Fórum Como receber dados do banco de dados mysql e exibir em uma ComboBox #569581

24/10/2013

0

Olá pessoal, alguém poderia me informar como proceder para exibir dados cadastrados em uma tabela em mysql em uma jcomboBox bom é o seguinte... tenho uma tabela no banco de dados onde contem os estados do brasil , e gostaria de exibir em uma JcomboBox classe estado:
public class Estado {
	int id;
	String uf,nome;

public Estado() {

}
	public Estado(int id, String uf,String nome) {
		this.id = id;
		this.nome = nome;
		this.uf = uf;
	}
	public int getId() {
		return id;
	}
	public void setId(int id) {
		this.id = id;
	}
	public String getUf() {
		return uf;
	}
	public void setUf(String uf) {
		this.uf = uf;
	}
	public String getNome() {
		return nome;
	}
	public void setNome(String nome) {
		this.nome = nome;
	}

}
classe DaoCidadeEstado onde contem o método se select dos campos fiz de duas formas as duas não tive sucesso...uma esta comentada!!!
public class DaoCidadeEstado {

//Select estado
		public ArrayList<Estado> selectEstado () throws SQLException{

String sql = "select nome from tb_estados";
			Connection con = Conexao.getConnection();
			PreparedStatement stmt = con.prepareStatement(sql);
			ResultSet Rs = stmt.executeQuery();

ArrayList<Estado> listAll = new ArrayList<Estado>();   

while(Rs.next()) {  
		        Estado estados;  
		        estados = new Estado();    
		        estados.setNome(Rs.getString("PARANA"));  
		        listAll.add(estados);  

}

/*String recebeCidade [] = null;
			int cont=0;
			while(Rs.next()){	
				recebeCidade[cont] = (Rs.getString(1));
				cont++;
				JOptionPane.showMessageDialog(null, recebeCidade[cont]);
			}*/

stmt.close();
			con.close();
			return listAll; 

}

}
classe onde se encontra o comboBox
final JComboBox comboBox_RecebeEstado = new JComboBox();
		comboBox_RecebeEstado.setFont(new Font("Tahoma", Font.PLAIN, 12));
		comboBox_RecebeEstado.removeAllItems();  
		comboBox_RecebeEstado.addItem("");  

DaoCidadeEstado objEstado = new DaoCidadeEstado();

DefaultComboBoxModel modelo = new DefaultComboBoxModel();  
		ArrayList<Estado> lista;
		try {
			lista = new DaoCidadeEstado().selectEstado();
			for ( Estado b : lista ) {  
			    modelo.addElement( b.getNome() );  
			}  
			comboBox_RecebeEstado.setModel( modelo );  

}  catch (Exception e) {
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro estado");
		}

agradeço desde já
Rafael Zandona

Rafael Zandona

Responder

28/10/2013

André Pereira

[quote="RafaelZandona"]Olá pessoal, alguém poderia me informar como proceder para exibir dados cadastrados em uma tabela em mysql em uma jcomboBox bom é o seguinte... tenho uma tabela no banco de dados onde contem os estados do brasil , e gostaria de exibir em uma JcomboBox classe estado: public class Estado { int id; String uf,nome; public Estado() { } public Estado(int id, String uf,String nome) { this.id = id; this.nome = nome; this.uf = uf; } public int getId() { return id; } public void setId(int id) { this.id = id; } public String getUf() { return uf; } public void setUf(String uf) { this.uf = uf; } public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } } classe DaoCidadeEstado onde contem o método se select dos campos fiz de duas formas as duas não tive sucesso...uma esta comentada!!! public class DaoCidadeEstado { //Select estado public ArrayList<Estado> selectEstado () throws SQLException{ String sql = "select nome from tb_estados"; Connection con = Conexao.getConnection(); PreparedStatement stmt = con.prepareStatement(sql); ResultSet Rs = stmt.executeQuery(); ArrayList<Estado> listAll = new ArrayList<Estado>(); while(Rs.next()) { Estado estados; estados = new Estado(); estados.setNome(Rs.getString("PARANA")); listAll.add(estados); } /*String recebeCidade [] = null; int cont=0; while(Rs.next()){ recebeCidade[cont] = (Rs.getString(1)); cont++; JOptionPane.showMessageDialog(null, recebeCidade[cont]); }*/ stmt.close(); con.close(); return listAll; } } classe onde se encontra o comboBox final JComboBox comboBox_RecebeEstado = new JComboBox(); comboBox_RecebeEstado.setFont(new Font("Tahoma", Font.PLAIN, 12)); comboBox_RecebeEstado.removeAllItems(); comboBox_RecebeEstado.addItem(""); DaoCidadeEstado objEstado = new DaoCidadeEstado(); DefaultComboBoxModel modelo = new DefaultComboBoxModel(); ArrayList<Estado> lista; try { lista = new DaoCidadeEstado().selectEstado(); for ( Estado b : lista ) { modelo.addElement( b.getNome() ); } comboBox_RecebeEstado.setModel( modelo ); } catch (Exception e) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro estado"); } agradeço desde já
Muita coincidência vc postar essa duvida, pois ontem mesmo postei um tutorial sobre esse mesmo assunto aqui no JavaFree, e por incrível que pareça para exemplificar usei uma classe Estados. Ira servir perfeitamente para vc... mas pena que o JavaFree ainda não postou o tutorial, acho q demora uns 2 dias... mas caso demore mais eu envio para vc o tutorial que mandei. Mas só para adiantar vc terá que implementar um ComboBoxModel.
Responder

Gostei + 0

30/10/2013

Rafael Zandona

[quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"]Olá pessoal, alguém poderia me informar como proceder para exibir dados cadastrados em uma tabela em mysql em uma jcomboBox bom é o seguinte... tenho uma tabela no banco de dados onde contem os estados do brasil , e gostaria de exibir em uma JcomboBox classe estado: public class Estado { int id; String uf,nome; public Estado() { } public Estado(int id, String uf,String nome) { this.id = id; this.nome = nome; this.uf = uf; } public int getId() { return id; } public void setId(int id) { this.id = id; } public String getUf() { return uf; } public void setUf(String uf) { this.uf = uf; } public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } } classe DaoCidadeEstado onde contem o método se select dos campos fiz de duas formas as duas não tive sucesso...uma esta comentada!!! public class DaoCidadeEstado { //Select estado public ArrayList<Estado> selectEstado () throws SQLException{ String sql = "select nome from tb_estados"; Connection con = Conexao.getConnection(); PreparedStatement stmt = con.prepareStatement(sql); ResultSet Rs = stmt.executeQuery(); ArrayList<Estado> listAll = new ArrayList<Estado>(); while(Rs.next()) { Estado estados; estados = new Estado(); estados.setNome(Rs.getString("PARANA")); listAll.add(estados); } /*String recebeCidade [] = null; int cont=0; while(Rs.next()){ recebeCidade[cont] = (Rs.getString(1)); cont++; JOptionPane.showMessageDialog(null, recebeCidade[cont]); }*/ stmt.close(); con.close(); return listAll; } } classe onde se encontra o comboBox final JComboBox comboBox_RecebeEstado = new JComboBox(); comboBox_RecebeEstado.setFont(new Font("Tahoma", Font.PLAIN, 12)); comboBox_RecebeEstado.removeAllItems(); comboBox_RecebeEstado.addItem(""); DaoCidadeEstado objEstado = new DaoCidadeEstado(); DefaultComboBoxModel modelo = new DefaultComboBoxModel(); ArrayList<Estado> lista; try { lista = new DaoCidadeEstado().selectEstado(); for ( Estado b : lista ) { modelo.addElement( b.getNome() ); } comboBox_RecebeEstado.setModel( modelo ); } catch (Exception e) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro estado"); } agradeço desde já
Muita coincidência vc postar essa duvida, pois ontem mesmo postei um tutorial sobre esse mesmo assunto aqui no JavaFree, e por incrível que pareça para exemplificar usei uma classe Estados. Ira servir perfeitamente para vc... mas pena que o JavaFree ainda não postou o tutorial, acho q demora uns 2 dias... mas caso demore mais eu envio para vc o tutorial que mandei. Mas só para adiantar vc terá que implementar um ComboBoxModel.
D3z40 obrigado por responder, assim q ficar disponível o seu tutorial, se possível me encaminhe o link para eu acessar!!! agradeço desde já
Responder

Gostei + 0

15/11/2013

André Pereira

[quote="RafaelZandona"][quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"]Olá pessoal, ...
Muita coincidência vc postar essa duvida, ...
D3z40 obrigado por responder, assim q ficar disponível o seu tutorial, se possível me encaminhe o link para eu acessar!!! agradeço desde já Demorou, mas chegou... Segue o link do tutorial: [url=http://javafree.uol.com.br/artigo/892544/Como-implementar-um-ComboBoxModel-em-Java.html]Como Implementar ComboBox[/url]
Responder

Gostei + 0

15/11/2013

Rafael Zandona

[quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"][quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"]Olá pessoal, ...
D3z40 obrigado por responder, assim q ficar disponível o seu tutorial, se possível me encaminhe o link para eu acessar!!! agradeço desde já Demorou, mas chegou... Segue o link do tutorial: [url=http://javafree.uol.com.br/artigo/892544/Como-implementar-um-ComboBoxModel-em-Java.html]Como Implementar ComboBox[/url] D3z40 muito obrigado, ajudou muito vlw
Responder

Gostei + 0

15/11/2013

André Pereira

[quote="RafaelZandona"][quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"][quote="D3z40"][quote="RafaelZandona"]Olá pessoal, ...
D3z40 obrigado por responder, assim q ficar disponível o seu tutorial, se possível me encaminhe o link para eu acessar!!! agradeço desde já Demorou, mas chegou... Segue o link do tutorial: [url=http://javafree.uol.com.br/artigo/892544/Como-implementar-um-ComboBoxModel-em-Java.html]Como Implementar ComboBox[/url] D3z40 muito obrigado, ajudou muito vlw Valeu... espero que lhe ajude...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar