Compensa programar em Delphi ??

03/05/2018

0

Sou novo na área de programas, mas tenho uma logica de programação boa.
Estou com muita duvida se vale a pena aprender a programar em Pascal na IDE Delphi em pleno 2018???
Matheus Marques

Matheus Marques

Responder

Post mais votado

05/05/2018

Vou colocar a minha opinião.
Conheço DELPHI desde o inicio e uso até hoje. Tenho varias aplicações em funcionamento. Foi o meu ganha pão por todos esses anos e posso te afirmar que quando eu morrer e bem provável que a funerária estará usando uma aplicação desenvolvida em DELPHI.

Se eu estivesse começando hoje novamente não investiria em DELPHI, pelos seguintes motivos.

1. IDE excelente, mas muito , muito cara. Eu acho R$ 19.000,00 muito dinheiro para uma IDE que vai receber atualização por um ano e depois de um ano terei que pagar um upgrade que também não é barato. Sei que para alguns é dinheiro de boteco, mas para mim é muita grana.
2. Grande maioria das novas aplicações são feitas para WEB e apesar que muitos falarem que estou errado, o DELPHI não é a melhor opção para WEB. Se fosse, todas as grandes empresas estariam usando-o.
3. Na maioria das faculdades não se fala mais em pascal que era a base do DELPHI. Sempre estão ensinando o C++, Java e algumas C#.
4. Apesar de varias pessoas falarem que é uma linguagem que está crescendo, que nunca vai acabar, isso é relativo. Veja a quantidade de vagas de emprego que existe por linguagem. A maioria está no ambiente WEB e não usando a tecnologia DELPHI.

Então que linguagem começar ????

1. Aprender lógica de programação. Quem conhece lógica de programação, programa em pouco tempo em qualquer linguagem.
2. Aprender OOP. Conhecer os padrões de projetos e o básico da UML.
3. Aprender SQL, apesar de ser algo um pouco obsoleto pelo fato de existirem muitos frameworks de ORM, ainda assim é uma obrigação de um bom programador conhecer. Acho constrangedor um programador não saber fazer um SELECT básico em qualquer banco de dados.