Fórum Como testar se inclusão ou exclusão foi bem sucedida #273747
22/03/2005
0
estou usando Delphi7, MS SQL SERVER (MSDE) com ADO e gostaria de saber como testar se o resultado de um comando POST foi executado corretamente.
SDS
Rounilo
Curtir tópico
+ 0Posts
23/03/2005
Faelcavalcanti
Gostei + 0
23/03/2005
Somar
Faço uma verificação das exções possiveis para a operação..
Tipo assism
Try
// operações
except
on E:EdatabaseError do
begin
Showmessage(´Falhou´);
end;
end;
Gostei + 0
23/03/2005
Faelcavalcanti
Isso garoto. Mas tente generalizar o seu código o máximo possível de forma que você possa reutilizá-lo em outros procedimentos, tipow, só colocarei abaixo como ficaria legal um tipo de exception com tratamento de erros :
except on e : exception do begin // procedimento de rollback no seu banco de dados // mensagem ao usuário ShowMessage(´Occoreu o seguinte erro : +#13 + e.Message); // procedimentos para desfazer controles, tipow habilitar e desabilitar botões, edits e etc. end; end;
Usa a imaginação, você pode fazer várias funções para envio de mensagens e forms para desfazer automaticamente os seus controles, formas de inicializar conexão com o banco, atualizar com o banco de dados, após atualizar o que será mais viável fazer.
Procure sempre reutilizar o seu código, um dia você irá precisar dele.
Espero ter ajudado.
Gostei + 0
23/03/2005
Yallebr
Para testar depois do delete fala um comando SQL para buscar no banco de dados, e ele deverá retornar 0.
Sinceramente eu acho perda de tempo testar a Camada de persistencia no Delphi. Se vc passar um Delete ele irá reverter isso para SQL para o SGBD e irá apagar o registro. So não irá apgar se seu banco tiver alguma restrição (constrain) para isso. Mas ai, vc configura o SQL Server para emitir um aviso.
Ou melhor, teste a consistencia antes de passar o Delete.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)