condição em uma tabela

16/01/2006

0

alguem sabe me dizer se existe alguma condição para que se uma tabela minha estiver vazia, entao todos os campos da primeira linha dela fiquem como zero ´0´ ??? se sim como se faz isso?

Banco: Firebird 1.5
Gerenciador: Interbase 6
delphi : 7

abraços!


Mahdak

Mahdak

Responder

Posts

16/01/2006

Luciano Edgard

alguem sabe me dizer se existe alguma condição para que se uma tabela minha estiver vazia, entao todos os campos da primeira linha dela fiquem como zero ´0´ ??? se sim como se faz isso? Banco: Firebird 1.5 Gerenciador: Interbase 6 delphi : 7 abraços!


bom se entendi sua duvida voce podera fazer da seguinte forma:
* o resultset tem uma propriedade que é a RecordCount, caso ela seja zero entao a tabela ou a query esta vazia;
* e para inserir zero use faca um procedimento que podera ser chamado n vezes.
Ex.: query1.close;
query1.sql.clear;
query1.sql.addstring(´insert into minha_tabela (campo1,campo2,campo3,campon...) values (0,0,0,0n...)´);
query1.execsql;

Obs.: utilize uma query da paleta bde


Responder

17/01/2006

Mahdak

[quote:e216ad5e4f=´Luciano Edgard´][
bom se entendi sua duvida voce podera fazer da seguinte forma:
* o resultset tem uma propriedade que é a RecordCount, caso ela seja zero entao a tabela ou a query esta vazia;
* e para inserir zero use faca um procedimento que podera ser chamado n vezes.
Ex.: query1.close;
query1.sql.clear;
query1.sql.addstring(´insert into minha_tabela (campo1,campo2,campo3,campon...) values (0,0,0,0n...)´);
query1.execsql;

Obs.: utilize uma query da paleta bde[/quote:e216ad5e4f]

Até pensei em fazer isso, do tipo

if tabela.fields[0].asInteger = null then
benig
query1.sql.clear;
query1.sql.addstring(´insert into minha_tabela (campo1,campo2,campo3,campon...) values (0,0,0,0n...)´);
query1.execsql;
end;


Porem eu precisaria de algo do tipo que o banco mesmo fizesse, como por exemplo usar alguma funçao na criação da tabela onde existisse um minimo valor para cada campo da tabela, onde esse minimo valor fosse zero...

Abraços


Responder

17/01/2006

Macario

Olá,

Creio que isso não é possivel.

Pois se a tabela esta vazia [b:26d5122fdc][color=orange:26d5122fdc]Tabela.isEmpty[/color:26d5122fdc][/b:26d5122fdc], não tem como mostrar ´zeros´ em componentes Dataware.


if Tabela.isEmpty then
  ShowMessage(´Tabela vazia´);



Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar