Como migrar minhas aplicações (sistemas) feitas no delphi 7 para versões mais atuais, como delphi xe6, xe7 ou xe8?

11/02/2016

0

Olá queridos colegas programadores...
Pessoal, alguém, por favor, poderia me ajudar em uma dúvida que tenho, e as vezes poderia ser a dúvida de mais alguém.
Bom, Como fazer para "Migrar" (Importar, exportar, levar), em fim, minhas aplicações (sistemas) feitas no Delphi 7 para as versões mais atuais do delphi, como por exemplo o delphi XE 6, XE7 ou XE8?... Será que vou perder todas as minhas aplicações já desenvolvidas no delphi 7?... Se eu fizesse a migração das minhas aplicações do delphi 7 para o delphi 2010, e depois para as versões mais atuais como XE6, XE7 ou XE8 funcionaria?...
Desde já agradeço.
Um abraço a todos.
Luiz Araújo

Luiz Araújo

Responder

Post mais votado

01/08/2016

Depois do D7, os delphis que mais me agradaram foram o 2007 (Este é o ultimo não unicode), o 2010 e depois o XE7 e o XE8. A estabilidade, a gama de recursos na IDE para você programar e a compatibilidade, principalmente com Windows 8 e 10, hoje inviabilizam por completo a insistência de muita gente em ficar no Delphi 7. Outra grande praticidade do XE7, principalmente, é a maior flexibilidade no tratamento de exceções que seu projeto gera, em tempo de debugação. Muitas das falhas que te obrigavam a abortar a debugação do projeto e recomeçar novamente, acabaram no XE7. Agora quase tudo você continua depurar que o sistema não cai. Nada pior e mais irritante do que voce rodar um sistema em tempo real mas via F9 na IDE e depois de duas, tres horas rodando uma exception te obriga a parar o processo e redebugar o mesmo novamente porque não há opção de continuar o processo. Aí lá se vão mais 2-3 preciosas horas até chegar no ponto que deu pau.

O Delphi 7 foi uma baita duma IDE mas hoje está total-completamente defasado em relação aos sistemas operacionais modernos. Muitas das APIs, usadas por ele, já não funcionam nos Windows novos bem como a compatibilidade. Nada mais desagradável para o Cliente, do que ele pagar por um sistema que tem que ficar executando como administrador. Aí quando alguém esquece, o sistema não roda e começam os questionamentos, Pratica que queima o filme.

E, não obstante, o D7 tem bugs também. Muitos nunca chegaram a instalar o 7.1 que corrige alguns bugs, mas mesmo assim, posso te afirmar categoricamente que Estável ele não é!

Walter Junior.

Walter Junior.
Responder

Mais Posts

11/02/2016

Raylan Zibel

Olá queridos colegas programadores...
Pessoal, alguém, por favor, poderia me ajudar em uma dúvida que tenho, e as vezes poderia ser a dúvida de mais alguém.
Bom, Como fazer para "Migrar" (Importar, exportar, levar), em fim, minhas aplicações (sistemas) feitas no Delphi 7 para as versões mais atuais do delphi, como por exemplo o delphi XE 6, XE7 ou XE8?... Será que vou perder todas as minhas aplicações já desenvolvidas no delphi 7?... Se eu fizesse a migração das minhas aplicações do delphi 7 para o delphi 2010, e depois para as versões mais atuais como XE6, XE7 ou XE8 funcionaria?...
Desde já agradeço.
Um abraço a todos.


Por que migrar??
Responder

12/02/2016

Mateus Carvalho

A grosso modo, irá funcionar normalmente. O que pode ocorrer é você usar um componente que não esteja instalado no Delphi que você irá utilizar. Antes de fazer a migração, verifique se os componentes de terceiros (se você tiver) já são compatíveis com a versão que você desejar ir.
Responder

14/02/2016

Felipe Barros

Olá queridos colegas programadores...
Pessoal, alguém, por favor, poderia me ajudar em uma dúvida que tenho, e as vezes poderia ser a dúvida de mais alguém.
Bom, Como fazer para "Migrar" (Importar, exportar, levar), em fim, minhas aplicações (sistemas) feitas no Delphi 7 para as versões mais atuais do delphi, como por exemplo o delphi XE 6, XE7 ou XE8?... Será que vou perder todas as minhas aplicações já desenvolvidas no delphi 7?... Se eu fizesse a migração das minhas aplicações do delphi 7 para o delphi 2010, e depois para as versões mais atuais como XE6, XE7 ou XE8 funcionaria?...
Desde já agradeço.
Um abraço a todos.


Por que migrar??


pq não migrar ?!
Responder

16/02/2016

Luiz Menin

Migramos um projeto de 500.000 linhas todo escrito em Delphi 7 para a versão Delphi X10 em questão de poucas horas. O segredo é utilizar sempre os componentes nativos. Rodou tudo certo e com um grande ganho de desempenho e um leque de possibilidades.
Nosso Delphi é licenciado. Recomendo!
Responder

16/02/2016

Felipe Barros

Migramos um projeto de 500.000 linhas todo escrito em Delphi 7 para a versão Delphi X10 em questão de poucas horas. O segredo é utilizar sempre os componentes nativos. Rodou tudo certo e com um grande ganho de desempenho e um leque de possibilidades.
Nosso Delphi é licenciado. Recomendo!

porra... poucas horas ?!
vcs praticamente abriram os fontes do delphi 7 direto pelo delphi seattle e compilaram...
Responder

16/02/2016

Luiz Menin

Basicamente isso. O tempo que perdemos foi em criar outro servidor de versionamento e instalar alguns componentes (alguns desenvolvidos pela própria empresa).
O restante, tudo funcionou corretamente.
Já possuímos um know-how com o Delphi XE 8 e 10 pois construímos aplicativos para Android nele.
Responder

16/02/2016

Raylan Zibel

Migramos um projeto de 500.000 linhas todo escrito em Delphi 7 para a versão Delphi X10 em questão de poucas horas. O segredo é utilizar sempre os componentes nativos. Rodou tudo certo e com um grande ganho de desempenho e um leque de possibilidades.
Nosso Delphi é licenciado. Recomendo!

porra... poucas horas ?!
vcs praticamente abriram os fontes do delphi 7 direto pelo delphi seattle e compilaram...


Se usar só dbexpress ou odbc, pouco componente de terceiro e alguma ferramenta de relatorio que não nativo, deve dar sim...
Responder

16/02/2016

Raylan Zibel

Olá queridos colegas programadores...
Pessoal, alguém, por favor, poderia me ajudar em uma dúvida que tenho, e as vezes poderia ser a dúvida de mais alguém.
Bom, Como fazer para "Migrar" (Importar, exportar, levar), em fim, minhas aplicações (sistemas) feitas no Delphi 7 para as versões mais atuais do delphi, como por exemplo o delphi XE 6, XE7 ou XE8?... Será que vou perder todas as minhas aplicações já desenvolvidas no delphi 7?... Se eu fizesse a migração das minhas aplicações do delphi 7 para o delphi 2010, e depois para as versões mais atuais como XE6, XE7 ou XE8 funcionaria?...
Desde já agradeço.
Um abraço a todos.


Por que migrar??


pq não migrar ?!


Pq pode ser trocar o certo (estavel) pelo incerto (instavel).
Responder

17/02/2016

Luiz Menin

Olá queridos colegas programadores...
Pessoal, alguém, por favor, poderia me ajudar em uma dúvida que tenho, e as vezes poderia ser a dúvida de mais alguém.
Bom, Como fazer para "Migrar" (Importar, exportar, levar), em fim, minhas aplicações (sistemas) feitas no Delphi 7 para as versões mais atuais do delphi, como por exemplo o delphi XE 6, XE7 ou XE8?... Será que vou perder todas as minhas aplicações já desenvolvidas no delphi 7?... Se eu fizesse a migração das minhas aplicações do delphi 7 para o delphi 2010, e depois para as versões mais atuais como XE6, XE7 ou XE8 funcionaria?...
Desde já agradeço.
Um abraço a todos.


Por que migrar??


pq não migrar ?!


Pq pode ser trocar o certo (estavel) pelo incerto (instavel).


Desenvolvemos do zero uma aplicação de vendas utilizando o Delphi XE 5. De lá para cá as coisas melhoraram muito. O Delphi XE8, digamos, supriu todas nossas necessidades tecnológicas e é bem estável.
Já o Delphi Seattle atingiu um nível de maturidade incrível. Tanto que sentimos confiança suficiente de migrar o ERP do Delphi 7 para ele.

Acredito que um software se torna estável e confiável na medida que as pessoas vão utilizando e reportando as melhorias para seu desenvolvedor. Se ninguém usá-lo por considerar instável, o produto nunca vai melhorar e você vai ficar defasado também.
O suporte da Embarcadero sempre nos ouviu e nos ajudou da melhor forma possível.
Responder

17/02/2016

Gabriel

1 você deve passar o código fonte do seu projeto para a versão desejada, depois você instala os componentes que utiliza no projeto na nova versão do delphi.

OBS: desde a versão xe8, os componentes são baixados diretamente no delphi.

segue um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=zAYRXcugs-w
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar