Conexão com banco de dados

11/01/2011

0

Eu tenho uma aplicação em Delphi. Não é uma aplicação grande, ela é pequena. Umas 34 tabelase mais umas 30 telas, além de 15 relatórios. Como é uma aplicação pequena, resolvi passar para Java, pois eu estou aprendendo Java(Web, JSF, Hibernate,JPA,Struts e etc...). Baixei um exemplo que um colega aqui me passou sobre JSF e agregados e resolvi estudar esse exemplo e por ele ir montando o meu projeto. Tenho, claro, diversas dúvidas. Algumas vou conseguindo tirar e outras não, aí apelo a vocês. Uma coisa me intriga. Para cada tabela no banco de dados, terei que criar uma classe de conexão para inserção, consulta, deleção e atualização? Ou tem como criar uma classe, tipo genérica, e que essa classe possa "falar" com todas as tabelas de meu banco?(lembrando, que cada tabela tem atributos e tipos de dados diferente um do outro, é óbvio)
Pjava

Pjava

Responder

Posts

11/01/2011

Davi Costa

O ideal é que cada tabela tenha uma classe, para mapeamento do Hibernate,
não para o CRUD.
Como vc está fazendo sua arquitetura, vc pode criar uma classe que receba uma Entidade (Classe que representa uma tabela no banco) e nela vc faça o CRUD completo e todo mundo que precisar dela vc instanciar essa classe genérica pasando a entidade que vc quer trabalhar no CRUD. Dái vc tem que usar todos seus conhecimentos de padrões, criar factories e por aí vai. podendo até partir para injeção de dependências com algum framework (Por exemplo Spring).
Vc vai fazer isso com genéricos que surgiu a partir do java 5.
Para maiores informações sobre Genéricos:

https://www.devmedia.com.br/post-18757-Desmistificando-a-Certificacao-SCJP6-Parte-II.html

Espero ter ajudado.

Responder

11/01/2011

Davi Costa

Só complementando,
algumas tabelas que só fazem o relaciomento ManyToMany não precisam ter uma classe só para elas, tem como fazer seu mapeamento por u dos lados do ManyToMany.. Essas tarefas (mapeamento de banco em entidades) não é um serviço tão simples. Exige uma certa experiência (na verdade muita experiência, conceitos de validação, classes Wrappers e por aí vai).

Existem algumas ferramentas como NetBeans IDE que fazem isso automaticamente fazendo uma conexão com o banco, mas eu n recomendo pois suas soluções são bem genéricas e não atendem a necessiadade real da aplicação, não gerando o mapeamento de modo a aproveitarmos o Hibernate(ou JPA) da melhor forma ou de forma mais performática, é o preço que essas ferramentas pagam por ser genéricas.

Att Davi

Responder

13/01/2011

Pjava

Só complementando, eu mapeio as entidades individualmente, e na classe do CRUD eu chamo aquela que vou usar e faço o que eu tenho que fazer(Insert,Update,Delete,Select e etc...), é isso?
Responder

13/01/2011

Davi Costa

Exatamente.
Se vc entendeu o conceito de Genéricos, rapidim vc vai sacar como fazer.
Espero ter ajudado

Att Davi
Responder

26/01/2011

Dyego Carmo

Veja a serie de video aulas "Desvendando o JPA" , no meu devspace... vai pegar rapidinho como brincar com banco de dados em java !

Responder

26/01/2011

Pjava

Como eu faço para ver seus vídeos sobre JPA?
Responder

11/02/2011

Dyego Carmo

www.devmedia.com.br/dyego
Responder

14/02/2011

Davi Costa

Fala grande Paulo,
caso tenha resolvido essa pendência, favor fechar.
Abcs.
Responder

14/02/2011

Pjava

Não, ainda resolvi. falo de usar o Hibernate e JPA, dessa forma não. Eu havia parado, fiz um teste com JDBC puro, que gerou outro post e q já resolvido e agora vou voltar a esse tópico, pois quero entender de Hibernate e JPA.
Responder

14/02/2011

Davi Costa

Pois cara,
pode contar com minha ajuda para qualquer dúvida.

Att Davi
Responder

14/02/2011

Pjava

Muito obrigado mesmo e que Deus abençoe a você e aos demais que também pensam assim, em ajudar.Fico feliz em ler isso. Já me sinto bem à vontade com Java. Só falta agora é entrar alguns projetinhos, para nos dar mais sustentação com a ferramenta. Tenho um aqui, mas preciso de mais. Só assim, irei realmente aprender na prática, q é a melhor forma de se aprender.
Responder

17/02/2011

Vitor Marabiza

paulo, cara  tem como vc me passar esse projeto que seu amigo te passou   comçei a pouco tempo com web   mando por email   valeu   vcarretero@sistran.com.br
Responder

17/02/2011

Pjava

Vitor, esse é o o link do projeto que eu utilizei para aprender jsf e outrops mais.

http://serjaum.wordpress.com/2009/09/15/jsf-aplicacao-pratica-utilizando-richeditor/
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar