Como vocês Aprenderam Programação?

16/08/2018

0

To estudando linguagem Java mas sinto que ainda to no básico e não sai do lugar, estou estudando por aqui pelo devmedia com alguns cursos e lendo os artigos.
Mas vejo que nos artigos só tem alguns códigos e muita teoria, então estudando por aqui não to conseguindo me sentir confiante pra programar sozinho. Programação exige muita prática certo? Será que devo procurar exercícios em livros ou apenas os artigos da carreira de programador Java entre outros é o suficiente? Vocês aprenderam de verdade por onde, em quais fontes? Ficaria grato se alguém me tirasse essa dúvida
Daniel Araújo

Daniel Araújo

Responder

Post mais votado

17/08/2018

Olá Daniel tudo bem?

Como você mesmo disse, programação exige muita prática, e é normal ter a sensação de que não saiu do lugar.
Nos últimos 4 anos eu fiz uma curso superior em Análise e Desenvolvimento de sistemas (Minha Atual Formação), e mesmo assim não me sinto nem um pouco confiante programar e olha que os 4 anos foram focados exclusivamente em Java.

Meu Conselho? Além do guia da DevMedia, procure por exércicios em outros livros, códigos prontos( para que possa ver como funcionam ), e "invente", imagine alguma coisa e tente desenvolver, as dificuldades que você irá encontrar ao decorrer dessa tentativa, vão te ajudar a entender mais sobre determinados assuntos, e consequentemente vão fazer com que você fixe melhor os assuntos.

Não existe uma "caminho certo" para aprender a programar, isso vem com o tempo e com as nossas falhas.

Lembre-se,
"A repetição é mãe da Retenção."

Abraços!

Luiz Rios

Luiz Rios
Responder

Mais Posts

22/08/2018

Daniel Araújo

Muito obrigado por me dizer isso cara, isso me da um certo alívio porque vejo que não sou o único que tem dificuldades
Responder

27/08/2018

Marcio Souza

Eu aprendi na faculdade de Sistemas de Informação. Ou pelo menos os primeiros passos foram lá. Depois, durante o curso consegui um estágio em uma empresa de desenvolvimento, na época em Delphi. Fiquei uns 9 meses lá, ondei comecei trabalhando apenas com relatórios e depois passei a criar e dar manutenção nas aplicações, na sequencia migrei para o Java. E paralelamente fui estudando, lendo livros, artigos e assistindo a cursos on-line sobre aqueles assuntos ligados aos projetos que estava trabalhando ou que viria a trabalhar no futuro próximo.
Acho que o estágio é a melhor forma de você aprender, se ainda estiver na faculdade. Lá terá profissionais com experiencia para te auxiliar e te passar muito conhecimento.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar