Fórum Conexão Interbase c/ Transação, sem BDE, e apenas com código #43744

15/04/2004

0

Olá Galera, :D

Sou iniciante na programação com Interbase :oops: ... Estou utilizando Interbase 6 e Delphi 7.

Até hoje só fiz programas utilizando os componentes da paleta Interbase do Delphi... o que tornava as coisas bem práticas e fáceis...

Agora preciso criar um programa que faça a conexão com o banco de dados Interbase utilizando IBX, mas utilizando apenas código, sem adicionar componentes da paleta IBX. Portanto, agora dificultou um pouco na hora da configuração. Preciso utilizar TDataSet e TIBDatabase.

Além de tudo isso, preciso também me atentar para a Transação: Commit e Rollback e tratamento de erros.

Sei que estou pedindo demais, mas alguém pode me dizer como eu faço tudo isso, ou onde posso encontrar o que busco!? até agora só encontrei artigos que utilizam BDE e componentes Interbase...

Eu não preciso utilizar coisas do tipo: Transacao.StarTransaction; QryBusca.ExecSQL; DataBase.Connected:= True;?!?!?!
Tô ficando perdidinha...

E em que momento coloco todo esse código?! Eu queria mandar para uma função a StringSQL e se a transação deve Iniciar ou Terminar... Depois dentro desta função gostaria de conectar o banco, iniciar a Transação e executar a stringSQL e depois fechar a transação...

assim:

function TBD.ExecutaIBX(sSql: String; byTransacao: Byte): boolean;
begin
{
1: Inicia; 2: Encerra; 3: Inicia e Encerra; 0: Não altera o estado da Transação;
}

if byTransacao in [1,3] then
begin
//devo conectar
//devo iniciar uma trasação
end;
//devo excutar

if byTransacao in [2,3] then
begin
//devo dar um commit
//devo desconectar
end;

end;

Mas eu não sei como fazer tudo isso de forma que o processo não fique muito lento...

Obrigada, Pessoal!!! :wink:

Ellen_higashi

Ellen_higashi

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar