Fórum Conexão com Banco FB muito lenta.. #47616
22/10/2004
0
Tenho um banco de dados Firebrid, que roda no servidor da matriz da empresa, nas filiais, o acesso é feito via InterNet, mas acontece que esse acesso está muito lento..
O que poderia ser??
Como resolver este problema?
Cabelo
Cabelo
Curtir tópico
+ 0Posts
22/10/2004
Afarias
Lembre q pela internet a veocidade/banda de tráfego de rede é MUITO menor q numa rede local! Sua aplicação deve estar preparada seguindo todos os conceitos C/S e mais um pouco para poder corretamente usar uma rede tão limitada.
Além disso, uma forma de melhorar um pouco esse tráfego e ainda dar segurança aos dados é usar um túnel seguro!
T+
Gostei + 0
22/10/2004
Cabelo
tudo bem?
Meu caro é o seguinte.. o que está lento na verdade são as consultas, mas o problema mais sério na veradde são os EecSQL´s.. demoram uma eternidade, isto quando não trava o micro..
Tem demorado uns 10 min.. mais ou menos para gravar um registro de 15 campos em uma tabela ´leve´..
Não sei o que fiz errado.. mas gostaria de saber se tem alguma configuração no FireBird que aumente a velocidade.. pq assim não vou ter condições de utilizar o acesso via InterNet..
Aqui na rede local, o sistema roda uma maravilha...
Vc comentou sobre um túnel seguro.. o q seria isso..?
Estou conectando o banco de dados diretamente na Internet, através do número do IP do servidor..
É assim que devo fazer?
Cabelo
Gostei + 0
22/10/2004
Afarias
tudo
|Meu caro é o seguinte.. o que está lento na verdade são as consultas,
|mas o problema mais sério na veradde são os EecSQL´s.. demoram uma
|eternidade, isto quando não trava o micro..
Como supus na mensagem anterior.
|Tem demorado uns 10 min.. mais ou menos para gravar um registro de
|15 campos em uma tabela ´leve´..
Para gravar um registro tenho certeza q é muito rápido, seu problema deve ser q vc está fechado e abrindo a query para atualizar, não???
|Aqui na rede local, o sistema roda uma maravilha...
hehehe... são especificações *MUITO* diferentes... sair de uma rede com 10 ou 100Mbs (ou 1000 ;)) para uma de ... sei lá... 256kbps???
|Vc comentou sobre um túnel seguro.. o q seria isso..?
um túnel seguro é uma aplicação q ´intercepta´ as transmições TCP da sua aplicação, criptografa e compacta elas e então envia -- essa aplicação tb é cliente/servidor precisando estar instalada dos 2 lados.
Algums túneis seguros são::
ZeeBeeDee e STunel
tem até um artigo traduzido sobre a aplicação do ZeeBeeDee com FB no site http://www.firebase.com.br/ se não me engano
|É assim que devo fazer?
primeiro de tudo, re-avalie sua aplicação -- uma aplicação feita para rede local não está necessáriamente pronta para trabalhar na Internet! Muitos conceitos devem ser aplicados ai -- o lance é ter em mente q a rede é um recurso escasso, vc deve utiliza-lo com muito cuidado
Imagine q vc é o seu sistema, e q vc estava trabalhando em uma capital qualuer do litoral (rede local) e agora está tendo q trabalhar no sertão árido do NE (internet) -- como vc vai tratar a água (tráfego) disponível?? do mesmo modo?
;)
T+
Gostei + 0
22/10/2004
Camilo
atenciosamente
camilo_meganews@hotmail.com
Gostei + 0
25/10/2004
Cabelo
Entendi que a conexão seria mais lenta, mas tão mais lenta assim ?
O meu problema então seria com a programação do executável...
Vc tem alguma sugestão (ou outro caminho) para eu maximizar a velocidade.., mesmo que seja por outras forma de Conexão..?
Cabelo
Gostei + 0
25/10/2004
Afarias
dependendo da demanda de rede da aplicação vc vai sentir mais ou menos! 256Kbps (admitindo q vc tenha banda larga) é *MUITO* menos q 100Mbps não é?
|O meu problema então seria com a programação do executável...
a maior parte dele, provavelmente.
|Vc tem alguma sugestão (ou outro caminho) para eu maximizar a
|velocidade.., mesmo que seja por outras forma de Conexão..?
Como disse::
1- utilize sempre técnicas C/S em sua aplicação (à exaustão!)
2- aplique um túnel seguro entre as estações (remotas) e o servidor
Também ajuda:
3- ter um servidor dedicado e dimensionado para sua demanda
4- utilizar as melhores conexões possíveis -- evitando sempre conexões discadas (56kbps)
T+
Gostei + 0
25/10/2004
Cabelo
Consegui baixar o Zebedee.. como vc me sugeriu..
Tentei inicializá - lo e não aconteceu nada..
Como devo utilizá - lo??
Não conheço nada sobre zebedee...
Agradeço muito a sua ajuda..
Cabelo
Gostei + 0
25/10/2004
Afarias
espero q ajude!
T+
Gostei + 0
26/10/2004
Cabelo
É o seguinte :
Instalei o zebedee no servidor e fiz a configuração do zebedee server, e fiz a mesma coisa no client, e fiz a configuração.. não mudou nada a velocidade da conexão.. será q fiz tudo certo??
Obs : Na instalação não houve diferenças na instalação dos módulos server e client, a diferença está na configuração..certo???
Gostei + 0
29/10/2004
Cabelo
Gostei + 0
30/10/2004
Afarias
O Zeebeedee é uma ajuda apenas!
T+
Gostei + 0
01/11/2004
Cabelo
mas..
tem algumas consultas que devem ser grandes..
por exemplo uma consulta a tabela de clientes..
Como irei fazer para aparecer todos os clientes utilizando uma condição where, entre outros..?
Gostei + 0
01/11/2004
Afarias
Porque vc não lista apenas 1 cliente?? (o q o usuário vai trabalhar!) -- ou uma lista de 20 em 20... ?? Ou apenas os 10 de um determinado filtro??
As possibilidades estão ai!
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)