Componentes em projetos JAVA

22/05/2009

0

Por favor , não me crucifiquem pelo que vou perguntar.

Mas existe componentes em Java, como temos na ferramenta RAD Delphi?

Não estou aqui para avaliar um ou outro, eu tenho grande experiência com Delphi, porém para executar um projeto que tenho em mente pensei em desenvolvê-lo em Java para aprimorar meus estudos.

Bom começaram a surgir as perguntas:

O Projeto será simples, de uma agenda, estou na fase de desenho das classes e de modelagem do banco de dados.

No Delphi encontro facilmente componentes visuais que desenham uma agenda na tela e possuem propriedades que facilitam a sua utilização.

1- Então se eu optar por fazer o projeto em Java, terei de reconstruir todas essas funcionalidades para Web&63 (visando utilizar web como ambiente)

2- se tiver que refazer esse componente de agenda, o que eu poderia utilizar JSP,HTML, CSS , tudo isso junto , não sei por onde começar e nem com o que começar.

3- a comunicação com banco de dados tudo bem sei como realizar, mas seria o mais indicado utilizar um framework de persistencia&63 qual o mais indicado para a aplicação ficar leve menos burocrática, até por que não possuo muita prática em java.

4- Qual IDE é recomendada para trabalhar com Web + Oracle XE + FWde persistencia.

se puderem me orientar quanto as questões acima por favor...

Obrigado!!
Josehenrique

Josehenrique

Responder

Posts

31/05/2009

Discorpio

Boa noite Josehenrique.

Para começar voce pode escolher entre outras ferramentas de trabalho em Java (Tanto aplicações para Desktop quanto para Web), O NetBeans 6.5.1 que já tem sua versão em português, O Eclipse Europa, ótimo para desenvolvimento Web, entre outros como o JCreator, JBuilder e etc. Entretanto os dois primeiros são os melhores do mercado, e também por ter a vantagem de serem gratuítos.

O NetBeans já possui uma interface gráfica para desenvolvimento Web que são o Java Server Faces, que implementa um sintaxe de códigos bem diferentes, pois retrata ações de páginas JSP (Java Server Pages), e que voce deverá antes dar um lida sobre assunto. O NetBeans também tem IDE para desenvolvimento Mobile (Celular), além disso permite voce também trabalhar com sua IDE em outras linguagens como o PHP, o Ruby, tal qual o Delphi permite trabalhar com o Object Pascal e o C++

Se voce pretende trabalhar com desenvolvimento Web, então deve trabalhar com Servlets que é uma classe que administra todos os Contextos da Web tais como os objetos Application, Session, Request e Response.

Os JSPs (Java Server Pages), tal qual o ASP (Active Server Pages), são arquivos que implementa códigos XHTML juntamente com scriptlets JavaScript e da própria linguagem Java, além de terem outros recursos que o tornam melhor do que o ASP, que são os comandos de Ação, que permite inclusive instanciar um objeto dentro do scopo da prórpria página, session ou application, vejamos o exemplo:

  <html>
       <head>
            <title>Teste de Instância</title>
       <head>
       <body>
              <jsp:useBean id="obj" class="Package.MeuObj" scope="page">
              <h1><¬= obj.displayMessage() ¬></h1>
       </body>
  </html>


No código acima de um JSP qualquer, voce está instanciando um objeto cuja classe é ´MeuObj´ que está dentro do diretório ´Package´ e tendo como instâncio ´obj´ e que será instanciado no scopo da página, se voce pretende instanciar o objeto globalmente, basta mudar o scope para ´Session´ ou ´Application´

Existe também a opção dos Applets, entretanto, os Applets são aplicações quase que Desktops que são interpretadas e rodadas dentro da Interface do Browsers de Internet como o IE, Firefox, Opera entre outros, e dependendo de cada navegador, dependendo de cada navegador, os Applets podem não ser uma boa opção, pois além de depender de certas regras de segurança, podem causar lentidão na hora de carregá-los para o cliente.

Quanto a conexão com o banco de dados, o Java possui as bibliotecas de drivers de cada banco específico, inclusive o Oracle, que são chamadas de JDBC (Java DataBase Connection), estes arquivos possuem a extensão *.jar e estas bibliotecas podem ser implementadas em uma classe Java o qual lhe permite fazer as suas regras de negócio, criando o seu prórpio objeto DAO.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar