Fórum Conexão Interbase Windows p/ Interbase Linux - URGENTE #38735
15/09/2003
0
Desenvolvi um software em delphi 7 que usa interbase 6.5 no windows em rede, mas gostaria que o servidor fosse linux e o banco de dados interbase estivesse no linux, mas não consegui fazer funcionar, quais são os procedimentos corretos? Alguem poderia me ajudar?
PS. Estou compartilhando o arquivo .gdb com o Samba no Linux
Henriquell
Curtir tópico
+ 0
Responder
Vqds
Desenvolvi um software em delphi 7 que usa interbase 6.5 no windows em rede, mas gostaria que o servidor fosse linux e o banco de dados interbase estivesse no linux, mas não consegui fazer funcionar, quais são os procedimentos corretos? Alguem poderia me ajudar?
apos instalar o interbase server no linux, voce terar que compartilhar a pasta onde esta a base de dados no linux. no cliente voce terar que instalar a versao client do interbase e mapear a pasta que voce compartilha no linux (SAMBA). no client (\\192.168.0.1\:K:\DADOS\)
onde voce informa o IP do servidor e a letra do mapeamento utilizado na maq. cliente.
Responder
Gostei + 0
15/09/2003
Afarias
|apos instalar o interbase server no linux, voce terar que compartilhar a
|pasta onde esta a base de dados no linux. {...}
OOopppppsss....!! ** NÃO **
O Interbase é uma aplicação C/S e (sendo assim) *NÃO* precisa de nenhum compartilhamento (seja em Linux ou Windows) -- e até NÃO deve ser nunca utilizado compartilhamentos, por motivos de SEGURANÇA.
|no cliente voce terar que instalar a versao client do interbase e mapear
|a pasta que voce compartilha no linux (SAMBA).
Como dito acima :: NÃO -- o servidor SAMBA é *dispensável* -- e usar o mesmo servidor para arquivos e banco de dados, pode em geral acarretar perda de performance.
|no client (\\192.168.0.1\:K:\DADOS\) onde voce informa o IP do
|servidor e a letra do mapeamento utilizado na maq. cliente.
Com esta ´string de conexão´ citada (\\ip\caminho) vc estará usando NAMED PIPES (NetBIOS) que é um protocolo típico de servidores Windows e não ´UNIX´. Além disso o protocolo TCP oferece diversas vantagens que levam a maior performance.
Procure usar TCP/IP, com uma ´string de conexão´ do tipo ::
nome_ou_ip_servidor:/caminho/arquivo.gdb
ex::
192.168.0.1:/usr/dados.gdb
|gostaria que o servidor fosse linux e o banco de dados interbase
|estivesse no linux, mas não consegui fazer funcionar, quais são os
|procedimentos corretos? Alguem poderia me ajudar?
Instale o SERVIDOR (Interbase Server) no Linux, faça um backup (com a opção TRANSPORTABLE) de sua base de dados e restaure no Linux e conecte-se ao servidor com uma string de conexão como exemplificado acima.
Leia mais sobre instalação do IB em Linux aqui ::
http://www.firebase.com.br/
T+
|pasta onde esta a base de dados no linux. {...}
OOopppppsss....!! ** NÃO **
O Interbase é uma aplicação C/S e (sendo assim) *NÃO* precisa de nenhum compartilhamento (seja em Linux ou Windows) -- e até NÃO deve ser nunca utilizado compartilhamentos, por motivos de SEGURANÇA.
|no cliente voce terar que instalar a versao client do interbase e mapear
|a pasta que voce compartilha no linux (SAMBA).
Como dito acima :: NÃO -- o servidor SAMBA é *dispensável* -- e usar o mesmo servidor para arquivos e banco de dados, pode em geral acarretar perda de performance.
|no client (\\192.168.0.1\:K:\DADOS\) onde voce informa o IP do
|servidor e a letra do mapeamento utilizado na maq. cliente.
Com esta ´string de conexão´ citada (\\ip\caminho) vc estará usando NAMED PIPES (NetBIOS) que é um protocolo típico de servidores Windows e não ´UNIX´. Além disso o protocolo TCP oferece diversas vantagens que levam a maior performance.
Procure usar TCP/IP, com uma ´string de conexão´ do tipo ::
nome_ou_ip_servidor:/caminho/arquivo.gdb
ex::
192.168.0.1:/usr/dados.gdb
|gostaria que o servidor fosse linux e o banco de dados interbase
|estivesse no linux, mas não consegui fazer funcionar, quais são os
|procedimentos corretos? Alguem poderia me ajudar?
Instale o SERVIDOR (Interbase Server) no Linux, faça um backup (com a opção TRANSPORTABLE) de sua base de dados e restaure no Linux e conecte-se ao servidor com uma string de conexão como exemplificado acima.
Leia mais sobre instalação do IB em Linux aqui ::
http://www.firebase.com.br/
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)