Como ordenar um DataSet por um campo calculado ou LookUp

19/05/2003

0

Alguém sabe como se faz para ordenar um DataSet por um campo calculado ou LookUp.

Existe uma propriedade sort do Dataset que faz isso mas, não funciona em campos desse tipo.
O mesmo acontece com a propriedade IndexFieldName.

Não quero utilizar order by no SQL porque se não toda vez que o usuário clicar em uma coluna p/ordenar a aplicação terá que ir no servidor consultar tudo de novo.

Quem puder ajudar eu agradeço muito.


Tadeu.az

Tadeu.az

Responder

Posts

19/05/2003

Hamilton Dias

Caro coleha, já fiz esta pergunta e pesquisei em diversos lugares e ninguem me respondeu, também tenho este problema, caso consiga me post um envio intolerancia@ig.com.br por gentileza


Responder

19/05/2003

Carnette

Alguém sabe como se faz para ordenar um DataSet por um campo calculado ou LookUp. Existe uma propriedade sort do Dataset que faz isso mas, não funciona em campos desse tipo. O mesmo acontece com a propriedade IndexFieldName. Não quero utilizar order by no SQL porque se não toda vez que o usuário clicar em uma coluna p/ordenar a aplicação terá que ir no servidor consultar tudo de novo. Quem puder ajudar eu agradeço muito.


Campos Calculados
Para criar campos calculados, clique com o direito no Fields Editor e escolha New Field, no quadro NewField, digite o nome do campo, o nome do objeto será automaticamente informado, o tipo do campo, seu tamanho e escolha Calculated em Field type.

Para colocar um valor nesse campo usaremos [b:b05322a49a] o evento OnCalcFields do componente TTable, em nenhuma outra parte os valores desses campos podem ser alterados.[/b:b05322a49a]

O código do evento OnCalcFields deve ser enxuto, pois este é chamado várias vezes durante a edição de um registro e um procedimento pesado pode comprometer a performance do sistema.


Responder

19/05/2003

Tadeu.az

Cara Colega. Eu já sei criar campos calculados só não sei ordenar o DataSet por esses campos ou por campos Lookups.


Responder

19/05/2003

Tadeu.az

Cara Colega. Eu já sei criar campos calculados só não sei ordenar o DataSet por esses campos ou por campos Lookups.


Responder

20/10/2004

Acacio

Que componente tem a propriedade Sort como opção, pois todos os componente que eu testei não achei essa opção.


Responder

20/10/2004

Gandalf.nho

Que eu saiba, não é possível fazer isso na aplicação cliente, só se você criar o campo calculado direto na SQL de origem dos dados.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar