Compilar em tempo de execução!

24/02/2003

0

Olá Todos;

No Clipper tinhamos um poderoso recurso de programação que era o operador macro (&). Com ele podiamos desenvolver um pedaço de código que deveria ser compilado e executado em tempo de execução. Isso era muito útil para fazer o que eu estou tentando fazer agora:
Criar uma pequena interface no meu aplicativo para que o usuário possa alterar todos os valores de uma coluna de uma tabela de uma só vez. mas, com um detalhe: não seria simplesmente a troca de um valor por outro, mas sim, a troca de um valor pelo resultado de uma expressão que seria passada. Essa expressão poderia ter qualquer tipo de valores, operações e, inclusive, funções como COPY, StrToInt, StrToDate etc.

Alguem conhece, já viu ou já elaborou, uma solução para este tipo de problema?

Desde já agradeço :


Edson Tm.

Edson Tm.

Responder

Posts

24/02/2003

Nildo

No clipper era possível. No Delphi não é.
Pode pensar em uma outra solução, porque No Way !!!

Caso eu esteja errado e voce conheça uma forma de fazer isso, me avisa !


Responder

24/02/2003

Medreis

Caro amigo,


Existem componentes para realizar operações matematicas e até mesmo para realizar algumas funções , como copy etc...

Dê uma pesquisada no www.delphipages.com


Responder

24/02/2003

Aroldo Zanela

[quote:91d9c776af=´Edson TM.´]Olá Todos;

No Clipper tinhamos um poderoso recurso de programação que era o operador macro (&). Com ele podiamos desenvolver um pedaço de código que deveria ser compilado e executado em tempo de execução. Isso era muito útil para fazer o que eu estou tentando fazer agora:
Criar uma pequena interface no meu aplicativo para que o usuário possa alterar todos os valores de uma coluna de uma tabela de uma só vez. mas, com um detalhe: não seria simplesmente a troca de um valor por outro, mas sim, a troca de um valor pelo resultado de uma expressão que seria passada. Essa expressão poderia ter qualquer tipo de valores, operações e, inclusive, funções como COPY, StrToInt, StrToDate etc.

Alguem conhece, já viu ou já elaborou, uma solução para este tipo de problema?

Desde já agradeço :[/quote:91d9c776af]
Caro Edson,

Por sorte o Delphi é compilado realmente ao invés do Clipper que é pseudocompilado e consequentemente não faz isso. No entanto, o Delphi suporta várias outras tecnologias que podem permitir a resolução do seu problema.
Amplie um pouco mais a sua necessidade para podermos te ajudar melhor.


Responder

24/02/2003

Anonymous

[quote:7100e896d1=´Aroldo Zanela´]...Amplie um pouco mais a sua necessidade para podermos te ajudar melhor.[/quote:7100e896d1]

O problema pode ser exemplificado assim:

No Delphi Crie um novo projeto e no Form1 coloque 1 Label, 1 Edit e 1 Button.

No Label1.Caption coloque: Copy(´Quero colocar a palavra expressão no Edit2´, 24, 9).

No OnClick do Button1 deve entrar um código (statements) (que é a solução que estou querendo) que vai fazer com que o processador ´entenda´ o string do Label1.Caption e execute a intrução nele contida como se fosse um código compilado do delphi.

Então, quando executar o projeto e clicar no botão aparecerá a palavra ´Expressão´ no Edit1.

Desde já agradeço!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar