Como ser um bom programador Web? [me ajude]

09/09/2020

0

Olá, sou programador a um tempo, porém apenas de hobby e sendo minha principal linguagem Java.

Tenho um projeto web bem legal, porém sempre me encontro em uma incógnita e por isso resolvi criar esse post.
- Aprendi HTML e criei um site para eu usar no meu serviço e estilizei com CSS.
- Após um tempo quando aprendi PHP introduzi no meu projeto, mudando muita coisa, alguns valores que eu usava JSON para caixa de seleção e essas coisas troquei com array do php.
- E depois aprendi JavaScript, onde o problema começou, pois as vezes quero algo simples, só que as vezes quero algo bem automático, tipo muitas páginas são iguais então tive a "brilhante" ideia de deixar um escopo principal e criar a página toda em JavaScript, dependendo de onde o cliente (eu) clicava o javascript atualizava toda a página, seja cadastro ou relatório de algo.

E gostaria de ajuda nisso, o que vale a pena mexer com html puro, php ou JavaScript?

Exemplo: Fiz várias páginas, todas elas eu queria o mesmo cabeçalho e mesmo rodapé... Então eu criei o cabeçalho em um arquivo php e em toda página eu uso include('cabecalho.php'), achei ótimo assim todas páginas ficam com mesmo cabeçalho e não preciso mudar em todo arquivo caso for alterar.

Detalhe: estou trabalhando em uma sala de informática de uma escola, e resolvi criar projeto só por passa tempo mesmo (já que só eu uso), comecei a cadastrar as professoras que vão lá, os alunos, as aulas, os materias... E tudo isso fazendo INSERT no banco de dados.
- Porém, tenho tabelas apenas auxiliares, tipo: 'Turma', sempre serão as mesmas turmas, posso tirar do banco de dados e colocar fixo ou JSON? Tenho até tabela para 'Matéria' em que uso para popular a 'select option' no html na hora que eu for cadastrar uma 'aula', tem necessidade de usar uma 'table' no banco de dados para isso ou estou exagerando usando recurso desnecessário?