Fórum Como salvar registros - cliente/servidor #46838

20/09/2004

0

Bom dia a todos!

Bem meus caros colegas gostaria de saber como salvo as informações referente ao relacionamento como a seguinte:

Estado civil |1 -- > N| clientes |N <-- 1| Profissão |

Numa sistema local é muito fácil incluir um registro nesses parâmetros, porém não tenho a mínima idéia de como fazê-lo numa sistema cliente/servidor. Encontrei muito material, mas estes falam de como fazer uma atualização dos dados, desculpe a redundância, em dados de em tabelas que não envolvem referências com outras tabelas. Pelo que li, parece que necessito de um componente uni-direcional, tipo ClientDataSet, mas sinceramente estou inseguro pela minha falta de como fazer isso da melhor maneira. Outra dúvida minha é a questão de como posso acessar tabelas de outro Banco de Dados. Possuo tabelas grandes (100.000 registros) e gostaria de dividir meu banco em dois, um somente com o cadastro e outro banco com essas informações (profissões, nome de ruas, abreviaturas, códigos de produtos - digamos dados fixos e/ou que pouco se alteram e que servem para diminuir o trabalho de digitação do usuário e evitar divergências nos dados).
Espero que alguém possa me ajudar, digo que o sistema já roda tranquilamente em base local, porém desejo passá-lo para uma base cliente-servidor. Hoje ele usa Access-2000 e foi criado em Delphi 5. Para essa base cliente-servidor uso Delphi 7 e a base de dados é o Firebird 1.5 sem quaisquer bibliotecas de componentes de terceiros.

Desde já agradeço pela atenção e a ajuda!

Roberto_bittencourt

Roberto_bittencourt

Responder

20/09/2004

Afarias

|Bem meus caros colegas gostaria de saber como salvo as informações
|referente ao relacionamento como a seguinte:
|Estado civil |1 -- > N| clientes |N <-- 1| Profissão |

Desculpe, não entendi. O q exatamente vc deseja saber??

|Numa sistema local é muito fácil incluir um registro nesses parâmetros,
|porém não tenho a mínima idéia de como fazê-lo numa sistema
|cliente/servidor.

Bom, se está falando de INCLUSÃO DE REGISTROS, não é muito diferente... (se é q possui alguma diferença)

|Pelo que li, parece que necessito de um componente uni-direcional, tipo
|ClientDataSet,

1- ClienDataSets são BI-DIRECIONAIS
2- vc não precisa deles. mas pode usá-los se desejar

|Outra dúvida minha é a questão de como posso acessar tabelas de outro
|Banco de Dados.

Com Interbase (ou Firebird) não há como trabalhar com mais q 1 banco de dados (em uma única conexão) -- explicando melhor:: vc não pode por exemplo relacionar tabelas de bancos diferentes

|Possuo tabelas grandes (100.000 registros) e gostaria de dividir meu
|banco em dois,

100.000 registros é NADA para um SGBD, além do mais, os SGBDs são feitos para isso mesmo -- mantenha tudo em um único banco de dados.

T+

Responder

Gostei + 0

20/09/2004

Bruno Belchior

amigo uma opção q pode-se fazer é usar a tabelinha TIBQuery + TIBUpdate da paleta Interbase que gerencia tudo via SQL, qto ao problema de espaço (apesar q acho dispensável na sua ocasião) vc pode simplesmente criar dois arquivos p/ o mesmo BD uma opção válida no Firebird... crie algumas tabelas em arquivos externos q o seu principal GBD

Responder

Gostei + 0

21/09/2004

Afarias

|qto ao problema de espaço (apesar q acho dispensável na sua ocasião)
|vc pode simplesmente criar dois arquivos p/ o mesmo BD

Isto só é necessário quando o espaço no HD é insuficiente.

|crie algumas tabelas em arquivos externos q o seu principal GBD

tabelas em arquivos externos são péssima opção. pra citar 1 grande desvantágem:: elas ficam fora do contexto das transações!

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar