Fórum Como usar o dialeto 3? #36416

10/04/2003

0

Não consigo abrir uma tabela interbase criada no dialeto 3 com campo numeric(14,2), dá o seguinte erro: Invalid Field
O bde é mesmo incompatível com o dialeto 3, ou será que tem outro jeito de contornar isso?
Preciso da funcao current_date pra pegar a data do servidor, e o dialeto 1 diz que não reconhece essa função, teria de ser o 3 mesmo e tem de ser com o BDE. Alguém já teve esse problema?

Anonymous

Anonymous

Responder

10/04/2003

Afarias

>> O bde é mesmo incompatível com o dialeto 3,

SIM! vc não pode usar BDE com dialeto 3

>> será que tem outro jeito de contornar isso?

NÃO

>> Preciso da funcao current_date pra pegar a data do servidor,
>> e o dialeto 1 diz que não reconhece essa função,

vc pode usar a função ´now´ no dialeto 1 ... ex:

select cast(´now´ as timestamp) from rdb$database;

ou

update nome_tabela set campo_timestamp = ´now´;

Abraço

Responder

Gostei + 0

13/04/2003

Manolo

Obrigado pela ajuda, tive alguns problemas mas consegui resolver.

Escuta, você parece entender bastante do assunto. Tem algum livro sobre interbase que você poderia me recomendar (específico sobre interbase)?

Responder

Gostei + 0

13/04/2003

Afarias

Não costumo ler livros técnicos (entretanto, existem uns poucos muito bons)...

...gosto de ler os manuais e fóruns

** IMPORTANTE **

Tive uma grande SURPRESA (importante para vc) quando li este dia q, **É POSSÍVEL SIM USAR BDE COM DIALETO 3 DO INTERBASE**

-- Ou seja: esquece o q te falei, estava enganado -- O problema é q não uso BDE a mais de 2 anos e até uns 6 meses após o lançamento do Interbase 6.0 TODOS OS ARTIGOS DA BORLAND e em seu NEWSLETTER, FALAVAM q o BDE não suportava o dialeto 3 e NUNCA iria suportar!

MAS isso mudou (tem bastante tempo -- más NUNCA ví nada sobre o assunto em qualquer fórum da Net ou na Borland)

A partir do DELPHI 6 (eu uso o 5) já é possível usar o DIALETO 3 com BDE -- não sei se atualizando o BDE com Delphi anterior ao 6 isto tb funciona.

A página de atualização do BDE é:

http://info.borland.com/devsupport/bde/

O interessante é q, mesmo agora o BDE suportando o dialeto 3 -- para configura-lo é algo no mínimo ´esquisito´ veja o q tem q fazer:

Adicione uma entrada no registro do Windows:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Database Engine\Settings
\Drivers\Intrbase\Db Open\SQLDIALECT

e coloque seu valor para ´3´

quando vc criar agora um ALIAS do Interbase esta nova entrada estará habilitada!

Vale salientar q tirei esta informação do NewsLetter da Borland, nunca testei isso!

Agora: LEMBRE-SE q a Borland irá descontinuar o BDE (acho q por isso a configuração ´escondida´) e NÃO É ACONSELHÁVEL para novas aplicações usar o BDE!

:-)

Grande ABRAÇO!

Responder

Gostei + 0

13/04/2003

Manolo

Olha, eu fui de cara com a parede e sem freio.. e não gostei muito do susto.
Pelo que eu entendi, ele suporta alguns campos como varchar e integer, mas outros não (dá um erro dizendo que não suporta 64bits), e como eu já não sei nem direito as vantagens do dialeto 3 pretendo continuar usando o 1 até aprender um pouco mais.
Ainda estou testando mas vai que acontece uma pane depois de já implantado o sistema no cliente, creio que por hora é melhor 1 na mão que 3 voando (não sei se rio ou choro, mas é isso mesmo).

De toda forma, valeu a dica :D
abraços

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar