Configuração depende do ambiente?

09/12/2013

0

alguem poderia me informar se a configuração do SQL Server depende do ambiente? por exemplo: dois servidores sql server, sendo um, espelho + 200 maquinas.
qual seria a melhor opção.

- permissão(sql server, windows server)
- auditoria
- memoria

e por ai vai.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

09/12/2013

Jefferson Santos

Depende de mais informações...
Depende se vai trabalhar com web, depende da versão que vai utilizar para o SQL Server, depende do que o seu programa vai fazer...
Responder

10/12/2013

Alex Lekao

acredito que sim.

por exemplo para 200 maquinas como vc disse o metodo de licenciamento por exemplo pode influenciar no custo de implantacao dos servidores.

Por exemplo para 200 maquina e vc vai fazer o licenciamento padrao, por estacao ou dispositivo por exemplo cobra-se 400 e poucos reais por usuario que ira utilizar.

agora se o metodo de licenciamento escolhido for por core, entao a licenca eh por nucleo do servidor, se for dual core, duas licencas de core e assim por diante, agora nao me lembro exatamente se no caso do dual core se a cobranca eh feita pelos dois ou por um e so a cima disso eh cobrado por um... nao lembro mais... rsrsr

acho que o que o Jefferson falou eh importante, precisa-se de mais informacoes, mas tudo depende de foco etc.

no nosso caso temos quase 200 estacoes usando o banco de dados atraves do sistema de ERP entao temos um xeon quad core com 16 GB de ram etc... como nao temos um comercio eletronico que faz acesso ao nosso banco de dados para coletar nada entao nao temo necessidade de espelho ou banco por replicacao.

bom acho que eh isso... rsrsr

espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

10/12/2013

Mariana Carvalho

Depende de mais informações...
Depende se vai trabalhar com web, depende da versão que vai utilizar para o SQL Server, depende do que o seu programa vai fazer...


certo, mas com os subitens que citei, teria que ser um sistema relativamente medio ou grande?
Responder

10/12/2013

Mariana Carvalho

Alex, a situação que se referiu, seria nas nuvens o serviço?
Responder

11/12/2013

Alex Lekao

Alex, a situação que se referiu, seria nas nuvens o serviço?


de licenciamento?

no caso do licenciamento nao... depende mais do porte da empresa... algumas empresas menores vale mais a pena licenciar o licenciamento padrao, empresas medias ja pode ficar elas por elas agora empresa grandes, e data centeres e empresas que oferecem servicos na nuvem tbm... o negocio eh por core, que neste caso nao tem limitacao de usuarios conectados.

nao sei se foi extamente essa a pergunta.
Responder

11/12/2013

Jefferson Santos

Depende de mais informações...
Depende se vai trabalhar com web, depende da versão que vai utilizar para o SQL Server, depende do que o seu programa vai fazer...


certo, mas com os subitens que citei, teria que ser um sistema relativamente medio ou grande?


Mariana vai depender muito da utilização do seu banco de dados.
A quantidade de usuário é um pouco vago, tenho 200 usuários fazendo o que no banco?
A maioria é consulta?
A maioria é inserção?
Qual a expectativa de crescimento do seu banco?
Isso tudo interfere na escolha do SQL a utilizar.
Que tipos de serviços vai ser necessário?
Responder

11/12/2013

Mariana Carvalho

Alex, a situação que se referiu, seria nas nuvens o serviço?


de licenciamento?

no caso do licenciamento nao... depende mais do porte da empresa... algumas empresas menores vale mais a pena licenciar o licenciamento padrao, empresas medias ja pode ficar elas por elas agora empresa grandes, e data centeres e empresas que oferecem servicos na nuvem tbm... o negocio eh por core, que neste caso nao tem limitacao de usuarios conectados.

nao sei se foi extamente essa a pergunta.


isso mesmo.
Responder

11/12/2013

Mariana Carvalho

Depende de mais informações...
Depende se vai trabalhar com web, depende da versão que vai utilizar para o SQL Server, depende do que o seu programa vai fazer...


certo, mas com os subitens que citei, teria que ser um sistema relativamente medio ou grande?


Mariana vai depender muito da utilização do seu banco de dados.
A quantidade de usuário é um pouco vago, tenho 200 usuários fazendo o que no banco?
A maioria é consulta?
A maioria é inserção?
Qual a expectativa de crescimento do seu banco?
Isso tudo interfere na escolha do SQL a utilizar.
Que tipos de serviços vai ser necessário?


consulta e inserção contam com o produto em si?
Responder

11/12/2013

Jefferson Santos

Sua primeira pergunta foi: configuração do SQL Server depende do ambiente?

Sim, pois como vai configurar seu banco?
Um exemplo:

Eu tenho 200 maquinas onde 150 estão fazendo inserção diariamente no banco, minha avaliação de configuração é uma.
Eu tenho 200 maquinas apontando para um banco onde 150 fazem consultas ou extraindo relatórios e 50 fazem inserção mais não diariamente,
meu banco inicia com 1 giga e temos a perspectiva de crescimento no máximo para 4 gigas, nesse ultimo caso posso utilizar até o express.
No primeiro caso como você iria configurar as propriedades do banco?
Responder

11/12/2013

Alex Lekao

Blz Mariana,

No caso da consulta e insercao eh uma licenca de qqr forma(nao sei se eh isso, estou me metendo da respostas dos outros... kkkk).

Acredito que o que ele esta querendo dizer eh que o tipo de ambiente ou porte do servidor e tal, servidor dedicado essas coisas, depende mais de como seria distribuido a quantidade de usuarios, dos 200 usuarios que usamos como exemplo, todos vao fazer consulta, insercao, alteracao, etc, ou 30% farao consultas, insercao e alteracao, e por ai vai.

neste caso vc considerando essas informacoes podera optar por servidores mais robustos ou menos robustos.

acho que eh isso. rsrsr
Responder

11/12/2013

Jefferson Santos

Blz Mariana,

No caso da consulta e insercao eh uma licenca de qqr forma(nao sei se eh isso, estou me metendo da respostas dos outros... kkkk).

Acredito que o que ele esta querendo dizer eh que o tipo de ambiente ou porte do servidor e tal, servidor dedicado essas coisas, depende mais de como seria distribuido a quantidade de usuarios, dos 200 usuarios que usamos como exemplo, todos vao fazer consulta, insercao, alteracao, etc, ou 30% farao consultas, insercao e alteracao, e por ai vai.

neste caso vc considerando essas informacoes podera optar por servidores mais robustos ou menos robustos.

acho que eh isso. rsrsr


Corretíssimo, fora isso alguns detalhes na configuração do banco podem ser essenciais.
Responder

11/12/2013

Alex Lekao

cara pelo visto agente estava responde o post ao mesmo tempo... rsrsrsr
Responder

11/12/2013

Jefferson Santos

cara pelo visto agente estava responde o post ao mesmo tempo... rsrsrsr


Espero que tenhamos ajudado.
Responder

11/12/2013

Alex Lekao

cara pelo visto agente estava responde o post ao mesmo tempo... rsrsrsr


Espero que tenhamos ajudado.


kkk... tomara... as vezes acho que to complicando mais que ajudando... rsrsr
Responder

11/12/2013

Mariana Carvalho

Sua primeira pergunta foi: configuração do SQL Server depende do ambiente?

Sim, pois como vai configurar seu banco?
Um exemplo:

Eu tenho 200 maquinas onde 150 estão fazendo inserção diariamente no banco, minha avaliação de configuração é uma.
Eu tenho 200 maquinas apontando para um banco onde 150 fazem consultas ou extraindo relatórios e 50 fazem inserção mais não diariamente,
meu banco inicia com 1 giga e temos a perspectiva de crescimento no máximo para 4 gigas, nesse ultimo caso posso utilizar até o express.
No primeiro caso como você iria configurar as propriedades do banco?


entendido, desculpa por prolongar o post.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar