Fórum Conectando um aplicativo delphi a um banco na web #256550

28/10/2004

0

Alô Galera sou novo por aqui, se fosse possível gostaria q alguém me indicasse um tutorial ou algum q livro q ensina-se a ligar um aplicativo delphi q até então usava um banco local e agora usará um banco na web, agradecido deste já aguardo respostas.
Artur

Arturcr

Arturcr

Responder

29/10/2004

Weber

Primeiro você precisa definir que banco de dados pretende usar, depois procurar servidores que deem suporte ao banco escolhido.

A partir daí a maneira de se conectar com o banco é da mesma forma como quando em banco local. O que muda é só o caminho do banco de dados.

Responder

Gostei + 0

29/10/2004

Arturcr

Caso tenha escolhido o Mysql ou até mesmo Acess eu teria q alterar todo o código antigo? ou só adaptar o caminho? gostaria q me indicassem tutorias referente ao assunto. Agradecido desde já.

Artur

Responder

Gostei + 0

29/10/2004

Vinicius2k

Colega,

Tecnicamente, não existem diferenças entre se conectar a um banco de dados (SGBD) numa LAN ou na Web... os princípios são os mesmos, mas a regra principal é que as normas para desenvolvimento Cliente/Servidor devem ser utilizadas ao máximo, devido à limitação de velocidade da internet comparada com a LAN... então fazer um ´select * from tabela´ (sem where) na web é mortal...

Como o colega Weber já lhe informou seu provedor de serviços terá que disponibilizar o serviço... mas, normalmente, existe um problema nisso :
Os provedores de serviços não costumam, não gostam e muitos não permitem, sob nenhuma hopótese, o acesso ao banco de dados de conexões vindas de fora da rede deles, vc vai ter que solicitar a liberação do acesso externo ao banco.

Quando se fala em acesso à banco de dados na Web entenda como Servidores SQL, portanto, descarte qualquer possibilidade de acesso à bancos desktop como Access, Paradox, DBase, etc, através de aplicações Delphi. Estes bancos exigem uma conexão via caminho UNC (´c:\pasta\nomedobanco.mdb´) não permitindo endereços do tipo URL.

Quanto a adaptação de código, depende que qual banco vc está utilizando atualmente, para verificar as modificações... dependendo do banco, podem ser muitas... se não quiser fazer alterações terá que escolher para web o mesmo banco utilizado atualmente, só modificando o caminho, mas respeitando o que eu mencionei acima...

Sobre material, são exatamente as mesmas técnicas utilizadas para acesso local ou LAN... considerando não seja um banco de dados desktop...

Espero ter ajudado...
T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Thomaz_prg

Colega Vinicius,
Apenas para fins de teste, eu coloquei uma base de dados access no FTP da minha empresa e tentei acessar via ADO (Utilizo Delphi 7 Enterprise), e consegui consultar os dados colocados nesta base de dados. Ficou muuuuuiiiito lento, mas consegui consultar. Comovocê mencionou que, não é possível o acesso de BD Access, eu gostaria de saber, se está particularidade (de ter conseguido consultar), é porque eu estava na mesma rede, ou o acces só acessa para consulta,nao permitindo edições??

Desculpe se a pergunta parece boba, mas é que sou leigo no assunto.

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Vinicius2k

Bem Thomaz...
Eu, de certa forma, estou surpreso com isso...
Na string de conexão qual o caminho que vc informou ?

T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Thomaz_prg

Bom, eu simplesmente dei 2 cliques sobre o componente ADOConnection, selecionei Microsoft Jet 4..., e ao clicar sobre os 3 pontinhos (para selecionar onde estáa base de dados), tinha um atalho para o site de FTP. Selecionei este atalho e apareceu o arquivo que eu tava querendo (base de dados). Então selecionei o mesmo, em Avançados marquei a opção READ (testei com outras opções mas deu erro), e pronto. Conectei, usando um ADOTable. Vi todo o conteudo de uma tabela em um DBGrid. Só que não conseguia alterar nem gravar nada.

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Gandalf.nho

De qualquer maneira, como o colega Vinícius falou, bases de dados locais como Access, Paradox e similares não são recomendadas para esse tipo de uso (mesmo funcionando). Use uma base Cliente-Servidor como MySQL, IB/FB, Oracle, PostgreSQL, SQL Server ou similares.

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Vinicius2k

Ainda não consegui testar num FTP para verificar como, exatamente, funcionou...
Até onde eu sabia, um caminho http não é aceito, mas nunca vi nada sobre caminhos ftp...

T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2004

Weber

O problema de conectar por FTP é que o usuário que estiver conectando terá que ter acesso total ao banco e dessa forma ele poderá apagar o arquivo (por exemplo) usando qualquer programinha de ftp.

O nivel de segurança seria zero.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar