Fórum Componente ClientDataSet #46597
10/09/2004
0
Tenho algumas perguntas sobre o componente ClientDataSet:
1ª) Para formar a conexão c/ a tabela no bco pelo ClientDataSet eu liguei o ibdataset no ibdatabase depois o datasetprovider no ibdataset pela propriedade dataset do datasetprovider e depois o clientdataset no no datasetprovider pela propriedade providername.eu fiz o procedimento correto?
2ª) por que quando eu vou utilizar um clientdataset eu tenho que liga-lo com um datasetprovider, qual é a função do datasetprovider?
3ª)quando eu for fazer um master/detail com clientdataset eu tenho que usar 2 datasetprovider ou somente 1 para o clientdataset master?
1ª) Para formar a conexão c/ a tabela no bco pelo ClientDataSet eu liguei o ibdataset no ibdatabase depois o datasetprovider no ibdataset pela propriedade dataset do datasetprovider e depois o clientdataset no no datasetprovider pela propriedade providername.eu fiz o procedimento correto?
2ª) por que quando eu vou utilizar um clientdataset eu tenho que liga-lo com um datasetprovider, qual é a função do datasetprovider?
3ª)quando eu for fazer um master/detail com clientdataset eu tenho que usar 2 datasetprovider ou somente 1 para o clientdataset master?
Tap_pedroso
Curtir tópico
+ 0
Responder
Afarias
|Tenho algumas perguntas sobre o componente ClientDataSet:
Este não é o melhor fórum para isso...
|1ª) Para formar a conexão c/ a tabela no bco pelo ClientDataSet eu
|liguei o ibdataset no ibdatabase depois o datasetprovider no ibdataset
|pela propriedade dataset do datasetprovider e depois o clientdataset no
|no datasetprovider pela propriedade providername.eu fiz o
|procedimento correto?
SIM, mas deveria usar um IBQuery no lugar de um IBDataSet
|2ª) por que quando eu vou utilizar um clientdataset eu tenho que liga-lo
|com um datasetprovider, qual é a função do datasetprovider?
o DataSetProvider é a ´interface´ entre os DataSets e os ClientDataSets. Suas 2 funções principais são:
1) recuperar os registros de uma seleção (query) e entregá-los ao CDS (para q este armazene em seu buffer)
2) receber o DELTA do CDS (ApplyUpdates) e processá-lo ´contra´ o banco de dados (UPDATEs, INSERTs e DELETEs)
|3ª)quando eu for fazer um master/detail com clientdataset eu tenho que
|usar 2 datasetprovider ou somente 1 para o clientdataset master?
DEPENDE.
O Mestre/Detalhe padrão com CDSs são tabelas aninhadas (nested datasets) -- nesta configuração vc tem apenas 1 provider para todos os datasets envolvidos (mestre e detalhes)
Mas vc pode sempre optar por fazer de outra forma, sendo assim vai precisar de um Provider para cada DataSet (Query)
T+
Este não é o melhor fórum para isso...
|1ª) Para formar a conexão c/ a tabela no bco pelo ClientDataSet eu
|liguei o ibdataset no ibdatabase depois o datasetprovider no ibdataset
|pela propriedade dataset do datasetprovider e depois o clientdataset no
|no datasetprovider pela propriedade providername.eu fiz o
|procedimento correto?
SIM, mas deveria usar um IBQuery no lugar de um IBDataSet
|2ª) por que quando eu vou utilizar um clientdataset eu tenho que liga-lo
|com um datasetprovider, qual é a função do datasetprovider?
o DataSetProvider é a ´interface´ entre os DataSets e os ClientDataSets. Suas 2 funções principais são:
1) recuperar os registros de uma seleção (query) e entregá-los ao CDS (para q este armazene em seu buffer)
2) receber o DELTA do CDS (ApplyUpdates) e processá-lo ´contra´ o banco de dados (UPDATEs, INSERTs e DELETEs)
|3ª)quando eu for fazer um master/detail com clientdataset eu tenho que
|usar 2 datasetprovider ou somente 1 para o clientdataset master?
DEPENDE.
O Mestre/Detalhe padrão com CDSs são tabelas aninhadas (nested datasets) -- nesta configuração vc tem apenas 1 provider para todos os datasets envolvidos (mestre e detalhes)
Mas vc pode sempre optar por fazer de outra forma, sendo assim vai precisar de um Provider para cada DataSet (Query)
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)