Fórum Conexão lenta com interbase/firebird #47736

27/10/2004

0

Oi Pessoal. Apesar de esse tópico já ter várias respostas ninguem ainda
tocou no ponto focal da questão. Por que a conexão com BD
Interbase/Firebird é tão lenta ?. Não se trata de pesquisa ou qualquer
tipo de operação que se faça após a conexão. O problema é na conexão
mesmo !!. Tente criar um BD no servidor e, de uma estação qualquer
veja quanto tempo demora para executar a operação

SqlConnection1.Open;

ou

IBDataBase1.Open;

Com o MySql ou POstGreeSQL essa operação é quase imediata !.

Um abraço a todos !

Antseralves

Antseralves

Responder

27/10/2004

Afarias

engraçado... nunca me deparei com isso... na minha experiência é sempre ´imediato´.

Existem fatores q podem causar isso como: System Restore em sistemas operacionais como XP e Win2003, problemas na resolução do nome do servidor (DNS, etc...), primeira conexão do banco (alocação do cache) -- não seria algo assim q vc está experimentando?

T+

Responder

Gostei + 0

27/10/2004

Vinicius2k

Colega,

Isso depende de vários fatores que envolvem a rede e a própria aplicação, mas, em geral, existem 2 problemas mais comuns.

1. Extensão do arquivo do Banco de Dados.
Os Windows ME, XP e 2003 tem uma feature chamda ´System Restore´ que inclui os arquivos com extensão .GDB como arquivos protegidos do sistema fazendo backups regulares e tornando o primeiro acesso mais lento. Por isso a extensão foi alterada a partir do Firebird 1.5 (.FDB) e no Interbase 7 (.IB).
Se for seu caso, altere a extensão do Arquivo de Banco de dados e ajuste a sua aplicação para conectar-se ao arquivo com a nova extensão. Esta troca não influencia em nada o Banco de dados em si... é só uma convenção.

2. Utilização do nome do servidor na string de conexão.
A resolução do nome pode ser lenta, então utilize sempre diretamente o IP do servidor na conexão com o banco de dados...

Verifique se é um dos dois casos acima, caso não seja, dê mais detalhes do ambiente, da aplicação e do servidor para que tentemos ajudá-lo.

T+

Responder

Gostei + 0

27/10/2004

Bolus

Caro Colega,
Não sei se é seu caso, porem aconteceu comigo na semana passada...
Efetuando teste com um projeto novo, verifiquei que em uma maquina com WIN98Se ao conectar ao Servidor Linux, era quase instantanea a carga.... Porem em uma Máquina Windows XP era uma carroça. Obs.: era a mesma maquina onde acionava partições diferentes.
Depois de alguns testes, cheguei a seguinte conclusão...
O WinXP Service Pack 2, com o Firewall ativo ocassionava o problema, foi só desativar o Firewall e ficou com a performance do Win98Se....

Talvez isso possa auxiliar no seu problema, como disse anteriormente não sei se é o seu caso.....

Espero ter ajudado.....

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar