Componente ADO Link Master/Detail - Rolagem de registros na ordem inversa 2

13/05/2020

0

Delphi 10.3, Windows 10 x32

Preciso de ajuda porque isto acontece. Deveria ocorrer o disparo do evento AfterScroll na ordem em que rola os registros de mestre para os detalhes. Isto não está ocorrendo

O experimento de como foi feito para reproduzir e só assim poderão me ajudar:

1) Coloque um componente ADOConnection e ligue este a um banco de dados sql server.
2) Coloque 2 componentes ADODataSet (ADODataSet1 e ADODataSet2)
3) Coloque 1 componente DataSource (DataSource1)
4) No componente ADODataSet1 (ligue alguma tabela mestre)
5) No componente DataSource1 ligue ao ADODataSet1
5) No componente ADODataSet2 (ligue alguma tabela relacionada com a mestre)
6) No componente ADODataSet2 (coloque no campo Datasource o componente DataSource1)
7) Crie para cada um um evento Aftescroll para ADODAtaSet1 e ADODataSet2
8) coloque pontos de parada em cada evento

Agora a segunda etapa:

9) No formulário coloque dois botões. Um deles ADODataSet1.Prev e no outro ADODataSet1.Next para fazer a rolagem
10) coloque no form no evento OnShow a abertura de conexão com o banco de dados, a abertura do ADODataSet1 e ADODataSet2, nesta ordem.
11) Rode a aplicação

Resultados:

1) Ao abrir cada tabela, ira disparar por vez o evento AfterScroll do ADODataSet1 e depois o ADODataSet2. Até ai tudo bem. e se esperaria isto mesmo. Para cada tabela que abre, dispara este evento.

Agora a parte que parece um bug:

1) Role o registro para o próximo e ira perceber que dispara primeiro o evento do ADODataSet2 ao invés do ADODataSet1. como o ADODataSet2 está ligado ao ADODataSet1 deveria disparar o afterscroll do ADODAtaSer1 e depois o ADODataSet2, mas ocorre o contrário e isto não está certo, pois quem inicia a primeira rolagem deveria ser o máster e depois o detail.

Alguém sabe o que está ocorrendo e como se pode fazer para contornar isto?
Guilherme Wiethaus

Guilherme Wiethaus

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar