Fórum Como trabalhar com fotos #240075
28/06/2004
0
Estou desenvolvendo uma aplição voltada para área escolar, ou seja, preciso colocar a foto dos alunos na tela de cadastro, e ainda nao sei se é melhor trabalhar com dbimage e gravar as imagens no banco Interbase ou trabalhar com imagem e carregar os arquivos(jpg) em run-time.
se alguem tiver um exemplo e/ou sugestão de como proceder, agradeço
Valew
Omar Cury
Curtir tópico
+ 0Posts
28/06/2004
Randall
tenho um sistema de academia de musculacao com catraca
para verificar se ha alunos devedores.
assim q o aluno passa o cartao ele verifica se esta ou nao devendo e
mostra a foto do aluno. eu fiz um diretorio ´c:\academia\fotos\´ e
falo pro cliente gravar todas as fotos ali dentro, o nome da foto e o
numero da matricula do aluno gerada pelo sistema.
funciona mais de 3 anos em 3 academias o programa nao me da problema, e ainda e feito no ´piradox´
Gostei + 0
30/06/2004
Pardal3000
O que o randall disse é verdade, a melhor maneira é gravar os arquivos numa pasta e chamar pelo programa. Gravar as imagens no BD deixa o sistema pesado.
Uma dica: eu não crio mais um campo para colocar o nome da imagem, apenas criei uma rotina onde o usuário escolhe o registro (aluno) e o arquivo da imagem (de onde quer q ela esteja), e o programa copia automaticamente ela para a pasta desejada e a renomeia para imgXXX_1.jpg, sendo XXX o número do registro. Caso sejam mais de uma imagem por registro, vc pode adicionar o ´_1´, ´_2´, etc...
Espero q tenha ajudado!
Abraços,
Pardal3000
Gostei + 0
30/06/2004
Omar Cury
Realmente é bem interessante sua forma de trabalhar com imagens, muito obrigado pela dia, vai ser muito útil !!
valew
Gostei + 0
30/06/2004
Equipeelo
não concordo com essa maneira de trabalhar com imagens, pois torna o sistema totalmente inseguro. Imaginen que vc tem uma pasta com um monte de imagens (jpg) e alguem vai lá e renomeia um deles ou coloca uma imagem de sacanagem qualquer com o mesmo nome.... pronto... lá se foi a confiabilidade do sistema.
Apesar de tornar mais pesado, o que não é tanto assim, pois tenho um sistema que utiliza a foto diretamente no banco, não descobri ainda uma melhor forma de trabalhar....
abraços
Nedson
Gostei + 0
30/06/2004
Cgi_net
Com dir, 100 dúvida eh mais rapido, e com relacao a seguranca eh relativo, pois da mesma forma q posso apagar as imagens posso apagar minha db ou ateh o programa...
Não vou dizer que eh a mesma coisa apagar a db q as fotos pq n sou doido haeuhaeu, mas eu aparticularmente utilizaria um dir com as fotos, mas eu n usaria a estensao padrao por uma questao de opcao, colocaria .meu (por exemplo) e nao utilizaria o numero da matricula q fica na cara, utilizaria o id do cadastro cryptografado em md5. Isto traria uma certa confusao para um intermediario e o usuário comum nem ia notar mudança neste dir.
Agora querer enrolar um usuário avançado eh mais complicado fazendo esta pequena ´gambi´ HAEUhuae
Soh comentei pra deixar minha opniao, mas jah sugestões como os amigos citaram anteriormente e todas funcionaram redondinho...
Um grande braço pro 6
Gostei + 0
30/06/2004
Mariocanel
utilize um dbimagem
set para o campo blob
adicione um openpicturedialog e no botao para carregar e salve diretamente em jpg, economiza tempo e qualidade:
if OpenPictureDialog1.Execute then
begin
jpg := TJpegImage.Create;
jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
clipboard.Assign(jpg);
DBImage1.PasteFromClipboard;
jpg.Free;
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)