Comunicação via WEB service

11/04/2013

0

Bom dia pessoal, estou precisando de uma opinião sobre o que usar pra fazer um WEB service, ou até mesmo se é melhor usar outra tecnologia.

O que irá fazer a aplicação: Irá realizar a comunicação entre um sistema retaguarda e um sistema frente de caixa.
Operações realizadas: Enviar e receber arquivos diversos de tamanho pequenos como tabela de itens, cliente etc, tanto do sistema retaguarda para o frente de caixa como vise versa.

Tecnologia que conheço e estou usando em outro projeto caso ajude: Java 6, JPA, JSF 2.0, Primefaces.

Obrigado pela atenção.

Fernando Silva

Fernando Silva

Responder

Posts

12/04/2013

Davi Costa

esses arquivo são só tabelas? pq não guardar na base?

att Davi
Responder

12/04/2013

Robinson Silva

Boa tarde Fernando.

Não sei se compreendi bem seu problema, mas ao meu ver se trata de sistemas distintos que devem manter um "dialogo" entre eles? Caso seja isso, existem várias soluções, mas antes de dar uma sugestão, diga nos como está o ambiente? Essas duas aplicações tem seus próprios database? Esses database estão no mesmo servidor?

Supondo que fossem bancos de dados distintos no mesmo servidor, dependendo do SGBD que você estiver usando, poderia simplesmente "criar uma job" o qual chamaria um T-SQL, PL/SQL que importasse/exportasse tais dados.

No aguardo de mais detalhes.
Responder

12/04/2013

Fernando Silva

Então pessoal, vou colocar mais detalhado o ambiente.

O projeto ira usar o banco postgresql para retaguarda, e os PDVs usam o firebirdsql, por exemplo para um sistema retaguarda irei ter vários PDVs, cada um com seu banco firebird local.
O PDV a todo tempo tem que enviar as vendas que são feitas e armazenadas no banco local (firebird), para o retaguarda que deve armazenar no postgreql.
Alem disso o PDV tem que receber arquivos de configuração, itens, clientes ETC.

Conectar cada PDV direto no postgresql fica meio pesado para a rede pois os clientes que tem mais de um Supermercado tem uma rede lenta, usualmente estes sistemas transmitem e recebem arquivos via arquivos para comunicar, por isso estou pensando em usar webservices.




Responder

13/04/2013

Robinson Silva

Compreendi agora. Mas de uma forma ou de outra, os dados terão que ser trafegados pela rede local.
Uma idéia que tive, não posso afirmar que seja o melhor dos mundos, mas já é um ponta pé inicial para chegarmos há uma solução.

Por acaso, você consegueria criar um webservice para que fosse acessado toda vez que um dos PDV's efetivassem a compra?
Ou seja, assim que confirmar o recebimento da compra, ter uma rotina em background que já acessa tal webservice e insere os dados da mesma? Daria até a sensação de ser "real time".

Abs.
Responder

19/04/2013

Fernando Silva

Compreendi agora. Mas de uma forma ou de outra, os dados terão que ser trafegados pela rede local.
Uma idéia que tive, não posso afirmar que seja o melhor dos mundos, mas já é um ponta pé inicial para chegarmos há uma solução.

Por acaso, você consegueria criar um webservice para que fosse acessado toda vez que um dos PDV's efetivassem a compra?
Ou seja, assim que confirmar o recebimento da compra, ter uma rotina em background que já acessa tal webservice e insere os dados da mesma? Daria até a sensação de ser "real time".

Abs.




Isto mesmo amigo, porem invés de ser somente na venda temos uma rotina no PDV que de tempo em tempo verifica se tem, tabela nova de itens, clientes, configurações etc.
Agora duvida é, qual tecnologia usar pois irei trafegar vários tipos de arquivos, de tamanhos médios e pequenos (maioria pequenos).

Desde já obrigado pelas respostas.


Responder

02/05/2013

Fernando Silva

Então pessoal, alguma sugestão do que usar, pra começar os estudos.

Estou usando o Tomcat 6.0.

Vlw.

Responder

04/05/2013

Fernando Silva

Opa, pessoal andei pesquisando e encontrei um tuto na net: http://www.k19.com.br/artigos/criando-um-webservice-restful-em-java/

Utilizando JAX-RS e Jersey, o que vocês acham pode atender ou devo usar outras tecnologias.


Desde já obrigado pela atenção.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar