Fórum Como trabalhar com FDQuery e FDUpdateSQL para Updates e Inserts no FireDac #498843

23/10/2014

0

Estou começando a trabalhar com Firedac no XE6 e mexendo um pouco nas otimizações em CRUD, gostaria de saber de como vcs trabalham com cadastros simples onde tenho um FDQuery_Usuarios, DataSet_Usuarios e um FDUpdateSQL, onde pretendo trabalhar com Insert, Delete e Update desse cadastro, e não estou achando nada a respeito, grato.
Paulo Freire

Paulo Freire

Responder

Post mais votado

16/05/2016

Olá, utilizo bastante o FireDac, e uso ele de forma simples, apenas usando um TFDQuery e o TFDConnection, mas não uso datamodule, criei uma unit, e declarei nas Uses, as units do FireDac, e através do código, fiz toda a conexão com o banco de dados, via .INI File, na questão dos INSERT, UPDATE, DELETE, o controle é feito todo por SQL, vou colocar um exemplo:

function InsertAlgo(const Algo: TAlgo): System.Boolean;
  const
      SQLInsert: String = 'INSERT INTO TABELAALGO' + sLineBreak +
                                     '(CODIGO, DESCRICAO, STATUS)VALUES' + sLineBreak +
                                     '(:CODIGO, :DESCRICAO, :STATUS)';
  begin
     try
       Query.SQL.Clear;
       Query.SQL.Add(SQLInsert);
       Query.ParamByName('CODIGO').AsInteger := Algo.FCodigo;
       Query.ParamByName('DESCRICAO').AsString := Algo.FDescricao;
       Query.ParamByName('STATUS').AsString := Algo.FStatus;
       Query.ExecSQL; // procedimento nativo do FireDac
       Connection.CommitSQL;  // procedimento que fiz para comitar diretamente pela conexão com o banco de dados;
       Result := System.True;
     except
       raise;
     end;
  end;

Foi apenas um exemplo de INSERT, se for UPDATE ou DELETE, mesmo procedimento, só alterar a SQL.

Rafael Bosco

Rafael Bosco
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

15/05/2016

Wilton Santos

Amigo, o FIREDAC é uma das ferramentas mais simples que eu acho de trabalhar com respeito a link de dados, eu trabalho apenas com TFDQUERY e um DataSource para fazer tudo isso que você pretende e não preciso de nenhuma outra ferramenta adicional.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar