conexao multi-banco em n-camada (3 camadas, n-tier)

04/07/2008

0

Obrigado aqueles que possam ajudar.

A situação é a seguinte:
Hoje tenho uma grande aplicação nos moldes cliente servidor, onde disponibilizo a aplicação aos clientes que fazem o acesso direto ao banco.
Nesta aplicação configuro e faço conexão com vário bancos e de diferentes fornecedores, esta conexão é interna ou externa à rede da empresa, bastando o usuário escolher neste caso o tipo de serviço que deseja operar, a conexão fica transparente ao usuário, ele não sabe se está conectando internamente ou externamente ou se está usando o banco A ou B.

Porém resolvi migrar está aplicação para os moldes de 3 camadas e estou parado em um dilema.
Pois se a conexão fica em um servidor de aplicação que está ligado diretamente a um único servidor banco de dados e a um único banco de dados.
Como resolvo este problema para dar acesso ao usuário selecionar qual banco ele quer acessar ou deixar a aplicação servidora ser inteligente o suficiente para saber qual o banco o usuário selecionou e com isso ele efetuar a conexão com o mesmo.

O Delphi tem uma solução para este tipo de situação em multicamada?


Marcio.tenorio

Marcio.tenorio

Responder

Posts

04/07/2008

Emerson Nascimento

é possível fazer isso num servidor multicamadas. basta que você configure-o de modo a levantar uma instância por usuário.
minha aplicação funciona dessa forma que você mencionou. o mesmo servidor pode acessar n bancos de dados, em qualquer localização da rede.
um cliente pode conectar-se ao SQL Server na máquina X, outro pode conectar-se ao Oracle na máquina Y, enquanto outros podem conectar-se no Firebird que está na máquina Z (todos passando pela mesma aplicação servidora). a regra é você quem define.


Responder

07/07/2008

Marcio.tenorio

Ok. Entendi a idéia, mas como estou dando os primeiros passos, não sei ainda onde procurar melhores informações sobre o assunto. Procurei já em vários lugar mas o assunto é meio restrito.
Como faço para instanciar por usuário? Na criação da aplicação servidora ou quando registro no DCOM?
Ou, como consigo identificar qual usuário está se acessando o serviço para poder alterar ou designar determinada conexão com o banco?
De qualquer forma agradeço já mão.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar