Fórum Como manter a estrutura do banco de dados atualizada? #522692
12/06/2015
0
Desenvolvi toda a a plicação, agora estou nos "finalmentes" e preciso bolar alguma forma de atualizar a estrutura do banco de dados conforme vou a atualizando e lançando atualizações para o sistema.
Alguém tem uma ideia de como posso fazer isso?
Fundeste Sc
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
16/06/2015
Ai no cliente executo o programa passando como parametro o backup feito, ele analisa as diferenças do backup pra base de dados instalada e cria e exeuta um script pra atualização da base.
Atualmente ele faz a verificação de inclusão e/ou exclusão de tabelas, inclusão/exclusão de fields, alteração do type de um field inclusive se é chave primaria, not null, unique, etc.
Views, Procedures e Trigger tbm apesar de não ser muito essencial já que é só excluir e restaurar do backup.
Pelo que me lembre uma das coisas que esta faltando no sistema é fazer a consistência das chaves estrangeiras. E tbm tem o problema de que se uma tabela ou coluna é renomeada ele não entende assim, para o sistema, a coluna/tabela foi excluida e criada uma nova(podendo ocasionar perda de informação na base do cliente, por isso o sistema sempre faz um backup completo antes de efetuar essa analise).
Mas pro básico tem nos ajudado bastante.
Att.Cauê Nishijima
Cauê Nishijima
Gostei + 1
Mais Posts
15/06/2015
Marisiana Battistella
Neste curso tem algumas videoaulas que abordam isso: Curso Completo de Delphi com FireDac
Gostei + 0
15/06/2015
Cauê Nishijima
É isso que você quer?
Gostei + 0
16/06/2015
Jothaz
É isso que você quer?
Cauê Nishijima acho que é isto que ele quer, então tem para onde correr.
Você tem de conhecer bastante de SQL para criar os scripts com as alterações e atualizações do bd.
E sempre que mudar a versão da aplicação enviar os cripts que deve ser rodados e assim manter o bd atualizado.
Então se você algum software para manipular seu bd através de arrastar e solta ou wizard vai ter que saber como fazer o mesmo via scritp do SQL.
Gostei + 0
19/06/2015
Dorivan Sousa
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)