Fórum Conexao Banco SQL SERVER [Resolvido] #569573

09/04/2009

0

Bom dia, estou com o seguinte problema. Preciso conectar a um banco SQL SERVER 2000 que esta em um servidor. Estou fazendo assim:

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class ConnectionFactoryTeste {

private static Connection con;

public static Connection getConnetion() {

try {
			Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver");
			con = DriverManager
					.getConnection(
							"jdbc:jtds:sqlserver://servidor:porta;DatabaseName=nome",
							"usuario", "senha");
			System.out.println("Conexao ok");

} catch (ClassNotFoundException e) {
			e.printStackTrace();
		} catch (SQLException e) {
			e.printStackTrace();
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}

return con;

}
}
Mas ele sempre retorna: java.lang.ClassNotFoundException: net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source) at java.lang.Class.forName0(Native Method) at java.lang.Class.forName(Unknown Source) at banco2.ConnectionFactoryTestegetConnetion(ConnectionFactoryTeste.java:14) at banco2.ConnectionFactoryTeste.main(ConnectionFactoryTeste.java:34) Como eu faço para da minha maquina conseguir conectar a uma base de dados no servidor? O que estou fazendo de errado? Obrigado :hauhau: Pessoal, desculpem a ignorancia, é que eu estava acostumado com MySQL e esqueci de importar o Driver... Quem tiver o mesmo problema e so baixar o driver no site: http://jtds.sourceforge.net Vlw
Mabiel

Mabiel

Responder

09/04/2009

Carlos Heuberger

O erro indica que ele não está encontrando a classe do Driver. Como voce fez para instalar o Driver? Seguiu as instruções de instalação (deve ter em algum lugar)? []]
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Carlos Heuberger

[quote="FAQ do jtds"]... Why do I get a ClassNotFoundError when calling Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver")? ClassNotFoundError is thrown by the classloader when it can not find a certain class. In this case it's the net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver class, which means that jtds.jar is not in the classpath. If you are getting this in an application, start your application with java -cp <path_to_jtds>/jtds.jar <main_class> If you experience this problem in a servlet/JSP you will have to add jtds.jar to your web application's class path (e.g. by editing the application's web.xml file or by copying the jar into the application's/server's /lib directory). Note: The name of the jTDS jar file may be jtds-1.2.jar or something similar. If that's the case, replace jtds.jar in the above example with jtds-1.2.jar or whatever your specific file name is. ...
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Mabiel

[quote="simu"]O erro indica que ele não está encontrando a classe do Driver. Como voce fez para instalar o Driver? Seguiu as instruções de instalação (deve ter em algum lugar)? []]
E a mesma coisa do MySQL. Você baixa o jar no site que eu passei (parte de downloads e pega o jtds-1.2.2-dist dentro vira o jtds-1.2.2.jar), vai no projeto -> properties -> Java Build Path - > Libraries - > ADD EXTERNAL JARS Escolhe o jar do driver e pronto =)
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Tixa

ola pessoal eu estou com o mesmo problema, apesar de ja ter feito o add external jars... mais alguma sugestão?
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Carlos Heuberger

[quote="tituga"]ola pessoal eu estou com o mesmo problema, apesar de ja ter feito o add external jars... mais alguma sugestão?
quando que dá o erro? ao rodar no eclipse? rodando no DOS? qual o erro, poste o StackTrace para a gente poder verificar? []]
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Tixa

quando coloco a aplicação a correr no eclipse... estou a usar como driver com.microsoft.sqlserver.jdbc e como url :jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/[data base] os erros sao:
java.lang.ClassNotFoundException: com.microsoft.sqlserver.jdbc.Driver
	at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
	at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
	at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
	at java.lang.Class.forName0(Native Method)
	at java.lang.Class.forName(Unknown Source)
	at pt.ConvBD.BD.CriarLigacao(BD.java:32)
	at pt.Interface.Janela.Conectar(Janela.java:104)
	at pt.Interface.Janela.ConectarOrigem(Janela.java:118)
	at pt.Interface.Janela.access$6(Janela.java:116)
	at pt.Interface.Janela$11.widgetSelected(Janela.java:458)
	at org.eclipse.swt.widgets.TypedListener.handleEvent(TypedListener.java:227)
	at org.eclipse.swt.widgets.EventTable.sendEvent(EventTable.java:66)
	at org.eclipse.swt.widgets.Widget.sendEvent(Widget.java:938)
	at org.eclipse.swt.widgets.Display.runDeferredEvents(Display.java:3682)
	at org.eclipse.swt.widgets.Display.readAndDispatch(Display.java:3293)
	at pt.Interface.Janela.main(Janela.java:166)
java.lang.NullPointerException
	at pt.Interface.Janela$4.modifyText(Janela.java:281)
	at org.eclipse.swt.widgets.TypedListener.handleEvent(TypedListener.java:166)
	at org.eclipse.swt.widgets.Widget.sendEvent(Widget.java:962)
	at org.eclipse.swt.widgets.Widget.sendEvent(Widget.java:943)
	at org.eclipse.swt.widgets.Combo.removeAll(Combo.java:1172)
	at pt.Interface.Janela.ListarTabelas(Janela.java:137)
	at pt.Interface.Janela.ConectarOrigem(Janela.java:119)
	at pt.Interface.Janela.access$6(Janela.java:116)
	at pt.Interface.Janela$11.widgetSelected(Janela.java:458)
	at org.eclipse.swt.widgets.TypedListener.handleEvent(TypedListener.java:227)
	at org.eclipse.swt.widgets.Display.runDeferredEvents(Display.java:3682)
	at org.eclipse.swt.widgets.Display.readAndDispatch(Display.java:3293)
	at pt.Interface.Janela.main(Janela.java:166)
alguem ajude por favor...
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Dalton

Tchê, se tu tá usando o driver da microsoft, como que tu vai usar uma String de conexão de outro driver??? Te decide, ou tu usa o driver JTDS com a String JTDS ou o da MS com a URL da MS. [url=http://www.google.com/custom?domains=www.javafree.org&client=pub-9439984557405450&forid=1&channel=3968543974&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&flav=0000&sig=oOOd2vDuykmKbFxG&cof=GALT%3A%230066CC%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23999999%3BVLC%3A336633%3BAH%3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3AFFFFFF%3BALC%3A0066CC%3BLC%3A0066CC%3BT%3A000000%3BGFNT%3A666666%3BGIMP%3A666666%3BLH%3A50%3BLW%3A99%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.javafree.org%2Fdependencias%2Fmisc%2Flogo4google.gif%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.javafree.org%3BFORID%3A1&hl=pt&sitesearch=www.javafree.org&q=sql+server&sa=Pesquisar]Veja aqui no fórum alguns exemplos de conexão com o MS SQL Server.[/url] [url=http://www.google.com/custom?domains=www.javafree.org&client=pub-9439984557405450&forid=1&channel=3968543974&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&flav=0000&sig=oOOd2vDuykmKbFxG&cof=GALT%3A%230066CC%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23999999%3BVLC%3A336633%3BAH%3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3AFFFFFF%3BALC%3A0066CC%3BLC%3A0066CC%3BT%3A000000%3BGFNT%3A666666%3BGIMP%3A666666%3BLH%3A50%3BLW%3A99%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.javafree.org%2Fdependencias%2Fmisc%2Flogo4google.gif%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.javafree.org%3BFORID%3A1&hl=pt&sitesearch=www.javafree.org&q=sql+server&sa=Pesquisar]SQL Server.[/url]
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar