Fórum Conexão remota firebird e delphi - Zebedee ou STunel #50809
02/05/2005
0
O Problema é o seguinte tenho uma aplicação que será utilizada em cidades diversas, e todas essas cidades estarão acessando um banco de dados localizado na minah cidade, o problema é que a conexão é muito lenta e me disseram para usar o Zebedee, mas não estou entendendo como configurar esta ferramenta e ouvi falar também do STune.
Gostaria de saber qual é o melhor e como consigo configura-los? quanto ao Zebedee já baixei artigos, já entrei no site do IBPhoenix e antes que me pergunter meu sistema esta muito bem estruturado na ideia de C/S.
Gostaria de uma resposta o mais urgente possível.
Danilo Leal
Dcpleal
Curtir tópico
+ 0Posts
02/05/2005
Cabelo
Resolví meu problema aqui criando uma VPN e usando o Zebedee, mas tive que aumentar a velocidade da conexão.
Qual o meio físico que você usa, e qual a velocidade?
Gostei + 0
02/05/2005
Dcpleal
Mas VPN não é de muito agrado para as pessoas, estava estudando de resolver isso via Web Service, mas estou aibnda estudando para aprender, então foi me sugerido utilizar o Zebedee, mas não estou conseguindo fazer a conexão e por isso precisava de uma auxilio viu
Aguardo respostas.
Danilo Leal
Gostei + 0
02/05/2005
Cabelo
Não entendí o motivo de não ser de agrado de muitas pessoas, utilizar VPN, já que dinamiza sua apkicação e aumenta o nível de segurança..
mas vamos lá..
com conexões discadas, você terá muitos problemas com a conexão, mesmo utilizando web services, já que temos rotina ´pesadas´ com os compoentntes delphi, para acesso discado. Com este tipo de acesso fica difícil criar uma aplicação com base de dados confiável e utilizar web services. Sugiro você repensar no que diz respeito a tipo de linguagem que você deseja utlizar, já que nesses casos eu utilizaria uma ferramenta mais maleável.
Qual tipo de aplicação você irá rodar?
Gostei + 0
02/05/2005
Dcpleal
não é por nada mas aquilo sim é lentidão, me corrija por favor se eu estiver errado.
bom quando ao webservice o fato é que eu utilizando isso o meu programa passará a rodar pelo browser e estará trabalhando de certa forma localmente.
é uma aplicação cliente / servidor, não muito grande, com acessos diários, em pelo menos 10 cidades.
Aguardo respostas.
Danilo Leal
Gostei + 0
02/05/2005
Cabelo
AVPN que existe no windows XP é extremamente lenta, mas a sua idéia principal, não é criar uma rede mais rápida.
Pense assim : Se eu tiver uma conexão sem desvios e que já existe na InterNet, para que eu crie um acesso ao BD é muito mas rápido certo?
Depois da VPN conectada tudo fica muito simples, você trabalha como se estivesse na Intranet, com a velocidade do seu upload.
Sugiro que você dê uma olhada neste site. É muito rico em informações deste tipo.
http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html
Quanto ao web services...
Você pode até rodar o programa ´localmente´, mas o fato é que ficaria bem mais leve se você utilizasse uma linguagem totalmente voltada para este fim (lembre-se, é só a minha opnião).
Mas de qualquer forma dê uma olhado no tópico que me referí anteriormente, me ajudou muito, e hoje eu rodo minha aplicação SIGA, em 5 filiais distintas aqui na empresa, sendo que duas delas são Internacionais.
Utilizo uma VPN criado por uma rede linux, e que funciona muito bem, nunca tive reclamaçãoes sobre lentidão. A velocidade é de 300/500 speedy (isto no servido) e 64/128 (nas filiais) a cabo.
Acredito que mesmo com uma aplicação Web Services do delphi, o acesso a banco de dados com rede discada não é viável.
Espero estar te ajudando.
Gostei + 0
02/05/2005
Dcpleal
Tentou algum outro tipo STunel?
podeira me ajudar a configura-lo?
Danilo Leal
Gostei + 0
02/05/2005
Cabelo
Podemos ir trocando idéias, já ví algo sobre zebedee..
Qual está sendo seu problema exatamente?
Gostei + 0
02/05/2005
Dcpleal
como seria para configurar o zebedee? precisa ter só no cliente? ou no cliente e no servidor? o que preciso colocar naum entendi direito a configuração, por favor ser puder me ajudar, ficaria muito grato...
Aguardo respostas.
Danilo Leal
Gostei + 0
02/05/2005
Vinicius2k
Apenas complementando e para esclarecer.
A ferramenta denominada ´Conexão de área de trabalho remota´ no Windows XP não é VPN. É o antigo ´Terminal Services Client´ utilizado nos Windows NT/2000 quando estes na plataforma ´Server´, rodam o serviço ´Terminal Server´.
E sim. É lento e existem solucões melhores como o Citrix Metaframe Server, mas não é o caso do que vc necessita. Este serviço é utilizado, principalmente, para administração remota, ou para aplicações em WANs com links dedicados de alta velocidade.
Em se falando de Windows, o serviço de VPN é instalado quando vc configura em um servidor Windows NT 4/2000/2003 o serviço de RAS (Remote Access Service).
Para ter uma VPN vc precisa de um servidor com IP fixo (ou uma alternativa para IP dinâmico) rodando o serviço de RAS.
As máquinas poderão conectar-se ao seu servidor através da internet, sendo autenticadas por usuário no seu Active Directory, por exemplo. Isto já garante a segurança, mas se quiser ´incrementar´ ainda mais, pode-se adotar sistemas de autenticação por Tokens como os da RSA ( http://www.rsasecurity.com ). Tenho alguns clientes que utilizam este tipo de autenticação, mas é uma solução, relativamente, cara.
O seu maior problema será, com certeza, a largura de banda... O IB/FB não foi projetado para ambientes não-locais, e ele, por si, é lento. Com uma conexão discada vc só terá ´sofrimento´.
Não conheço as soluções de túneis seguros, por isso não posso lhe ajudar, mas, pessoalmente, prefiro VPN.
T+
Gostei + 0
02/05/2005
Marcos Fernando
Acabei de ler as messagens postadas por vcs e vou ler a respeito do VPN no link http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html indicado por nosso amigo Cabelo,
Mas eu estou em busca de como mexer com o Zebedee já baixei varios artigos, todos falam de sua facilidade mais já fiz diversos testes e em consegui se quer fazer a comunicação com outro PC
C alguém souber como configurar o Zebedee agradeço,
desde jpa grato e vou ler o artigo postado por nosso amigo Cabelo
Grato
Gostei + 0
03/05/2005
Dcpleal
Aguardo respostas
Danilo Leal
Gostei + 0
03/05/2005
Dcpleal
Tenho um sistema que irá rodar em pelo menos 10 cidades, esse sistema alimentará um banco de dados rodando em um servidor de banco de dados o firebird, é um P4 o servidor, a forma de conexão creio que na maioria dos lugares será internet a rádio, alguns outro talvez speedy e alguns acreditem conexão discada, o problema é o seguinte, a conexão esta muito lenta no speedy, imagina na radio ou entao na discada, portanto me passaram a solução do Zebedee que é um compactador para este tipo de conexão com banco de dados, portanto gostaria que alguem me ajudasse a configurar tanto no cliente como no servidor o tal Zebedee.
Aguardo respostas.
Danilo Leal
Gostei + 0
04/05/2005
Dcpleal
Danilo Leal
Gostei + 0
04/05/2005
Marcos Fernando
estou cheio de artivos mais não achei q algum funcione..
Grato
Gostei + 0
04/05/2005
Dcpleal
se alguem puder ajudar.
Danilo Leal
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)