GARANTIR DESCONTO

Fórum Conexão Firebird e Java (Via JDBC) #566981

09/04/2009

0

Já baixei vários drives JDBC (uns 5) baixei NetBeans 4.0 e 3.6 e dois BDs (MySQL e Firebird). Estou no momento com o Firebird, configurado e funcionando, inclusive na minha aplicação em JAVA, via ODBC, mas nos exemplos que vi aq em alguns tuto, a classe era definida pelo IP do servidor, mas desta forma eu nao consigo. Jeito que eu fiz.
Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver").newInstance();
String url = "jdbc:odbc:SPZSYS";
Connection con = DriverManager.getConnection(url,"SYSDBA","123242");
Jeito que eu nao consigo fazer.
url = "jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:/java/projauto/bd/ProjAuto.fdb";
drive = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";
Preciso muito da ajuda de vcs, pois não vejo mais soluções pra esse problema. :arrow: Alguém que tenha conseguido configurar e possa me ajudar, ou dar um dica que me ajude. Abraços pessoal, até mas... Rafael.
Rpizao

Rpizao

Responder

09/04/2009

Claudio Paranhos

[quote="rpizao"]
url = "jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:/java/projauto/bd/ProjAuto.fdb";
Preciso muito da ajuda de vcs, pois não vejo mais soluções pra esse problema. :arrow: Alguém que tenha conseguido configurar e possa me ajudar, ou dar um dica que me ajude. Rafael.
Qual é o erro que está dando ? Mas vamos lá, tente desta forma:
url = "jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:java/projauto/bd/ProjAuto.fdb";
Sem a barra "/" antes do caminho para o banco.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

Cara, continua......o erro ocorre na definição Class.forName(drive); Da o seguinte erro:
java.lang.ClassNotFoundException: org.firebirdsql.jdbc.FBDriver

Conto com a tua ajudai cara... Abraços. Rafael.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Cybermix

o .jar do driver tem que estar no seu classpath :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

[quote="cybermix"]o .jar do driver tem que estar no seu classpath :!:
Como assim cara?!? Desculpa minha ignorancia... :cry: :wink: Por via das dúvidas coloquei em dois locais, no classpath do meu projeto (C:\PROJETOS_JAVA) e no jdk (C:\j2sdk...\bin). Continua o problema... Cara, se tu puder me ajudar, to achando q eu nao estou com drive certo, me manda o drive ou diz ond posso baixa-lo, um q tu saiba q funcione, e ai sigo os mesmos passos q vc usou. Valeu cara, to no teu aguardo ai. Abraços. Rafael. :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Kuesley

Caindo de para-quedas, meu baixe este aki: http://www.atimonet.com.br/kuesley/JavaFree/firebirdsql-full.jar Esse funciona posso te garantir ! hehehe Se tu nao conseguir fala que passamos o caminha das pedras... :o :o
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

To enrolado mano.... :x Como eu identifico onde é meu classpath? Já coloquei na pasta onde estão os .class, na pasta do banco e nada... Continua dando o mesmo erro... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: To quase desistindo cara.....vou fazer enfermagem... :arrow:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Cybermix

duas maneiras de executar os jars uma delas é ir no prompt e digitar java -cp arquivo.jar;. Programa.java outra maneira é: dentro do arquivos de programas tem a pasta JAVA e dentro dela tem a pasta jre/lib/ext coloque seu .jar la :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

Eu to usando jdk 1.4, fui lá no diretório dentro dele (jre/lib) e colei o firebirdsql-full.jar, cedido ai pelo kuesley. E agora peixe?! Qual o procedimento....tentei executar via comando e e deu esse erro.
Exception in thread "main" NoClassDefFoundError: Endereço_Que_eu_dei
Eu tenho que executa-lo dentro dessa pasta? Valeu pessoal pela ajuda e conto com vcs. Abraços... Rafael.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Claudio Paranhos

[quote="rpizao"]Eu to usando jdk 1.4, fui lá no diretório dentro dele (jre/lib) e colei o firebirdsql-full.jar, cedido ai pelo kuesley. E agora peixe?! Qual o procedimento....tentei executar via comando e e deu esse erro.
Exception in thread "main" NoClassDefFoundError: Endereço_Que_eu_dei
Eu tenho que executa-lo dentro dessa pasta? Valeu pessoal pela ajuda e conto com vcs. Abraços... Rafael.
Cara, passei pela mesma situação que vc, então eu sei o que é isso. Então vamos lá, desde o início, passo a passo. Primeiro vc deve baixar o driver jdbc para o firebird: - FirebirdSQL-1.5.0RC2JDK_1.4 - que pode ser encontrado em: [url]http://www.firebird.com.br/download.php?file=5[/url] Então vc deve descompactar o arquivo que baixou e sugiro que vc crie uma pasta no raiz, não sei qual o seu SO, mas por exemplo no Windows: c:\drivers e copie para lá os seguintes jars, que estão lá no arquivo que vc descompactou: - firebirdsql.jar - jaas.jar - log4j-core.jar - mini-concurrent.jar - mini-j2ee Depois vc deve incluir estes 5 arquivos na sua classpath. Mas, para tanto depende do SO que vc esta usando: No Win 98 e 2000 basta vc editar o autoexec.bat Já no XP vc tem que acessar as propriedades do "meu computador", e na aba "avançado" clicar em variáveis de ambiente e lá incluir os drivers. Ah, leia os tutoriais e alguns tópicos aqui do forum, acho que irá te ajudar. [url]http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=1359[/url] [url]http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=9205[/url] Qualquer problema, poste aqui.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

Falai cara, po vi lá......passou um sufoco pra conseguir..... To usando o Win98 peixe, tentei definir o class path direto no autoexec, mas quando rodo da a mensagem de "erro de syntax". Tai como estou fazendo.
SET CLASSPATH: %CLASSPATH%;.; C:\j2sdk1.4.2_04\bin; C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin; C:\Drivers\firebirdsql.jar; C:\database\;.
Valeu cara pela ajuda e conto contigo ai pra conseguir... Abraços... Rafael
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Claudio Paranhos

[quote="rpizao"]Falai cara, po vi lá......passou um sufoco pra conseguir..... To usando o Win98 peixe, tentei definir o class path direto no autoexec, mas quando rodo da a mensagem de "erro de syntax". Tai como estou fazendo.
SET CLASSPATH: %CLASSPATH%;.; C:\j2sdk1.4.2_04\bin; C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin; C:\Drivers\firebirdsql.jar; C:\database\;.
Valeu cara pela ajuda e conto contigo ai pra conseguir... Abraços... Rafael
tente assim:
set classpath=.;C:\j2sdk1.4.2_04\bin;C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin;C:\Drivers\firebirdsql.jar;
1 - vc deve colocar "=" depois do set classpath e não ":" 2 - Deve incluir o ".", pois significa o diretório corrente 3 - Não deixe espaço em branco. 4 - Não precisa "%CLASSPATH%", pois é utilizado apenas quando editamos a variável através de linha de comando 5 - Não precisa colocar "." (ponto) no início e no final 6 - Não esqueça de incluir os outros .jars (jaas.jar, log4j-core.jar, mini-concurrent.jar, mini-j2ee) Olha a minha classpath como está:
set classpath=.;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/tools.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/dt.jar;
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/htmlconverter.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib;
c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/rt.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/ext/pgjdbc2.jar;
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/firebirdsql.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/jaas.jar;
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/log4j-core.jar;
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/mini-concurrent.jar;
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/mini-j2ee.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/jdbc2_0-stdext;
Qualquer problema é só postar. :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

Cara, só uma dúvida minha. Essa parte do código significa o que velho?
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/tools.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/dt.jar; 
c:/j2sdk1.4.2_05/lib/htmlconverter.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib; 
c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/rt.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/ext/pgjdbc2.jar;
Tb tenho que fazer referência a estes arquivos? Dessa forma q vc me passou funcionou o classpath, mas o erro na conexão do banco continua. Do jeito que eu fiz.
set classpath=.;C:\j2sdk1.4.2_04\bin;C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin;C:\Drivers\firebirdsql.jar;C:\Drivers\jaas.jar;C:\Drivers\log4j-core.jar;C:\Drivers\mini-concurrent.jar;C:\Drivers\mini-j2ee.jar;
Valeu cara, obrigado pela ajuda. Rafael. :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Claudio Paranhos

Cara, só uma dúvida minha. Essa parte do código significa o que velho? Código: c:/j2sdk1.4.2_05/lib/tools.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/lib/dt.jar; c:/j2sdk1.4.2_05/lib/htmlconverter.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib; c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/rt.jar;c:/j2sdk1.4.2_05/jre/lib/ext/pgjdbc2.jar;
O único arquivo que deve estar na sua classpath é o tools.jar. Os outros estavam lá pois quando eu estava lendo a respeito de variáveis de ambiente acabei incluindo e esqueci de excluir.
Dessa forma q vc me passou funcionou o classpath, mas o erro na conexão do banco continua. Do jeito que eu fiz. Código: set classpath=.;C:\j2sdk1.4.2_04\bin;C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin;C:\Drivers\firebirdsql.jar;C:\Drivers\jaas.jar;C:\Drivers\log4j-core.jar;C:\Drivers\mini-concurrent.jar;C:\Drivers\mini-j2ee.jar;
Realmente eu tentei dessa forma e minha apliacação também não conseguiu achar o driver. faça o seguinte. Copie os 5 arquivos referentes ao firebird para dentro da pasta - c:\j2sdk1.4.2_04\lib E ao invés de incluir "C:\Drivers\firebirdsql.jar" na classpath, inclua c:\j2sdk1.4.2_04\lib\firebirdsql.jar. Faça isso para os 5 arquivos.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Rpizao

Cara, infelismente, nada... Meu Autoexec ta assim....
set classpath=.;C:\j2sdk1.4.2_04\lib\firebirdsql.jar;C:\j2sdk1.4.2_04\lib\jaas.jar;C:\j2sdk1.4.2_04\lib\log4j-core.jar;C:\j2sdk1.4.2_04\lib\mini-concurrent.jar;C:\j2sdk1.4.2_04\lib\mini-j2ee.jar;
Quando eu incluo o tools.jar ele da a msg "Sem espaço de ambiente". Po bicho, ta sinistro...não to conseguindo nem a pau.... :x
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Claudio Paranhos

Po bicho, ta sinistro...não to conseguindo nem a pau....
Cara, acho que vc viu que eu também tomei uma surra até conseguir. Demorei uns 10 dias. Só uma pergunta, depois de alterar a classpath (autoexec.bat) você está reiniciando sua máquina né ? Pois caso contrário não vai ter efeito nenhum. Faça o seguinte reinicie sua máquina e no prompt do DOS digite "set" e poste aqui o resultado do comando para que eu possa analisar.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar