Como ser um bom programador Web? [me ajude]

09/09/2020

0

Olá, sou programador a um tempo, porém apenas de hobby e sendo minha principal linguagem Java.

Tenho um projeto web bem legal, porém sempre me encontro em uma incógnita e por isso resolvi criar esse post.
- Aprendi HTML e criei um site para eu usar no meu serviço e estilizei com CSS.
- Após um tempo quando aprendi PHP introduzi no meu projeto, mudando muita coisa, alguns valores que eu usava JSON para caixa de seleção e essas coisas troquei com array do php.
- E depois aprendi JavaScript, onde o problema começou, pois as vezes quero algo simples, só que as vezes quero algo bem automático, tipo muitas páginas são iguais então tive a "brilhante" ideia de deixar um escopo principal e criar a página toda em JavaScript, dependendo de onde o cliente (eu) clicava o javascript atualizava toda a página, seja cadastro ou relatório de algo.

E gostaria de ajuda nisso, o que vale a pena mexer com html puro, php ou JavaScript?

Exemplo: Fiz várias páginas, todas elas eu queria o mesmo cabeçalho e mesmo rodapé... Então eu criei o cabeçalho em um arquivo php e em toda página eu uso include('cabecalho.php'), achei ótimo assim todas páginas ficam com mesmo cabeçalho e não preciso mudar em todo arquivo caso for alterar.

Detalhe: estou trabalhando em uma sala de informática de uma escola, e resolvi criar projeto só por passa tempo mesmo (já que só eu uso), comecei a cadastrar as professoras que vão lá, os alunos, as aulas, os materias... E tudo isso fazendo INSERT no banco de dados.
- Porém, tenho tabelas apenas auxiliares, tipo: 'Turma', sempre serão as mesmas turmas, posso tirar do banco de dados e colocar fixo ou JSON? Tenho até tabela para 'Matéria' em que uso para popular a 'select option' no html na hora que eu for cadastrar uma 'aula', tem necessidade de usar uma 'table' no banco de dados para isso ou estou exagerando usando recurso desnecessário?
- E de tanta páginas de cadastro todas com mesmo 'form', estou quase deletando todas e passando um switch em php para preencher a página de acordo qual seleciona.
-
Marcelo

Marcelo

Responder

Posts

10/09/2020

Alex William

Olá amigo, tudo bem?

Você esta no caminho certo, o basico de web que eu aprendi quando comecei é a mistura disso que voce falou: PHP+HTML+CSS+JS.

Tendo isto como basico, voce pode começar a procurar por algum framework de php se quiser continuar com PHP, ou então se voce gosta de JAVA, pode procurar como construir JAVA para WEB.

Dentro dessas 4 opções que te falei, tem também JQuery, que adiciona umas coisas bacanas nas paginas.

O que importa é o que voce se sente confortavel em trabalhar e o que te satisfaz como programador.

Se voce gosta de usar JAVA para WEB, siga em frente. Se gosta de PHP, va em frente e se aprofunde.
Se voce quer somente JS, tem linguagens que sao baseadas em JS que são muito boas para fazer aplicações web.

Mas ai vai da sua escolha do que voce quer seguir aprendendo.

Espero ter ajudado. :D
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar