Conectar servidor através do endereço IP

23/06/2012

0

boa noite pessoal,
Sou novo no assunto de vb.net/SqlServer
Trabalho com mainframe onde todo o ambiente é preparado por profissionais específicos; portanto não conheço nada da parte prática de conexão.

Méu problema:
Através do visual studio 2010 eu crio conexões a banco e consigo fazer neste as operações de banco.
Acontece que, da forma que estou trabalhando, o projeto exige que o banco esteja copiado na pasta bin.

Portanto fica uma base sem utilidade.
Gostaria da saber se podem me ajudar expicando como conecto o banco, sendo ele externo ao projeto.
Não sei nem como descobrir o IP do sqlserver.
Tem um sqlexpress pré instalado junto com o visual studio.
Instalei também o ms sqlserver 8 e o mssql server 2012.
Agradeço se puderem me ajudar.

Abraço
Sidnei
Sidnei

Sidnei

Responder

Posts

24/06/2012

Rodrigo Odasaki

Em um servidor, você pode ter diversas instâncias do SQL Server instaladas. No servidor que está instalado o SQL Server, abra o SQL Server Configuration Manager, geralmente ele está em Todos os programas > Microsoft SQL Server 2008 > Configuration Tools > SQL Server Configuration Manager.

Em Serviços do SQL Server, localize a instância desejada e veja qual o nome que está aplicado.

Se você tiver mais de uma instância, pode ser que para se conectar, precise colocar o nome da máquina antes:

Então você pode executar no cmd um hostname e obter o nome do servidor

Ficaria assim: nomeservidor\nomeinstancia (barra invertida).

Você pode criar uma conexão com o servidor direto pelo web.config ou em uma classe.

Este site pode ajudar você a obter a string de conexão correta: http://connectionstrings.com/

Se você for acessar um banco que esteja em outro servidor, você vai precisar colocar o ip, e se a instância não for o default, vai precisar colocar ip\instancia e também configurar(permitir) o acesso servidor sendo (firewall e etc).

Você pode testar sua conexão por um assistente no windows, basta abrir o bloco de notas, clicar em salvar como, e nomear para teste.udl, execute e forneça as informações necessária para se conectar ao banco.
Responder

24/06/2012

Sidnei

Rodrigo, obrigado pelas dicas.
Ainda não posso dizer que meu problema está resolvido, pois depende muito de mim.
É necessário estudar bastante, pois como já disse, sou do mundo mainframe
Devagar eu chego lá.

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar