Como mensurar a memória do cache do sql 2012?

22/01/2013

0

Pessoalo vou instalar o SQL 2012 em um servidor Windows 2012, e o adm de redes quer que eu mensure o limite de RAM que o SQL precisa para funcionar legal e se dá para eu medir o tamanho do cache do SQL 2012.

Alguém pode me ajudar?
Milena Pavao

Milena Pavao

Responder

Posts

22/01/2013

Robson Alves

Milena, analisar o cache do SQL é relativo..
Pois o cache dele depende dos processos que estiverem correndo no momento.

Você tem que analisar requisitos e fazer uma estimativa de crescimento dos bancos ligados nele...
Sempre deixar uma folga de ram para o trabalho do SQL, isso é crucial... a empresa que gasta com licença de Windows Server 2012 e está preocupado com o cache do SQL não está sendo realista.

bem, segue um link que vai te ajudar um pouco:

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms143506.aspx
Responder

22/01/2013

Milena Pavao

Robson muitissimo obrigada, mas vou perguntar mais uma coisa como faço para tiorar uma média do que meu banco ocupa de cache hj para passar par ao novo servidor?!

Desde já agradeço....
Responder

22/01/2013

Robson Alves

Bem, eu não sou administrador de BD, sou desenvolvedor.

Mas conheço alguns comandos que trazem estatísticas por tabela do seu banco, então você consegue fazer uma média do tamanho da base e estipular um crescimento, definindo um espaço total.

sp_spaceused NomeTabela
DBCC MEMORYSTATUS -- Exige permissão de SA
DBCC PROCCACHE
DBCC SHOWCONTIG('NomeTabela')



Use os comandos acima, cada um tem uma especificidade, portanto use essa URL como forma de entender o cada comando vai te disponibilizar e então melhorar suas estimativas.

[url]http://www.mssqltips.com/sqlservertip/1029/sql-server-command-line-tools-to-manage-your-server/[/url]
Responder

22/01/2013

Robson Alves

Tem também o

DBCC CACHESTATS -- Exige permissão elevada.
Responder

22/01/2013

Alex Lekao

Oi Milena, boa tarde!!!

Aqui na empresa por exemplo o nosso Servidor de SQL Server tem 24 GB de memoria RAM e ele ainda utiliza toda a memoria varias vezes durante o dia.

Para o SQL o que vc colocar de memoria ele vai utilizar, se vc colocar memoria insuficiente ele ira fazer swap no disco para compensar a falta de memoria e sempre que necessário ele chegara a usar a memoria total do servidor.

Para o SQL quanto mais RAM vc tiver melhor.

Agora so tem que tomar bastante cuidado também eh com o espaço físico em HD, se o seu banco cresce muito rapidamente um HD com espaço pequeno não atendera a demanda, e vc terá que conseguir recursos para isso.

Aqui na empresa nos usamos servidores Virtualizados em um data center para a necessidade de aumentar o espaço em disco isso acaba sendo dinâmico e sem ter necessidade de grandes interferências no SO.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

23/01/2013

Milena Pavao

Bom dia Alex, é exatamente este ambiente que vc mencionou que vai ser aplicado aqui só não vms alocar no data center, mas será virtualizados...

Então a principio aqui vou iniciar com 16GB de memória, porque meu banco não tem um crescimento elevado e o numero de transações não é tão alto. E depois é só monitorar.

Mas muito obrigada pela dica e ajuda...!!!!

Milena
Responder

23/01/2013

Alex Lekao

Oi Milena, bom dia!!

Acho que esta ambiente eh o melhor, pq se for necessário fazer qqr tipo de ajuste na infra do servidor, eh feito pela VM e não interefere no SO, so um reinicio e pronto já esta funcionando.

No caso de precisar mexer na infra da VM onde estão instalados os servidores, não afetarão os sistema operacionais das maquinas virtuais, pq o Sistema da VM se encarrega de distribuir o que eh de quem para onde.

Acho isso excelente.

Também pensamos no projeto de virtualização local, mas optamos para ir direto para o Data Center, pq o Custo de Virtualização local eh muito grande, na época girava em torno de 300 mil reais.

Com a virtualização em data center reduzimos esse custo de maneira muito considerável e essa valor passa-se a ser alcançado ao longo do tempo.

Eh claro que aboservemos outros curtos fixos para esse caso mas ainda assim não chega nem perto de 10% do valor.

Bom eh isso ae...

Boa sorte com o projeto e muito $UCE$$O!!!

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

31/07/2013

José

Olá amigos, para mantermos a organização do fórum. E como acredito que a duvida já tenha sido solucionada
estou dando o tópico por concluído.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar