Componente Zeus !!

09/12/2003

0

Pessoal,

Tenho pouca experiência com o Delphi e MySql e estou tendo problemas pra me conectar com o MySql, utilizando os componetes Zeus. Gostaria de saber se alguém poderia me dar um [b:6e829bdd84]passo a passo[/b:6e829bdd84] para eu instalar os componentes e depois como me conectar com o banco.

Estou utilizando o Delphi 7 e o MySql 4.0 !!

Obrigado a todos.


Cicerojr

Cicerojr

Responder

Posts

09/12/2003

Koplin

Se voce está tendo dificuldade em conectar é porque já instalou, certo?

Se não, tem um arquivo dentro da pasta onde estão os pacotes de nome INSTALL sem nenuma extensão. Abra-o e lá tem a sequencia para instalar os pacotes. Instale-os na sequencia que o arquivo informa.

Os passos abaixo presumem que vc baixou o zeus 6.12 e seus patches

Para conectar vc deve usar o componente zConnection
configure

HOSTNAME PARA 127.0.0.1 ou localhost, se o banco for local; ou o IP do servidor se for onexão remota.

DATABASE para o nome do seu banco de dados

PROTOCOL para mysql-4.0 já que voce está usando o mysql 4

PASSWORD a sua senha

USER seu nome de acesso ao mysql

O resto deixe padrão.

Se tudo estiver certo, é só setar connceted para true.

Um macete: Dentro do pacote de instalação do Zeus tem uma pasta de nome LIB e dentro desta, uma pasta mysql. Dentro dela tem tres dll´s que devem ser copiadas para o system da sua máquina, assim como na pasta bin da instalação do mysql tem uma dll LibMySql.dll que deve ir para o system tambem.

Estas dll´s devem ser implantadas em qualquer máquina que usarem sua aplicação com o Zeus.

Sem estas dlls, Vc presenciará os mais estranhos comportamentos ou a não conexão.


Qualquer dúvida é só postar.


Responder

09/12/2003

Cicerojr

Muito Obrigado,

Eu instalei os componentes, só que não foi na ordem correta, tentarei desintalar os componentes na ordem informada pelo Install e tentarei novamente. Mais uma vez, valeu pela dica!!


Responder

11/12/2003

Cicerojr

Koplin,

Segui o passo a passo que vc escreveu e realmente consegui me conectar graças a Deus e a este fórum que a cada dia sou mais fã e divulgador. Mas, agora estou com outro probleminha.

Quando eu vou salvar alguma alteração ou novo registro dá um erro dizendo que o campo não pode ser modificado. Você sabe o que que pode ser ??

Valeu!!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar