Fórum Como usar o dialeto 3? #36416
10/04/2003
0
O bde é mesmo incompatível com o dialeto 3, ou será que tem outro jeito de contornar isso?
Preciso da funcao current_date pra pegar a data do servidor, e o dialeto 1 diz que não reconhece essa função, teria de ser o 3 mesmo e tem de ser com o BDE. Alguém já teve esse problema?
Anonymous
Curtir tópico
+ 0Posts
10/04/2003
Afarias
SIM! vc não pode usar BDE com dialeto 3
>> será que tem outro jeito de contornar isso?
NÃO
>> Preciso da funcao current_date pra pegar a data do servidor,
>> e o dialeto 1 diz que não reconhece essa função,
vc pode usar a função ´now´ no dialeto 1 ... ex:
select cast(´now´ as timestamp) from rdb$database;
ou
update nome_tabela set campo_timestamp = ´now´;
Abraço
Gostei + 0
13/04/2003
Manolo
Escuta, você parece entender bastante do assunto. Tem algum livro sobre interbase que você poderia me recomendar (específico sobre interbase)?
Gostei + 0
13/04/2003
Afarias
...gosto de ler os manuais e fóruns
** IMPORTANTE **
Tive uma grande SURPRESA (importante para vc) quando li este dia q, **É POSSÍVEL SIM USAR BDE COM DIALETO 3 DO INTERBASE**
-- Ou seja: esquece o q te falei, estava enganado -- O problema é q não uso BDE a mais de 2 anos e até uns 6 meses após o lançamento do Interbase 6.0 TODOS OS ARTIGOS DA BORLAND e em seu NEWSLETTER, FALAVAM q o BDE não suportava o dialeto 3 e NUNCA iria suportar!
MAS isso mudou (tem bastante tempo -- más NUNCA ví nada sobre o assunto em qualquer fórum da Net ou na Borland)
A partir do DELPHI 6 (eu uso o 5) já é possível usar o DIALETO 3 com BDE -- não sei se atualizando o BDE com Delphi anterior ao 6 isto tb funciona.
A página de atualização do BDE é:
http://info.borland.com/devsupport/bde/
O interessante é q, mesmo agora o BDE suportando o dialeto 3 -- para configura-lo é algo no mínimo ´esquisito´ veja o q tem q fazer:
Adicione uma entrada no registro do Windows:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Database Engine\Settings
\Drivers\Intrbase\Db Open\SQLDIALECT
e coloque seu valor para ´3´
quando vc criar agora um ALIAS do Interbase esta nova entrada estará habilitada!
Vale salientar q tirei esta informação do NewsLetter da Borland, nunca testei isso!
Agora: LEMBRE-SE q a Borland irá descontinuar o BDE (acho q por isso a configuração ´escondida´) e NÃO É ACONSELHÁVEL para novas aplicações usar o BDE!
:-)
Grande ABRAÇO!
Gostei + 0
13/04/2003
Manolo
Pelo que eu entendi, ele suporta alguns campos como varchar e integer, mas outros não (dá um erro dizendo que não suporta 64bits), e como eu já não sei nem direito as vantagens do dialeto 3 pretendo continuar usando o 1 até aprender um pouco mais.
Ainda estou testando mas vai que acontece uma pane depois de já implantado o sistema no cliente, creio que por hora é melhor 1 na mão que 3 voando (não sei se rio ou choro, mas é isso mesmo).
De toda forma, valeu a dica :D
abraços
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)