Fórum Composição e Agregação #9401
17/09/2009
0
Eu de novo aqui !!
Fazer com que um objeto herde as caracteristica do outro isso eu sei emplementar. Agora a duvida como faco em delphi se quiser utilizar o termo agregação e composição. Tipo eu tenho uma engenharia elabora na figura anexada. onde tenho a classe Isumos , Calda base e Sorvete e quero agregar TaxaNutricional para controlar porcentagem de acucar,gordura,solidos nao gordurosos nas receitas.
Aldemir Silva
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rodrigo Mourão
Olá Amigo,
Deculpe a demora em responder mas não entendi muito bem o que quer !!!
Na verdade agregação e composição são termos na POO que tratam do relacionamento entre as classes. Existem três principais.
Herança
Agragação
Composição.
Cada uma dessas associações tem um nível de acoplamento maior ou menor. A herança é o tipo que gera maior acoplamento e a Agregação e menor acoplamento.
Para aplicar estes conceitos na prática em seu modelo vc terá que criar estes relacionamento, ou seja, imagine uma classe Cliente que herde de Pessoa. Isso seria uma Herança, um tipo de associação.
Agora Imagine uma classe Cliente que tenha uma propriedade do Tipo Pessoa de modo que no COnstrutor de Cliente eu instancie a pessoa. Isso seria uma composição, ou seja, temos uma dependencia onde cliente so existe se tiver um objeto pessoa associado.
Por ultimo temos a agragação, muito comum em Listas. Imagine a mesma classe cliente com uma lista de contatos. O cliente pode existir sem ter contatos. Assim ele não depende de contato para existir. A grosso modo isso seria uma associação do tipo Agregação.
Bem espero ter ajudado e entendido sua dúvida.
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Deculpe a demora em responder mas não entendi muito bem o que quer !!!
Na verdade agregação e composição são termos na POO que tratam do relacionamento entre as classes. Existem três principais.
Herança
Agragação
Composição.
Cada uma dessas associações tem um nível de acoplamento maior ou menor. A herança é o tipo que gera maior acoplamento e a Agregação e menor acoplamento.
Para aplicar estes conceitos na prática em seu modelo vc terá que criar estes relacionamento, ou seja, imagine uma classe Cliente que herde de Pessoa. Isso seria uma Herança, um tipo de associação.
Agora Imagine uma classe Cliente que tenha uma propriedade do Tipo Pessoa de modo que no COnstrutor de Cliente eu instancie a pessoa. Isso seria uma composição, ou seja, temos uma dependencia onde cliente so existe se tiver um objeto pessoa associado.
Por ultimo temos a agragação, muito comum em Listas. Imagine a mesma classe cliente com uma lista de contatos. O cliente pode existir sem ter contatos. Assim ele não depende de contato para existir. A grosso modo isso seria uma associação do tipo Agregação.
Bem espero ter ajudado e entendido sua dúvida.
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Responder
Gostei + 0
24/09/2009
Devmedia
Estamos no aguardo da resposta para darmos prosseguimento ao chamado.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)