazio. dgv1.DataSource = dsA.Tables[""];   Lembre-se de conectar e desconectar do banco quando necessaário.   Espero ter ajudado.   Abraço    
Responder

08/07/2011

Henrylle Maia

Tem como vc explicar o cenário que vc está utilizando? Não consegui entender pq trazer um gridview vazio, apenas com as colunas.
Responder

12/07/2011

Alexandre Shiraiwa

Gustavo
Entao gustavo esse que vc me explicou funciona so que ele estara pegando o nome das colunas do meu select e eu
nao queru isso

eu queru criar as colunas no meu datagridview e depois so preencher as duas

brigado pela dica gustavo


henrylle
Entao henrylle eu tenhu um datagridview que esta preenchido e com colunas fixas

Estou tendo problema pois quando eu queru limpar o grid view para que seja feito uma nova consulta

Ele limpa so que as colunas fixas que eu criei sao tiradas tbem

queru limpar somente a consulta e sem tirar as colunas.


att


Responder

17/07/2011

Hernane Goncalves

gvwCountAmigo.DataSource = null; gvwCountAmigo.DataBind(); faça apenas isso e resolve sua duvida
Responder

17/07/2011

Alalala

  Limpar célula selecionada
  Colocar isso num button

    DataGridView1.CurrentCell.Value = ""




Responder

23/07/2011

Hernane Goncalves

Você ja conseguiu resolver seu problema ? 
Responder

17/08/2011

Douglas Negreiros

se estiver usando vb.net:   datagrid.datasource = nothing   se estiver usando C#:   datagrid.datasource = null;
Responder

05/07/2012

ápice Ltda.

Que tal esta:

DataGridView1.rows.clear()
Responder

08/05/2015

Norton Guerreiro

No meu caso o rows.clear() Funcionou perfeitamente !
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar