Como usar o SQLQuery?

09/03/2006

0

Boa Tarde,

Pessoal atualmente estou usando os componentes DBExpress porém, estou com muitas duvidas em usar o SQLQuery.

O que acontece é que eu gostaria de saber como usa-lo.... seria como no BDE uma Query e um DataSource? Tenho que fazer alguma configuração no componente?

Um consulta simples passando um parametro pelo edit .... como faço usando o clientedataset

ex:

commandtext :=´Select * from cidades where municipio=´+#39+edti1.text+39;

E não consigo usar o simbolo ¬ para pequisas mais abrangentes, então gostaria de saber como usar o SQLQuery.


Abraço

Wagner


Wagnermarrane

Wagnermarrane

Responder

Posts

09/03/2006

Paullsoftware

Até onde sei ele funciona semelhante a uma Query...
vai um exemplo básico do uso de uma consulta SQL com ele...

With QyClientes do
 begin
  Close;
  Sql.Clear;
  Sql.Add(´Select * From Clientes Where NomeCli Starting With :Nome Order By Nome´);
  ParamByName(´Nome´).AsString := EditPesquisa.Text;
  Prepare;
  Open;
 end;

ou então
With QyClientes do
 begin
  Close;
  Sql.Clear;
  Sql.Add(´Select * From Clientes Where NomeCli Like :Nome Order By Nome´);
  ParamByName(´Nome´).AsString := Chr(39)+EditPesquisa.Text+´¬´+Chr(39);
  Prepare;
  Open;
 end;


Não testei o Código acima mais deve funcionar... :wink:


Responder

09/03/2006

Wagnermarrane

Até onde sei ele funciona semelhante a uma Query... vai um exemplo básico do uso de uma consulta SQL com ele...
With QyClientes do
 begin
  Close;
  Sql.Clear;
  Sql.Add(´Select * From Clientes Where NomeCli Starting With :Nome Order By Nome´);
  ParamByName(´Nome´).AsString := EditPesquisa.Text;
  Prepare;
  Open;
 end;
ou então [code]With QyClientes do begin Close; Sql.Clear; Sql.Add(´Select * From Clientes Where NomeCli Like :Nome Order By Nome´); ParamByName(´Nome´).AsString := Chr(39)+EditPesquisa.Text+´¬´+Chr(39); Prepare;



cara o que é esse comando [b:6b3620fae0]Prepare[/b:6b3620fae0] pq aqui pra da como não declarado

abraço


Responder

09/03/2006

Paullsoftware

Eu uso esse comando para preparar a instrução SQL a ser executada, não faz muita diferença se vc não usar...

a propósito o código que te informei fiz o teste com o IbQuery, não sei se SqlQuery possui esse comando...


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar